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Aproximações entre Montaigne e Nietzsche
Pretende-se demonstrar como o pensamento nietzscheano, especialmente nos escritos do segundo período – Humano, demasiado humano; Aurora e Gaia Ciência –, sofre decisiva influência dos Ensaios de Montaigne, sobretudo no que diz respeito às noções de experiência e liberdade.
Era uma vez...
Somos seres da linguagem. Desde a escuridão das cavernas até os dias de hoje, adoramos contar e ouvir histórias.
O desvio da norma como estilo em Adoniran Barbosa
Juliana Carvalho
As crianças brasileiras precisam ser recuperadas
Continuando com sua interessante e esclarecedora entrevista, a professora Juracy Silveira declarou que o segundo item de seu "ponto de honra" como diretora do Departamento de Educação Primária da Prefeitura é proporcionar às crianças que se encontram sob sua orientação pedagógica "maior riqueza de oportunidades educativas, para que possam resolver seus próprios problemas e os do grupo a que pertencem".
Vida de elétron na infância
E lá, naquela mesma nuvenzinha, de repente um grito se ouve, fazendo até os elétrons mais absortos precessarem de susto. – Venha já para cá moleque safado! Era um pequeno elétron, que acabava de assumir sua característica de partícula. – E da outra vez que tentar se esconder utilizando a dualidade onda-partícula, vou colocá-lo preso a uma órbita, de spin para baixo – esbraveja a mãe. – Quantas vezes já lhe falei para não brincar com os fótons! Quer mudar de órbita? Tudo bem que você já tem carga -1, mas saltos quânticos não são coisa para criança – continua a mãe em tom áspero.
A orbicularidade em Macondo
Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho discute a obra Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, abordando sua estrutura narrativa, o uso do realismo mágico e a temática da repetição de nomes ao longo de sete gerações da família Buendía-Iguarán em Macondo. O enredo envolve personagens peculiares, como José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, e suas interações com o cigano Melquíades, que introduz elementos modernizadores na aldeia. A manipulação do tempo e a predestinação dos personagens são exploradas. Destaca-se a transculturação na narrativa latino-americana e a relevância cultural da obra daquele autor.
Licenciando do Cederj faz análise e propostas para os cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências
No último dia 23 de junho, Carlos Henrique de Souza Alves, matriculado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e inscrito no Pólo Paracambi da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, apresentou a defesa e teve aprovada sua monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que tem o título Avaliação dos cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências, com uso de EAD e TICs oferecidos pela Fundação CECIERJ.
Manual de confecção de modelos didáticos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA para docentes de Biologia do Ensino Médio
Biologia e BiociênciasO manual de modelos didáticos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA foi elaborado para os docentes de Biologia do Ensino Médio, a fim de auxiliá-los ao ministrar aulas como recurso macroscópico do que é molecular. O estudo possui abordagem qualitativa e descritiva, organizado com detalhamento e ilustrações das etapas e o passo a passo dos dois modelos, que possuem algumas partes montáveis/desmontáveis devido à necessidade de tornar as aulas mais interativas e interessantes para os estudantes participarem ativamente. Os materiais selecionados são acessíveis, com custo-benefício significativo e demonstram alta durabilidade, usabilidade e eficiência na dinâmica para sala de aula.
Arte, subjetividade e formação sensível: reflexões sobre a educação na contemporaneidade
História da EducaçãoA sensibilidade, a subjetividade e o potencial artístico são expressões do processo de aprendizagem que se materializam na forma do aluno se relacionar com o universo exterior. No transcurso do desenvolvimento da educação tradicional formal, essas expressões foram – em certa medida – desconsideradas e/ou restringidas em nome de um conhecimento objetivo, neutro e independente de qualquer forma de experiência sensorial do sujeito crítico-autônomo.
Gravitação
Tradução: Leonardo Soares Quirino da Silva