Biblioteca
Filtrar os artigos
Visite Conservatória. Do café à seresta, um lugar que tem história
Juliana Carvalho
O horror silencioso
Um dia, um rapaz que era mais novo que eu talvez uns cinco ou seis anos me procurou. Aquela era uma época sem tantas lan houses espalhadas pela cidade, dessas que oferecem, a preços baixos, uma ou duas horas de contato com um computador; seu objetivo era simples: pedir ao Pablo para digitar umas poesias em um arquivo do Word para daí encontrar alguém que diagramasse em um outro programa qualquer o seu primeiro livro.
Nitrogênio e as suas utilizações
O nitrogênio é um elemento químico fundamental para os organismos; é encontrado em todas as proteínas e na estrutura dos ácidos nucleicos – DNA e RNA (Laurence, 2005).
Feminino som, luz e singularidade: o voltar para casa, colher poemas
Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaA poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, em que a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. Nestes 10 poemas, Marcelo Calderari Miguel traça diversos perfis femininos. Lutadoras, conhecidas, anônimas, mitológicas, mães, instigadoras, artistas... Sempre provocando o melhor em cada pessoa, relembrando mulheres religiosas ou referências na literatura, em vários estilos e com cuidados visuais, são trabalhos que privilegiam a liberdade feminina, seu valor e sua importância na sociedade.
Todoprosa
Desta vez, elegemos um blog como site da vez: o Todoprosa. No ar há quase três anos, hospedado no Último segundo, do iG, reúne textos sobre linguagem, literatura e política, escritos pelo jornalista Sérgio Rodrigues.
As vias musicais
No carro, parado. A Rodovia Washington Luís, de vez em quando, traz essa surpresa: um ou dois quilômetros de automóveis enfileirados que, ao contrário de sua função, não se movem. Ouço músicas que gravei em um pendrive enquanto, pelo engarrafamento, eu vejo o mundo, cheio de pessoas e sinais. Imagino que outras pessoas dentro de outros carros possam estar impacientes, querendo chegar em casa. Eu, que não tenho pressa, penso que nesse meu trajeto não há pontes, o que me desagrada. Pontes são quase sempre bonitas. E são, também, uma imagem bonita, que vários poetas usam. Na objetividade reinante do mundo concreto, as pontes seriam apenas mais um amontoado de concreto e vigas. Mas, observando do carro parado, a ponte não é para ir nem pra voltar: a ponte é somente pra atravessar.
Final de ano
Outras Mais EspecíficasO ano que acaba exige reflexões e novos projetos para o ano que inicia.
O paradoxo de Alice e o de Dom Quixote
Renato Russo
Caranguejo, camarão e eternidade
Um feriado é uma ilha. As ilhas são lindas em suas solidões. Mas lindo ainda é um feriado pousado no meio de um oceano de dias banais. No último feriado, saí com a família atrás de comer caranguejo pelas praias do litoral de nosso estado.
De onde vem o mal?
Assassinatos, sequestros, roubos, violência contra pai, mãe, filhos, crianças e idosos. É o fim dos tempos? “Hoje em dia o mundo está perdido”, dizem uns. Maldade, porém, sempre existiu. Não é à toa que, há mais de dois mil anos, o melhor dos homens, o mais bondoso, o mais justo, morreu pelas mãos de seus semelhantes. Nem mesmo Jesus Cristo conseguiu sair incólume da ira da humanidade. Desde muito antes dele até hoje o mal continua a existir, seja nas guerras, no tráfico de órgãos, nos danos à natureza, nas atrocidades dos regimes totalitaristas, no preconceito com o diferente, nos assassinatos por dinheiro, poder, ciúme, inveja.