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Igualdade de gênero no ambiente escolar
Direito, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política EducacionalÉ pela educação que o mundo pode ser transformado. As escolas devem ser refúgio para as crianças, especialmente para aquelas que vivem em cidades e bairros marginalizados, afetados pelas desigualdades sociais. É vital que a comunidade acadêmica realize pesquisas para compreender a escala e o alcance da desigualdade de gênero relacionada ao ambiente escolar e para desenvolver políticas a fim de eliminá-las. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que ocorram processos de discriminação. Nesse contexto buscamos analisar as posturas de meninos e meninas no ambiente escolar e as ações dos educadores e programas que estão sendo desenvolvidos para a discussão de gênero.
Explorando as Caixas Misteriosas para vivenciar o método científico com alunos do Ensino Médio em uma escola de São Gonçalo/RJ
Vivências de Sala de AulaEste artigo é um relato de experiência da aplicação de um experimento chamado Caixas Misteriosas, realizado com estudantes do Ensino Médio de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro no contexto de um projeto de pesquisa fomentado pela Faperj e desenvolvido em uma parceria da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Walter Orlandine. Pelo relato da vivência em sala de aula desse experimento, destaca-se o incentivo ao processo investigativo realizado pelos estudantes e ao trabalho em grupo, na oportunidade de abordagem de uma prática envolvendo o método científico.
Diretrizes utilizadas em tempos de pandemia da covid-19 com os alunos na Orientação e Mobilidade: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste trabalho é trazer relatos da experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) nos segmentos da Educação Básica sobre as estratégias empregadas durante o período de pandemia da covid-19, quando as aulas que são obrigatoriamente presenciais e individualizadas passaram a ser ministradas remotamente e em grupo. A metodologia utilizada foi o registro dos relatos pelos professores com suas reflexões e reinvenção de estratégias de trabalho com os alunos no cotidiano escolar durante esse período.
NAÇÃO E CIVILIZAÇÃO NOS TRÓPICOS: O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO E O PROJETO DE UMA HISTÓRIA NACIONAL.
O pensar a história é uma das marcas características do século XIX, ao longo do qual são formulados os parâmetros para um moderno tratamento do tema. O discurso historiográfico ganha foros de cientificidade num processo em que a "disciplina" história conquista definitivamente os espaços da universidade. Neste processo, o historiador perde o caráter de hommes de lettres e adquire o estatuto de pesquisador, de igual entre seus pares no mundo da produção científica. No palco europeu, onde desde o início do século este desenvolvimento é observável, percebe-se claramente que o pensar a história articula-se num quadro mais amplo, no qual a discussão da questão nacional ocupa uma posição de destaque. Assim, a tarefa de disciplinarização da história guarda íntimas relações com os temas que permeiam o debate em torno do nacional. Em termos exemplares, a historiografia romântica nos permitiria um campo fértil para detectar e analisar tais relações. O caso brasileiro não escapará, neste sentido, ao modelo europeu - e isto certamente trará consequências cruciais para o trabalho do historiador em nosso país -, ainda que deste lado do Atlântico outro será o espaço da produção historiográfica. Não o espaço sujeito à competição acadêmica própria das universidades europeias, mas o espaço da academia de escolhidos e eleitos a partir de relações sociais, nos moldes das academias ilustradas que conheceram seu auge na Europa nos fins do século XVII e no século XVIII. O lugar privilegiado da produção historiográfica no Brasil permanecerá até um período bastante avançado do século XIX vincado por uma profunda marca elitista, herdeira muito próxima de uma tradição iluminista. E este lugar, de onde o discursismo historiográfico é produzido, para seguirmos as colocações de Michel de Certeau, desempenhará um papel decisivo na construção de uma certa historiografia e das visões e interpretações que ela proporá na discussão da questão nacional.
Literatura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação InfantilEste artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.
Projeto Vídeo-alerta: aproximações entre ensino, tecnologia e mídias digitais
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasEste trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto Vídeo-alerta, cujo intuito é a disseminação de informações relativas à covid-19. O projeto foi desenvolvido por meio da abordagem dos letramentos. Assim, o trabalho foi conduzido com uma pesquisa qualitativa junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em suas produções – roteiros e vídeos –, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário do Google. Os resultados apontam que a abordagem dos multiletramentos pode contribuir para a criatividade dos alunos e para a articulação com o contexto comunitário.
Análise do aprendizado de Genética e Biologia Molecular em um pré-vestibular social: um reflexo do Ensino Médio
Biologia e Biociências e AvaliaçãoO trabalho buscou identificar as dificuldades dos discentes frente aos temas de Genética e Biologia Molecular, relacionando-os à educação formal no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em um pré-vestibular social do Estado do Rio de Janeiro. O resultado da análise mostra defasagem na aprendizagem, assim como o desinteresse pela atualização dos conceitos de biotecnologias aplicadas na sociedade. Verificou-se também a ausência de associações funcionais dos processos biológicos, além da controversa busca de bases bibliográficas.
Uma sequência didática para o ensino de Física sob a perspectiva da Educação Inclusiva de alunos cegos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Física, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalA inclusão escolar é hoje vista como o acolhimento a todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino. Para que a inclusão se efetive é necessário também aprimorar a proposição e a disponibilidade de recursos ou materiais didáticos apropriados para a aprendizagem desses alunos. O presente texto relata uma pesquisa-ação na área de ensino de Física e traz uma sequência didática desenvolvida no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia com enfoque na inclusão de um aluno cego na disciplina. Constata-se que o processo de inclusão é individualizado, e por isso deve ser minuciosamente pensado e trabalhado na perspectiva de cada aluno que adentra o ambiente escolar.
Educação e recursos educacionais digitais
Computação e Tecnologias e Instituição EscolaEste artigo busca compreender os recursos educacionais digitais (RED) e examinar a relevância deles para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica exploratória, com buscas realizadas em diversas bases, como: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O presente estudo destaca a importância das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional, enfatizando o papel dos RED conforme discutido por variados autores.
Letramento visual no contexto Língua Inglesa: uma proposta para o 1º ano do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política EducacionalEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada no curso de mestrado do Colégio Pedro II (MPPEB). Faz parte dos estudos desenvolvidos no âmbito do grupo de estudos Geplieb, com pesquisa sobre letramento visual, propondo prática pedagógica que contribui para o letramento visual em escolas públicas brasileiras. O projeto é baseado na Gramática de Design Visual, de Kress e Leeuwen, e em documentos brasileiros da Educação Básica, como a BNCC e o currículo de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. A investigação implica debater o letramento visual nas escolas, contribuindo para o pensamento crítico já nos primeiros anos de escolaridade.