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O processo da criação artística
Desde as mais remotas eras o ser humano procurou um meio de expressar-se. Ora para aplacar as forças da natureza, para invocar as divindades que as governavam, ora para celebrar algo que fosse importante para o grupo, representando de formas variadas fenômenos e seres ao seu redor. O canto de um Xamã invocando as divindades, esculturas entalhadas em pedra, imagens e pinturas representativas de animais, deuses e semideuses são os primeiros passos da grandiosa aventura criativa da civilização. A priori não poderia existir uma única fórmula que fosse apreendida e ensinada como um padrão efetivo no processo da criação conceitual e artística. O dilema e a grande dificuldade de qualquer forma de expressão de arte atualmente existente – ou a ser ainda desenvolvida – residem na multiplicidade e diversidade da natureza do meio do realizador, bem como de seu modus operandi.
O idoso como solução
Neste século, assistimos à firme tendência ao crescimento do tempo livre e à redução do tempo de trabalho. Geral em todas as faixas etárias acima de 18 anos, é, obviamente, no orçamento temporal dos idosos e aposentados que o tempo livre é o máximo. O tempo livre é utilizado com lazer, com atividades obrigatórias - dos cuidados pessoais ao trabalho familiar - e com atividades socialmente comprometidas (obrigações sociopolíticas ou socioespirituais). É sabido que as práticas de ação política ocupam muito pouco do tempo livre. Ainda que se observe um certo crescimento no tempo dedicado a atividades religiosas, a redução dos trabalhos familiares, derivada da criação concluída dos filhos, faz do lazer, ou do tempo para si - ocupado por atividades sociais, intelectuais e corporais -, o destino hegemônico do tempo livre para o idoso aposentado.
A internet como meio de democratização artística
Desde os tempos antigos, o homem tem necessidade de representar, de uma ou outra forma, seus desejos e inquietudes e comunicar mensagens às pessoas com quem convivia. Exemplos disso são as pinturas rupestres, que datam de mais de 40.000 anos, e que mostram as necessidades e as qualidades artísticas de pessoas que, mesmo separadas por tanto tempo, permanecem unidas por esses vestígios que herdamos.
Os tempos da História
Aqui se tem a sensação que vivemos um eterno festival de síndromes. Surpreendentemente diríamos que presenciamos sempre o acometimento da verdadeira Síndrome de Chalaça ou mesmo que tudo decorresse da conhecida Síndrome de Peter Pan ou ainda que fosse um significativo sinal permanente das síndromes de que estamos sacudidos. Basta observarmos com mais atenção o nosso panorama político parlamentar que podemos constatar que a nossa luta é de vivermos "expurgando formatações". Tais síndromes são repetitivas e se renovam na nossa burguesia e nos comportamentos de nossa classe média!
Resenha do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalO ato de ensinar abarca vários conceitos, a fim de haver sucesso em sua feição tanto para o professor quanto para os alunos, pois eles dependem um do outro para que a escola exista. O professor possui papéis fundamentais no ensino, tendo principalmente a ética; é através dela que os bons resultados dos educandos são extraídos, pois é através da ética que o professor tem bom diálogo, respeito, é a favor da democracia em sala de aula, entre outros fatores que auxiliam em classe. Mas, além dos educadores, pais e responsáveis também devem ajudar na vida acadêmica.
Museu Nacional
Em junho próximo, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro completa 191 anos. Para comemorar a data, a unidade lançou um novo site com imagens belíssimas de seu acervo de 3.000 peças que compõem as exposições abertas ao público.
Ensino de língua inglesa no contexto da deficiência visual: experiências formativas no 6º ano do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Língua EstrangeiraEste relato de experiência se justifica por trazer nuances pouco discutidas no ensino da Língua Inglesa na educação pública. Destarte, as discussões aqui propostas se configuram como originais e de grande relevância para essa reflexão. O objetivo principal é compartilhar experiências de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa tendo como base o trabalho com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental com aproximadamente dez estudantes com deficiência visual e associações em uma escola pública federal na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estudos sobre o ensino de Inglês para pessoas com deficiência visual na Educação Básica são praticamente inexistentes.
A consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local
HistóriaO presente ensaio tem como objetivo compreender teórica e conceitualmente a consciência no aprendizado da História Local, analisando as operações mentais nesse movimento de localização temporal e territorial, além do processo de constituição das memórias históricas locais. Trata-se de um trabalho teórico classificado como descritivo quanto aos objetivos. Desse modo, a investigação relaciona os conceitos de consciência e consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local, evidenciando os processos mentais envolvidos nesse movimento.
Começo de Conversa
Pouca gente pára e se pergunta: “o que significa dizer que a filosofia começou na Grécia?”. Sim. A Grécia é um país fascinante. Quem tem mais de trinta anos no Brasil, com certeza lembra bem das viagens de Dona Benta e Tia Anastácia para a Grécia de Péricles no famoso seriado da Globo (Sítio do Pica Pau Amarelo). Lá os Gregos vestiam aqueles ridículos lençóis brancos, pregados com broches no ombro direito e aquelas coroas idiotas de louro na cabeça. Mas, se formos pensar, a Grécia é muito mais do que aquilo que aparecia nos episódios da TV.
O treinamento personalizado em Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família no serviço público de São Gonçalo
Educação FísicaOs pacientes e os alunos, com sua continuidade nas atividades de Educação Física, dão exemplo de perseverança, pois têm o objetivo de melhorar a cada dia. O educador físico aprende com eles que o crescimento vem no cotidiano de seu trabalho, nas relações pessoais, no contato com culturas e âmbitos sociais diferentes.