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O lugar onde estamos vivendo X O lugar que queremos
Vivências de Sala de AulaEste estudo, cujo tema é meio ambiente, objetiva sensibilizar estudantes quanto à importância da sua preservação. Com a problemática de como podemos mudar a realidade da nossa localidade, o artigo apresenta uma sequência de atividades realizadas para o Programa de Saneamento na Escola – Consórcio Pró-Sinos, que destaca a Educação Ambiental nas escolas. Com um estudo/pesquisa de natureza qualitativa, os dados coletados envolveram os estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula e em saídas de campo. As atividades contribuíram para o entendimento e a conscientização do processo de reaproveitamento.
Articulando flexibilidade e gestão do tempo de estudos nos cursos online
É evidente que as tecnologias vêm revolucionando a sociedade, e estar em constante processo de aprendizagem tornou-se condição obrigatória para a inserção e permanência no mercado profissional. Dessa forma, a necessidade de se qualificar profissionalmente requer diferentes veículos. A educação presencial não é mais a única opção formativa, abrindo espaços não presenciais de aprendizagem. À medida que as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) evoluem, trazem consigo diferentes possibilidades de aprendizagem a distância; uma prova disso é a educação online (EOL). Para Moran (2003), a EaD é um conceito mais amplo que o de EOL. O autor exemplifica que um curso por correspondência é a distância, mas não se configura como curso online. Moran (2003) define a EOL como um conjunto de ações de ensino-aprendizagem desenvolvidas por meio de meios telemáticos, como a internet, a videoconferência e a teleconferência. Ele sustenta que a EOL acontece cada vez mais em situações bem amplas e distintas, da Educação Infantil aos níveis mais graduados. Na perspectiva do autor, a EOL abrange desde cursos totalmente virtuais, sem contato físico – incluindo os cursos semipresenciais – até os cursos presenciais com atividades complementares fora de sala de aula, pela internet (MORAN, 2003).
Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem
Formação de ProfessoresO lúdico está presente na história das populações desde há muito tempo. Há informações de uso de bola, boneca e jogos de tabuleiro desde a Antiguidade. Hoje, é sabido que os jogos servem como ferramenta pedagógica e essa prática é incentivada pelos mais importantes educadores.
Educação Inclusiva: dificuldades e intervenções
Educação Especial e InclusivaA inclusão dos alunos com deficiência no ambiente escolar não é um debate novo; tal fenômeno vem sendo abordado há décadas por pesquisadores e sociedades leigas que visam garantir o ingresso e permanência dessas pessoas no processo de ensino-aprendizagem. Um retrato do Brasil ineficiente nessa luta se vê de maneira nítida como um patamar ainda distante de ser alcançado. O trabalho aborda as dificuldades docentes e discentes e as políticas de intervenção para que seja bem-sucedido o processo de inclusão.
Por uma “nova Roma”?
Em tempos em que a TV entra em nossa casa e mostra com todas as tintas sujas o vergonhoso jogo do mensalão, sempre vem à minha memória a pergunta simples, clara e honesta de Darcy Ribeiro (1922-1997): “por que o Brasil ainda não deu certo?”. Seu último livro, O povo brasileiro (Companhia das Letras, 2006) é uma descrição apurada de acontecimentos que feriram a ferro e fogo esta tão bela terra chamada Brasil. Na verdade, em toda obra do autor – gigantesca e mágica – encontramos um país que se sustenta na luta, na violência, nas guerras do dia a dia, em meio a uma miscigenação materializada em um racismo perverso e no sangue de tantos índios e negros que selaram este país, transformando-o em um uma espécie única de terra e de povo.
Lula e o Desafio de Radicalizar a Democracia
Sem dúvida, venceu a esperança. Lula despertou uma enorme energia e sua mensagem de mudança funcionou como um cimento aglutinador de vontades, levando-o à Presidência do Brasil. O mais importante de tudo é que o bloco de forças em torno ao PT apostou na democracia para chegar lá. Sua legítima conquista da hegemonia do poder político já é, em si mesmo, uma radicalização da democracia. Afinal, o que estamos constituindo ao dar a vitória eleitoral para Lula é a mais cabal expressão da democracia feita de baixo para cima. Ele vem, literalmente, "de baixo". O PT, como partido, é uma reinvenção democrática do modo de transformar grupos das camadas trabalhadoras e populares em sujeitos políticos ativos. Tudo isto é possível nas democracias, mas raramente acontece nas histórias reais. Daí a radicalidade democrática de que é cercada a vitória do Lula. Como canalizar tal feito para um novo estilo de poder e realizar as mudanças que este movimento "de baixo para cima" demanda?
Atendimento educacional especializado para acessibilidade linguística aos alunos surdos atendidos no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste parecer técnico tem por objetivo elucidar como deve ser desenvolvida a acessibilidade linguística do aluno surdo e do aluno deficiente auditivo (DA), abordando as questões legais e aspectos socioculturais dos alunos surdos (usuários de Libras). Em situações adversas ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou surdos e à atuação do servidor tradutor intérprete de linguagem e sinais a legislação vigente é uma referência para assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais TILS.
Floresta é vida!
No debate sobre o novo Código Florestal, os dilemas sobre que Brasil o mundo precisa e o que estamos dispostos a construir como nação numa perspectiva de sustentabilidade e justiça social com democracia ficam num segundo plano. O debate está restrito aos limites dados pelo agronegócio, entre o que seus promotores acham aceitável para continuar se expandindo e o que a sociedade é capaz de suportar, sem nada mudar no rumo já traçado. Na verdade, como questão pública e política, a mudança legal do Código Florestal é determinada por uma velha agenda desenvolvimentista, hegemonizada pelos grandes interesses e forças econômicas envolvidas na cadeia agroindustrial, um dos pilares do Brasil potência emergente. Tudo que se fará não será no sentido de mudança de rumo, mas de flexibilização de regras e condutas para continuar destruindo.
A importância do ensino de Língua Inglesa nas escolas brasileiras: uma proposta de reformulação das diretrizes institucionais e dos conteúdos
Formação de Professores e Língua EstrangeiraEste artigo visa refletir sobre a importância da prática de ensino de Língua e Literatura Inglesa tal qual é dada ao ensino de Literatura Brasileira no ensino básico nas escolas públicas. A bibliografia foca nas dificuldades que o ensino de línguas estrangeiras enfrenta no sistema público de ensino devido a uma regulamentação descentralizada e à pouca importância dada à disciplina por ser considerada instrumental e secundária. Procurou-se verificar a aderência aos documentos legais que regem o ensino nacional, como a LDBEN e os PCN, além da importância dos aspectos culturais, com intuito de fornecer material para um aprofundamento no tema.
Hino Nacional Brasileiro
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante.