Biblioteca
Filtrar os artigos
Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasFalar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.
A PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Aline Pinto de Brito
Clara dos Anjos depois de Lima Barreto
Era a primeira vez que Clara dos Anjos via o centro da cidade. O sacolejo do trem não chegava a embaralhar as ideias que trazia de como seria ganhar a rua e pisá-la com os próprios pés. Ia inteira ali e sabia ser esse movimento definitivo: era como sair de sua cidade natal, libertar-se dos pais, ganhar, enfim, a responsabilidade de uma mulher adulta e, ademais, mãe. Desde que desconfiou de que ele não voltaria ali outra vez, naquela noite longa em que o céu se mostrava esparramado de estrelas que se encolhiam na sombra repentina, como se a do seu coração tomasse partes aqui e ali daquele céu antes tão limpo e luminoso nas noites em companhia de Cassi, Clara não sentia nada tão forte. Ela sabia que atravessava uma fronteira.
Cada um em seu lugar: o Relacionamento entre a Escola e a Família no Limiar do Século XXI
É consenso que o processo educativo acontece em todos os lugares e a todo o momento na vida do ser humano. Família, clube, igreja, enfim, são inúmeros os espaços em que a aprendizagem ocorre. Entretanto, nossa sociedade atribui à escola grande parte da responsabilidade pela formação do cidadão. Pode-se afirmar, neste sentido, que a escola é a instituição educacional por excelência.
Ler on e off life
Estou de férias. Hora de guardar as rotinas e criar outras mais leves, animadas e imperfeitas. Isso! Férias é o momento das imperfeições, de agir ao sabor de um estalo e de acordar quando os olhos se cansam de estar fechados. Sem muitas regras ou horários, temos o direito de nos desconcentrar e agir realmente nas incertezas do puro prazer, mesmo que isso signifique fazer nada. Nada é um palco de maravilhosas orgias mentais.
Desfolhar
O Desfolhar é um ateliê literário cujas experimentações aparecem em forma de ensaios, artigos, críticas, crônicas e tudo mais que diga respeito à língua. Há também a volta do saudoso folhetim, que no site aparece sob o título de “Encontro além da Baia”. Cada edição traz um capítulo inédito e ainda há espaço para fazer comentários.
Somos todos beatniks
As biografias laudatórias são um saco. Desumanizam suas vítimas (os biografados), tornando-os sombras irreais, neutras, caricatas. Por isso, é sempre bom, quando for pensar em cometer uma biografia, amigo velho, dar uma caprichada no excremento moral do biografado. Desconfie dos santos, desconstrua os inocentes, mantenha-se impiedoso com os heróis. Não seja condescendente com quem se camufla atrás das próprias misérias por medo do ridículo. Ser humano é ser ridículo. Isso é que nos engrandece. Todos nós temos nossas porcarias secretas, nossos desajustes de estimação. Não seriamos normais se não tivéssemos essas sombras.
Vinte anos qualificando professores de Ciências e Biologia no Rio de Janeiro
Biologia e BiociênciasApresentação de pôsteres marca o encerramento do Curso de Especialização de Ensino de Ciências, na UFRJ, coroando 20 anos de êxito, segundo Elisa Oswaldo-Cruz.
Cecierj lança Lona da Ciência
Tarde do dia 17 de agosto. Crianças de escolas municipais de Duque de Caxias e do bairro Vila São Luís, algumas com seus pais, iam de um lado para outro da Praça da Apoteose, testando todas as experiências da Lona da Ciência, iniciativa da Secti e realização da Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Relato de experiência sobre os benefícios da audiodescrição das imagens do livro didático
Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA audiodescrição vem ganhando espaços e vencendo as barreiras impostas para fazer cumprir sua obrigatoriedade nos meios de comunicação e na sociedade em geral. Este estudo aborda sua importância como recurso pedagógico ao tratar imagens do livro didático, trazendo benefícios para o processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência visual e baixa visão, criando igualdade de oportunidades culturais e educacionais. A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho decorre da minha práxis em sala de recursos multifuncionais, no atendimento educacional especializado de uma escola municipal de São Gonçalo/RJ. O objetivo é demonstrar a importância da audiodescrição para a formação docente.