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É hora de criar um site!
Se você está lendo este texto diretamente em seu computador, isto significa que faz parte do (ainda) restrito grupo de brasileiros que tem acesso à Internet e sabe utilizá-la. Uma pesquisa FGV/IBGE revela 28 milhões de pessoas têm computador em seus domicílios, enquanto 148 milhões ainda estão excluídos do mundo digital. Considerando que nem todos os que possuem computador têm acesso à Internet, você pode realmente se considerar um privilegiado: neste momento você está interagindo no mais revolucionário meio que existe para a comunicação e disseminação de conhecimentos.
O ensino dialógico da Língua Portuguesa nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Avaliação, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta pesquisa tem como tema o ensino dialógico da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental e sua contribuição para a preparação de cidadãos conscientes; ela visa esclarecer a importância do ensino em diálogo levando em consideração fatores que influenciam direta ou indiretamente o fazer pedagógico no interior das salas de aula. Em linhas gerais, o objetivo principal diz respeito à compreensão da função social da escola manifestada a partir dos componentes curriculares sobre seu alunado de modo a desenvolver a consciência crítica e a formação de sujeitos competentes frente ao uso e adequação das manifestações da língua.
Linguagem como identidade
A linguagem pode ser definida como um meio de se comunicar. Um conjunto de símbolos que se tornam signos, codificados de modo que uma comunidade consiga se entender através desse sistema específico. Aristóteles dizia que a palavra falda é um símbolo do estado da alma – e que a palavra escrita é um símbolo da palavra falada. Um nome, portanto, é o símbolo do que a coisa nomeada causa em nossa alma. E tudo é nomeado por nós, porque em nós tudo precisa ser expresso e comunicado. O animal de quatro patas que pode ser selado e cavalgado não “é” um cavalo na natureza, mas “é chamado” de cavalo por nós, simbolizando assim o que aquele animal nos suscita. E tudo no mundo é simbolizado em palavras para que possa haver comunicação entre os componentes de uma comunidade que utiliza a mesma linguagem.
A escola e a formação de novos públicos
A atitude de recolhimento do indivíduo cuja disposição para a arte é cultivada inexiste naquele que não a cultiva, seja por falta de acesso ou por falta de desejo de frequentar os espaços de cultura. Em 1936, falando do limiar daquele século, Walter Benjamim escreve: "fazer as coisas ficarem mais próximas é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da reprodutibilidade", mas parece que nesse outro século em que vivemos não há mais essa preocupação tão apaixonada para fazer as coisas ficarem próximas. Antes, parece que há uma certa apatia em relação à busca de opções de arte e cultura que não aquelas oferecidas de forma bastante direta pelos meios de comunicação e pelas empresas de marketing.
Educação Especial
Informática não é bicho de sete cabeças e nem assusta aos menos informados. Mas é preciso ter interesse em mexer no computador sem medo. E sem medo também é a tarefa dos professores que ensinam aos alunos “especiais” ou portadores de doenças como a paralisia cerebral.
O filme “Extraordinário”: utilizando o cinema para potencializar o ensino e a aprendizagem de temas de Genética no Ensino Médio
Biologia e Biociências e Cinema, Teatro e TVA Genética se preocupa em estudar os genes e sua transmissão nos organismos O ensino de Genética no Ensino Médio é um desafio para os docentes por conter uma vasta gama de conteúdos muito das vezes abstratos para os alunos compreenderem. Para vencer tais obstáculos, pode ser proposta a abordagem de filmes de cinema que a abordam, facilitando a assimilação de conceitos teóricos, tornando o ensino uma tarefa mais prazerosa. Neste artigo propomos a abordagem do filme Extraordinário para potencializar o ensino de tópicos como herança, mutações e síndromes genéticas; além disso, é proposto um roteiro de questões a serem respondidas pelos alunos ao final da atividade.
O uso de geotecnologias no Curso Técnico em Mineração
Vivências de Sala de AulaEste trabalho propõe uma intervenção pedagógica desenvolvida em sequência didática para alunos do Curso Técnico em Mineração, com o objetivo de destacar a importância do uso das geotecnologias em sala de aula no processo de resolução de problemas ambientais e na tomada de decisões no campo da mineração. A construção da intervenção pedagógica baseou-se nas contribuições teóricas de Rosa, Arruda Filho, Souza e Cunha, Gonçalves, Cabral e Públio Júnior. O uso de geotecnologias como ferramentas didáticas pode proporcionar diversos resultados positivos aos alunos, como aprendizado prático e estímulo ao pensamento analítico e crítico.
Noizinho da Silva
Deficiência é perda da qualidade ou falta ou carência. Esta definição do Houaiss é um exemplo para definir o site que resolvemos visitar para nossa seção Site de Vez - Noisinho da Silva (um jeito mineiro de chamar e tratar todas as pessoas). Como ouvimos muito por aí: às vezes é preciso entender que quantidade não é qualidade e que isso aplicado à deficiência é de suma importância para saber que os limites que são impostos devem e sugerem ser superados.
Saindo de casa
Sempre acordo dez minutos antes do despertador, geralmente às quatro horas e cinquenta minutos da madrugada. Não levanto imediatamente. Fico olhando os ponteiros do relógio irem se aproximando do horário programado. Aproveito o tempo para repassar mentalmente o meu dia. Penso em Andi, um aluno que entrou em um processo de autodestruição que temo não conseguir interromper. Penso que serão quase oito horas em salas de aula. Confesso que muitas vezes a perspectiva causa-me um princípio de exasperação. Sei que terei de enfrentar uma série de problemas que fogem completamente ao meu planejamento diário – por mais que eu lute contra o improviso, lecionar numa escola pública de periferia requer uma constante revisão de metas. Planejava passar o filme Cruzada, de Ridley Scott, para a turma 601.