Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Bullying na escola: o que fazer?!

Jeanne de Fátima Cunha de Oliveira

Rio, 20 anos depois

Este mês, o Rio recebe delegações dos Estados-membros da ONU e representantes da sociedade civil para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, vinte anos depois da Eco-92, o encontro em que termos como “desenvolvimento sustentável” e “biodiversidade” ainda eram tratados como novidade e recebidos com certa estranheza. Hoje esses termos são usados por qualquer um que queira se mostrar engajado na luta por uma conscientização ecológica. Mas, de lá para cá, essas palavras se tornaram realmente conhecidas ou apenas termos desgastados por politicagem barata?

Déficit de professores ameaça Ensino Médio

A ampliação da demanda por vagas aliada à redução no número de licenciados pelas universidades pode levar a um "apagão" no Ensino Médio, revela relatório do Conselho Nacional de Educação publicado em maio.

Didática e Prática de Ensino: o que dizem os PCN sobre a Prática Docente de Língua Portuguesa?

A didática, consoante Libâneo (2008), consiste em uma atividade de cunho de mediação entre os objetivos de ensino e os conteúdos do ensino, abrangendo, assim, os mais diversos componentes dos processos de ensino e de aprendizagem. Todos esses componentes aparecem nos mais recentes documentos oficiais que norteiam/orientam o processo de escolarização brasileiro (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Orientações Curriculares Nacionais - OCN etc.). Os PCN focam nos objetivos, na organização dos conteúdos, nos processos avaliativos e nas práticas de ensino, ou seja, remetendo à Didática.

Dia da Pátria

Brasil, seus filhos hoje aqui estão, de mãos dadas, vibrantes, com toda a força que a união encerra, nessa mistura de raças, nessa grandeza de pensamentos.

Museu da Imagem e do Som

Lançado a pouco mais de mês, o novo site do Museu da Imagem e do Som (MIS), ligado à Secretaria de Estado de Cultura, é um prato cheio para quem quer conhecer a história dos que fizeram as artes audiovisuais no estado e no Brasil. Entre eles, destacamos o depoimento de Cartola aos pesquisadores do MIS.

Recursos tecnológicos para promover e preservar o ensino e a cultura tradicional do povo Xukuru de Ororubá em Pesqueira/PE
Instituição Escola

A etnia Xukuru do Ororubá é uma comunidade indígena localizada em Pesqueira, no agreste de Pernambuco. A resistência dos ensinamentos e da cultura da etnia são suas maiores riquezas; os rituais, as crenças e suas atividades mantêm a ancestralidade e os conhecimentos ativos e hereditários. Este trabalho reflete sobre os recursos tecnológicos para prevenção e promoção do ensino e da cultura tradicional do povo Xukuru do Ororubá. Foram examinados estudos publicados em língua portuguesa nos últimos vinte anos, acessados por meio de bancos de dados eletrônicos. A cultura de um povo e a propagação do ensino tradicional para gerações futuras podem ser conduzidas e ampliadas com os recursos tecnológicos existentes.

Quem estuda mais, ganha mais

Apesar do senso comum e do bom senso sempre dizerem que estudar vale a pena, até recentemente não era possível se saber o quanto nem quais as profissões com maiores chances de se conseguir um emprego. Em novembro, o Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o estudo O Retorno da educação no mercado de trabalho, coordenado pelo professor Marcelo Néri, que apresenta respostas para estes dois pontos e outros com base em micro dados do Censo 2000.

Soluções simples para ensino público de qualidade

Ouvir, acolher, e ao mesmo tempo exigir, impor limites e cobrar responsabilidades, essas atitudes simples podem provocar mudanças significativas no processo de ensino-aprendizado. É claro que, em alguns momentos, essa postura gera angústias, contradições... Afinal, a matéria prima do professor é o ser humano e quem se arrisca por essa vereda está sujeito às dores e delícias da complexidade humana. Mas o resultado desse comprometimento está sendo reconhecido e fazendo a diferença em escolas que mostram o valor de soluções simples para problemas aparentemente sem respostas.

As eleições e o Estado

Na conjuntura eleitoral que se abre com a definição das candidaturas para a Presidência da República, começa a emergir com grande força a discussão sobre o papel do Estado. A exposição do tema certamente crescerá na medida em que a campanha eleitoral avance, tornando-se assim uma questão central nas opções que cabem à cidadania fazer pelo seu decisivo voto em outubro próximo. Este não é, obviamente, um debate novo, mas vale a pergunta: está bem colocado, de modo a favorecer a quem, em última instância, mais poderia beneficiar-se dele, ou seja, o cidadão-eleitor?