Biblioteca
Filtrar os artigos
Cidade surda
Como se fosse um Godzilla, o Rio de Janeiro cresceu mais do que devia. É uma metrópole metida em um corpinho de província, e isso causa certo desconforto. Aliás, vários desconfortos. Para mim, um dos maiores incômodos de viver no Rio são os barulhos que a cidade gera. São milhões de pessoas querendo ouvir música, querendo se comunicar, propagandear alguma ideia ou algum produto, vender o seu peixe. Quem já foi à feira sabe como um vendedor de peixe faz barulho, e é justamente por isso que eu me incomodo: os decibéis da cidade são inversamente proporcionais ao nosso direito de tranquilidade.
A informática aplicada aos processos educacionais e a autonomia do aluno no novo milênio
Durante muito tempo, a prática docente foi guiada por uma concepção de ensino tradicional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem ocorria em função de uma grande quantidade de conceitos e definições que deveriam ser reproduzidos pelos alunos. Nessa ótica, o aluno era concebido como “um sujeito passivo, que recebe as instruções de um professor que supostamente sabe o conteúdo a ser ensinado e, como num passe de mágica, transfere-lhe esse saber” (Xavier, 2007, p. 4). Essa postura esteve presente durante décadas em nossas escolas.
Febre terçã
Saúde, Antropologia, Psicologia, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços UrbanosDentro de um ônibus velho, lotado e tórrido, num dia de muito calor e numa viagem longa atravessando várias ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, várias coisas podem acontecer, além da conversa das amigas. E muitas vezes essas coisas acontecem mesmo.
A mais maleável das coisas
O jogo da morte é o nome do último filme de Bruce Lee. Ele o deixou incompleto: morreu antes de finalizá-lo. Lee tinha hipersensibilidade ao Equagesic (um anestésico composto à base de meprobamate e aspirina). Em 1978, o filme foi concluído com a ajuda de um dublê.
O mito do colapso americano
Na segunda-feira 6 de outubro de 2008, a crise financeira norte-americana desembarcou na Europa e repercutiu em todo mundo de forma violenta. As principais bolsas de valores do mundo tiveram quedas expressivas e governos e bancos centrais tiveram que intervir para manter a liquidez e o crédito de seus sistemas bancários. Neste momento, não cabem mais dúvidas: a crise financeira que começou pelo mercado imobiliário de alto risco dos EUA já se transformou numa crise profunda e global, destruiu uma quantidade fabulosa de riqueza e deverá atingir de forma mais ou menos extensa, desigual e prolongada, a economia real dos EUA e de todos os países do mundo. Muitos bancos e empresas seguirão quebrando, nascerão rapidamente novas regras e instituições e haverá nos próximos meses uma gigantesca centralização do capital financeiro, sobretudo nos EUA e na Europa. Os bancos e organismos multinacionais seguem paralisados e impotentes, e se aprofunda, por todo lado, a tendência à estatização de empresas, à regulação dos mercados e ao aumento do protecionismo e do nacionalismo econômico. De todos os pontos de vista, acabou a “era Tatcher/Reagan” e foi para o balaio da história o “modelo neoliberal anglo-americano”, junto com as ideias econômicas hegemônicas dos últimos 30 anos. Como contrapartida, mesmo sem fazer proselitismo explícito, deverá ganhar pontos, nos próximos meses e anos, em todas as latitudes, o “modelo chinês” nacional-estatista, centralizante e planejador.
A origem do bálsamo
Vivências de Sala de AulaA origem do bálsamo analisa a questão da motivação na aprendizagem por meio da descrição de uma situação típica de sala de aula, na qual se apresentam duas posições teóricas divergentes quanto à natureza da imaginação e o papel da criatividade no processo de aprendizagem. Um professor segue monologando em sua aula enfadonha, com uma linguagem inadequada, provavelmente em tom monocórdio. Até que desperta a sua atenção o ar absorto de uma aluna, que é então chamada a responder a um questionamento. É aí que acontece a virada e a aluna mostra o que leva ao bálsamo de Benet.
Desafio Olímpico
A Grécia, sede das Olimpíadas de 2004, não foi apenas o berço dos Jogos, mas, entre diversas outras coisas importantes, também tem uma lista de peso de filósofos famosos. Entre eles, inclui-se Pitágoras. Dizem que ele apresentou a seus discípulos um instigante desafio, o qual, agora, gostaríamos de apresentar a você. Preste bem atenção e boa sorte!
Livro na rede
O embalo da rede, aquela acolhedora fonte de repouso que herdamos de nossos antepassados indígenas, é um convite irresistível para quem cultiva o saudável hábito da leitura. O que poucos imaginavam era que um dia uma outra rede fosse seduzir os amantes da literatura. A proliferação das bibliotecas virtuais e de diversos projetos de digitalização de livros estão conquistando cada vez mais adeptos da leitura na rede, de computadores.
Projeto Social Jogabem
Educação FísicaO esporte é ferramenta importante para a promoção da saúde, da qualidade de vida, interação, socialização e inclusão social de crianças e adolescentes que residem em locais de risco social. A Educação Física é de grande valia para o desenvolvimento integral dos educandos, agindo diretamente para a autoestima e o bem-estar dessas crianças.