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Mobralteca - A caravana da cultura

Um caminhão que circulava por diversas cidades projetando filmes, emprestando livros, espalhando arte por onde passava. Assim eram as Mobraltecas: unidades móveis criadas na década de 1970 com o objetivo de difundir cultura pelos quatro cantos de nosso país.

Juan Ramón Jiménez (1881-1958)

Além do diálogo com o Modernismo, o início da atividade poética do espanhol Juan Ramón Jimenez, que em 1956 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, foi marcado pela aproximação com o Simbolismo francês e com o Romantismo alemão. O poeta deixou sua terra natal – Moguer, Huelva – em consequência da guerra civil espanhola (1936-1939) e viveu nos Estados Unidos, Argentina, Cuba e Porto Rico. O poema “Me palpita el corazón” integra seu livro Estío, de 1915.

O Enem e as novas práticas de leitura e interpretação de texto: aspectos teóricos e práticos

Nos últimos anos, o ensino de Língua (seja ela portuguesa ou estrangeira) tem passado por inúmeras modificações. Com a publicação de documentos oficiais (PCNs e OCNs), surge um novo enfoque, com base em perspectiva textual e, sobretudo, contextual, o que ocasionou alteração nos parâmetros norteadores do ensino e, consequentemente, novas possibilidades de cunho metodológico para o ensino de Língua e da leitura. De acordo com Santos (2002, p. 30-31), a partir da década de 80, deslocou-se o eixo do ensino voltado para a memorização de regras e nomenclaturas da gramática de prestígio para um ensino cuja finalidade é o desenvolvimento da competência linguístico-textual, isto é, o desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos em contextos sócio-históricos verdadeiramente constituídos.

Crise de identidade? Na Geografia?

Globalização e ciberespaço, mais facilmente associados aos estudos de economia ou sociologia, por vezes podem causar espanto quanto aparecem tratados por geógrafos. Algumas pessoas chegam a pensar que a ciência passa por uma crise de identidade. Nada mais longe da verdade.

Qual o papel da Instituição Estado na Globalização Contemporânea?

Quando o assunto é "Globalização" e levando em conta os encontros e questionamentos levantados no curso, chegamos a uma conclusão: o Processo de Globalização gerou uma maior visibilidade da miséria e a exclusão de grande parte do mundo, principalmente de boa parte do continente Africano, da América Latina e do continente Asiático. Dessa forma, a ideia defendida pela mídia de uma globalização modernizadora e que teoricamente colocaria as barreiras do mundo moderno abaixo, viabilizou a claridade de grande parte da população mundial abaixo da linha da pobreza e dessa forma fora dessa economia de consumo, mesmo que de um consumo dito de massa. Sendo assim, a grande velocidade verificada no desenvolvimento tecnológico atual e sua vinculação imediata à mídia de todos os tipos, nos dá a entender que essa modernização tecnológica possibilitaria um acesso cada vez maior a esses produtos, o que num primeiro momento aconteceu. Contudo, já se verifica fronteiras a essa expansão do consumo pelos motivos abordados anteriormente.

O prazer de ler
História, Formação de Professores, Instituição Escola, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo pretende apresentar a importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo e a importância de promover o gosto pela leitura. Fala da magia, da paixão pela leitura, pelas histórias e pelos livros. Leitura... Palavra mágica que proporciona informação, formação, crescimento, atualização do individuo e, sobretudo, prazer.

Uma resenha de "Eficácia escolar e gestão aprendente"
Instituição Escola

Esta resenha apresenta a obra Eficácia escolar e gestão aprendente: um estudo das práticas em escolas católicas na Paraíba, em que se analisam instituições com base em dados coletados em entrevistas de docentes e dirigentes e traz o contexto histórico vinculado à educação confessional no Brasil. As falas dos entrevistados tratam de gestão escolar colegiada, liderança compartilhada, escola aberta à família, parcerias com órgãos de Estado e organizações da sociedade civil, clima organizacional, formação continuada docente, pastorais rumo a uma escola em saída para o mundo, avaliação, ensino não conteudístico, resistência ao ensino competitivo, inclusão e diversidade.

CIÊNCIA, ENSINO E PESQUISA NA GRADUAÇÃO

No ensino superior brasileiro, em especial nos cursos de graduação, a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica quase sempre é vista por alunos e mesmo por alguns professores como de menor importância no contexto da grade de disciplinas especializadas de cada curso. Trata-se, porém, de um engano. O ensino/aprendizado de metodologia científica, quando levado a sério, tende a beneficiar o aluno ao longo de sua formação acadêmica.

Reflexões sobre a formação de professores
Formação de Professores

No mundo de hoje, em que há excesso de informações, a formação de professores deve estar voltada para profissionais que provoquem em seus alunos a construção do conhecimento, evitando aulas expositivas.

Reforma do Ensino Médio é retrocesso para a educação
Formação de Professores e Política Educacional

A nova Lei do Ensino Médio, proposta para ser aprovada em tempo recorde sem ampla discussão pela sociedade e por educadores, tende a aumentar a distância entre o que é oferecido à fatia da população com acesso a escolas particulares e o que é trabalhado nas escolas públicas, que continuarão sofrendo com problemas de infraestrutura e falta de professores.