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Avaliando a avaliação do Enem
O Ministério da Educação divulgou, no último dia 3 de abril, os resultados do Enem de 2007; várias análises são feitas com esses números, parece que tentando comprovar a velha teoria de que contra fatos não há argumentos.
O velho chiado
Sexta-feira santa, enquanto uma parte da cristandade sofria lembrando da imolação de Cristo, eu ouvia vinis na casa de um casal de amigos. Aproveitei para ouvir coisas antigas que sobreviveram ao tsunami dos CDs nos anos noventa. Fat Old Sun, do Pink Floyd, no disco Atom Heart Mother; Clementina de Jesus entoando seus cantos sagrados; Electric Co., no primeiro do U2 (Boy), comprado em 1986 numa loja de discos em Mossoró, e até um do Jackson Five de 1969. Tudo velho e chiado como só o vinil sabe ser.
Para ler, saborosamente, em diversas linguagens
Pierre Levy
Os Conceitos Básicos sobre Lixo - Os 5 R's
Conta-se que ocorreu um incêndio em uma floresta.Todos os animais se afastaram velozmente do foco do incêndio; mas um Beija-Flor vinha em sentido contrário, trazendo no bico uma gota d’água.Os que fugiam lhe perguntaram para que serviria aquela gota d’água... Ele respondeu que era para ajudar a apagar o fogo.Os outros acharam graça e tentaram mostrar ao Beija-Flor que aquilo era impossível, mas ele exclamou “apenas estou fazendo a minha parte!”
Filmes animados - modo fácil de fazer
“Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão.” O mote de Glauber Rocha se tornou palavra de ordem para gerações de diretores brasileiros, que até hoje sofrem com capacitação de recursos e ideias que só podem se realizar por meios alternativos. A máquina digital, hoje, é apontada como um meio barato de fazer cinema, mas, como a tecnologia anda mais rápido do que costumava andar, talvez já exista algo mais funcional e mais barato quando este texto for publicado. De qualquer forma, ter uma câmera no tripé, um computador com os softwares certos, uma cartolina na mesa e um monte de massa de modelar nas mãos já nos deixa habilitados a contar uma história animada. História com movimento, que é o cinema.
A pedagogia do absurdo
Anos atrás dei aulas de matemática numa escola pública de Prudentópolis/PR. Demorou pouco até perceber que os alunos estavam precisando menos de matemática que de conversa. Bastava tentar descrever a resolução de um exercício algébrico, com exemplos da vida real, e eles começavam a narrar os fatos, corriqueiros a princípios, citando situações comuns, e depois seguindo por caminhos mais tortuosos, onde moravam suas dúvidas mais urgentes, onde a teoria dava espaço aos soluços, ao riso, às decepções, às verdadeiras descobertas, que a disciplina escolar escondia sob um véu negro. Não era nos números que eles estavam pensando. A disciplina que praticavam fora da aula tinha outros métodos, juntava crendices de toda espécie, conceitos que se perpetuavam em tentativas frustradas de resolver problemas que sempre se mostravam insolúveis. A escola deveria apresentar as soluções, mas não sabia absolutamente nada sobre a vivência dos garotos.
Neurociência e os desafios em sala de aula
Computação e TecnologiasA Neurociência pode ajudar a revalorizar o mundo educacional; professores devem ser estimuladores de potencialidades e inteligências, a fim de desenvolver os aprendentes, estabelecendo comportamentos de acolhimento e de desafios.
Que tipo de professor é você?
Sem fazer muito esforço, porque salta aos olhos, pode-se notar que há uma infinidade de professores de todos os tipos; confira seu perfil: professor-intelectual, professor-humorista, professor-orador e, felizmente, professor-educador.
Informática: uma experiência com moleques
Aquela figura do moleque que joga bola e solta pipa vai aos poucos perdendo espaço para o moleque que joga, conversa e namora pelo computador. Alguns adultos lamentam, nostálgicos, achando que seus dias de infância eram mais felizes. Outros comemoram, impressionados com a desenvoltura das crianças de hoje em manipular mouses, Windows, Googles e outras ferramentas informáticas. Mas ainda existe um terceiro grupo, que não se preocupa em lamentar ou comemorar. É o grupo que prefere ver as crianças tomando suas decisões e se desenvolvendo dentro do seu contexto e do seu tempo.