Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Língua

Há muitas línguas A língua do pê Do Saci-Pererê Do Senado Do favelado Do letrado Do letrista Do linguista

As águas de março fechando o verão

Tom Jobim cantou a maravilha do ciclo natural da água. Verão é quente por definição, e chuvas abundantes são esperadas para irrigar e refrescar. Mas um verão quente e seco assim como este de 2014 não me lembro ter vivido desde que passei a me considerar um filho adotado pela belíssima cidade do Rio de Janeiro, em 1979, de volta de Paris. Felizmente, depois de dois meses quase ininterruptos de sol, as águas de março chegaram e o bom humor na cidade como um todo voltou.

Resenha do livro “Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância”
Educação a Distância

O presente texto visa oferecer uma resenha do livro Formação humana no ciberespaço: os sentidos da presença na Educação a Distância, de Karla Godoy, lançado em 2017 pela Eduff. A autora demonstra como a presença pode ser entendida e vivenciada no contexto da Educação a Distância (EaD), discutindo os desafios e as possibilidades do ciberespaço na construção de experiências educativas significativas. A obra também aborda a formação humana, destacando a importância de práticas pedagógicas que venham a valorizar a subjetividade e o engajamento dos estudantes nesse ambiente virtual.

Discutindo questões relacionadas ao ensino de Física no Brasil: Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Bom, nem é preciso dizer que são muitas as dificuldades dos adultos que retornam à escola após cinco, dez anos longe das salas de aula. Diversas vezes esse tempo chega até quinze ou vinte anos.

Escola e família, é possível?
Instituição Escola

O espaço escolar é um lugar propício às interações sociais, pois as pessoas tendem a ficar mais próximas por horas praticamente todos os dias. É quase impossível não criar laços de afetividade, algum tipo de vínculo. Essa relação construída dia após dia irá influenciar a forma de agir, de pensar na vida dos alunos. Com uma relação já estabelecida, as partes (aluno-aluno ou aluno-professor) irão se apropriar ou construir novos conhecimentos. Escola e família são instituições que podem caminhar juntas em prol de um processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Vários fatores podem ter contribuído para o afastamento entre família e escola. Um deles pode ser de cunho econômico, pois os pais precisam trabalhar mais para manter o sustento da família, causando distanciamento com a escola. Mesmo mediante tantas dificuldades, percebe-se que ambas precisam encontrar um ponto de equilíbrio e somar forças.

Feira de Ciências do Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, de Nova Friburgo, trabalhando conteúdos do currículo mínimo estadual de Física

A visão que os alunos possuem de Física, como disciplina, nem sempre é positiva; é considerada uma disciplina de difícil assimilação, na qual muitas vezes a maioria apresenta grandes dificuldades de aprendizado.

O direito de errar

Na tarde de 4 de fevereiro, um bom jornalista dO Globo – que é um jornal respeitado também por seu cuidado com a linguagem que emprega em suas páginas – saiu-se com uma “pérola” na edição que circula na Internet. Falando das mudanças que estão sendo estudadas para serem aplicadas nas provas dos concursos para magistrados, ele escreveu: [essa medida] “será muito bem recebida entre os milhares de estudantes de direito e jovens bacharéus que deixam os bancos das universidades em busca de um concurso público e uma carreira no Judiciário”.

Sexualidade

Crianças descobrindo as diferenças entre meninas e meninos... Pais que sequer trocam de roupa na frente dos filhos... Meninas com o lado masculino mais aguçado... Meninos brincando de boneca... Pais que não querem nem pensar nas manifestações sexuais dos filhos...

Aprendizagem motora na Educação Básica
Educação Física

Conhecer o desenvolvimento motor do ser humano é de suma importância para ajudar profissionais da Educação e da Educação Física a contribuir na formação do aluno nas escolas, em programas sociais e em atendimentos individualizados.