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Percepção dos intérpretes de Libras sobre o ensino de Física: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA utilização da abordagem histórico-filosófica da ciência no ensino de Física apresenta bons resultados ao trabalhar com deficientes auditivos, o que pode ser comprovado numa pesquisa qualitativa realizada com intérpretes de Libras e a professora da sala de recursos de uma escola pública estadual no interior do Estado do Rio de Janeiro.
O ensino remoto emergencial em tempos de covid-19
Educação a DistânciaDevido à pandemia do coronavírus, que afetou o mundo com ações de segurança como o fechamento de escolas, adotando o ensino remoto emergencial (ERE) como forma de manter o processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa apresenta as metodologias utilizadas pelos docentes de escolas particulares do Ensino Fundamental de São Paulo, com foco nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). A pesquisa reflete sobre o aumento do uso e do conhecimento das TDIC, demonstrando o aprimoramento do ensino remoto e enfatizando a importância da interação entre os docentes e os discentes no processo de ensino.
Sequência didática aliada à tecnologia stop motion: uma experiência de aprendizagens na pré-escola
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente artigo teve como objetivo descrever o desenvolvimento da pesquisa de mestrado que resultou em um material didático voltado a professores da Educação Infantil. Buscou-se, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, propor práticas pedagógicas que promovam a formação integral das crianças pequenas da Educação Infantil, por meio da tecnologia digital, utilizando a tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagem para crianças em idade pré-escolar. A sequência didática foi desenvolvida com professores atuantes na Educação Infantil, a partir de encontros em rodas de conversa.
Trajetória do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica: uma vitória contra discursos coloniais e raciais
Geografia, Formação de Professores e História da EducaçãoEste trabalho aborda a importância da Lei nº 10.639, de 2003, que inclui a História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos, relaciona seus benefícios, identifica as necessidades para sua implantação e como pode vir a afetar os estudos de Geografia na Educação Básica.
Múltiplas inteligências a partir de jogos no ensino de Geografia
Geografia e Vivências de Sala de AulaO ensino de Geografia, ao longo do tempo, vem ocorrendo de forma mnemônica, sem vinculação com a realidade dos estudantes. Neste trabalho, apresentaremos algumas atividades, como oficinas de jogos baseadas na metodologia participante. Este trabalho pretende fazer uma análise dos jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico.
Uma experiência no processo de ensino-aprendizagem de Física na Educação de Jovens e Adultos
Física e Vivências de Sala de AulaEste trabalho, desenvolvido na Escola Estadual Leônidas Monte, em Abaetetuba/PA, relata as experiências adquiridas durante atuação como bolsista do PIBID/Capes, como aluna do Curso de Licenciatura Plena em Física/Parfor promovido pelo IFPA. Enfatizo aspectos que justificam a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos e fenômenos físicos mais prazerosos e significativos para os alunos da EJA.
Ensino de transformações químicas por meio de atividades experimentais na Educação Básica
Química e Formação de ProfessoresA abordagem da Química para o Ensino Médio prioriza o livro didático, a verbalização dos conteúdos e a excessiva aplicação de teorias. Esta pesquisa objetivou investigar a contribuição das atividades experimentais como recurso para o ensino, visando contribuir para o ensino das transformações químicas. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, baseada nos três momentos pedagógicos, tendo como participantes estudantes do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública; a coleta de dados foi realizada por meio de questionários. A análise dos dados baseou-se nas respostas e no discurso dos participantes.
A topofilia como estratégia de prevenção de ataques ativos em escolas
Computação e Tecnologias, Geologia, Comunicação, Geografia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO estudo investiga a violência nas escolas brasileiras, com foco em ataques ativos, sugerindo que a falta de conexão afetiva dos alunos com o ambiente escolar pode contribuir para esses atos. O projeto (Re)Conexão: Amar e Mudar as Coisas para Construir a Escola dos Sonhos é a estratégia para fortalecer os laços dos estudantes com a escola, utilizando metodologias ativas. Desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro, o projeto engaja os alunos na criação de um protótipo da Escola dos Sonhos, com resultados positivos, demonstrando o potencial dos estudantes como agentes de transformação.
Ensino, legislação e surdez: avanços e desafios da inclusão do surdo no sistema regular de ensino
Educação Especial e InclusivaEste artigo tem por objetivo analisar a evolução da legislação, os avanços e os desafios encontrados na inclusão da pessoa surda no sistema regular de ensino. A inclusão educacional é assegurada pelas legislações nacional e internacional como um direito humano e social. Utiliza-se a abordagem qualitativa por permitir uma compreensão mais aprofundada sobre a temática, bem como a pesquisa bibliográfica e documental, com análise interpretativa dos dados. A proposta mais adequada à Educação de Surdos é a inserção na sala de aula regular, assegurando o direito à educação bilíngue.
O processo de independência do Brasil
Para compreender o verdadeiro significado histórico da independência do Brasil, levaremos em consideração duas importantes questões: