Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Recriando a criação

Entro em uma sala com pé-direito alto, iluminada pela luz fria característica das oficinas e laboratórios. A metade inferior de suas paredes é pintada de verde claro, a outra metade, de branco. Ao fundo, algumas prateleiras de concreto. Sobre elas, caixas de madeira, resistências, outras caixas com componentes eletrônicos. Um homem de cerca de 50 anos, baixo, forte, de voz entusiasmada corre para apanhar uma das caixas. Na superfície, dois botões grandes - um verde e outro vermelho. Feliz, o homem diz que aquele equipamento se chama "botoeira", um tipo de interruptor de grandes máquinas elétricas. Ele explica que ao fazer o equipamento no laboratório, com a ajuda dos alunos, a escola fez uma grande economia.

A VII FECTI vem aí, e terá inscrições gratuitas

A Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (FECTI) é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro; está aberta à participação de estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Técnico das redes pública e privada de ensino; esses alunos têm oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado e terá o apoio do Museu da República, do CNPq e da Faperj.

Iraque: tempo da colheita

Há um ano atrás a estátua de Saddam Hussein caía em Bagdá. Houve gente que comparou a imagem veiculada pelas redes de TV do mundo com a queda do muro de Berlim. Mas haviam  diferenças substanciais entre os dois acontecimentos. Primeiro a quantidade de pessoas. Em Bagdá foram algumas centenas, em Berlim foram milhares. Em Bagdá vivia-se uma invasão estrangeira, em Berlim a unificação de um país dividido em dois por quase quarenta anos. Em Bagdá a pressão pela derrubada do regime de Saddam veio de fora para dentro, em Berlim a unificação começou de dentro para fora.

Plenária dos poetas

A complexidade de tais questões é enredo de inúmeras pesquisas no meio acadêmico. Na tentativa de pensar sobre o imponderável universo poético, os estudiosos da área de letras se voltam muitas vezes para outras disciplinas como a filosofia e a antropologia.

Redes sociais demais: Uso recomendado por todos e excessos recriminados até pelo Papa

Não faz muito tempo que elas chegaram e já estão mudando a maneira como nos relacionamos com nossos familiares, amigos, colegas, empresas etc. São elas as redes sociais, responsáveis por 16% do tempo gasto online e segundo colocada entre as categorias de sites mais acessadas pelos usuários brasileiros, perdendo apenas para os buscadores. E olha que a maioria dos brasileiros não têm computador em casa!

Cartas para a cidade: intervindo na realidade urbana com caneta e papel
Formação de Professores

Uma experiência de atuação alternativa dos alunos leva-os a agir sobre o cotidiano de Nova Friburgo, buscando provocar sentimentos positivos como gentileza e alegria, trazendo uma aprendizagem significativa e diferenciada.

Observatório da crítica

Ao acessar www.observatoriodacritica.com.br, você encontra um site com cara de blog. Isso porque a ideia desse espaço é arquivar entrevistas, resenhas, artigos e referências de livros com conteúdo metacrítico e, ao mesmo tempo, ser interativo como um blog, propiciando a troca entre professores, pesquisadores, estudantes, escritores e outros.

Um olhar poético sobre o educar: da habitação à morte

Educar é morar, residir permanentemente no devir de um caminho de apropriação. Nesse sentido, educar não é dizer como, mas apontar a partir de uma existência o metamorfosear entre externo e interno: consumação.