Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Ctrl+C e Ctrl+V em ação: trabalhos escolares copiados da Internet

Uma das queixas comuns entre os professores recai sobre a qualidade dos trabalhos que pedem aos alunos: são cópias descaradas de textos da Internet. Os comandos Ctrl+C e Ctrl+V (responsáveis respectivamente por copiar e colar o texto) são os grandes aliados dos alunos. Graças a essas ferramentas, parágrafos tirados da Internet ou mesmo textos inteiros transformam-se em trabalhos escolares prontinhos para entregar. Os alunos mais desatentos não se dão ao trabalho nem de formatar o trabalho – e deixam o endereço eletrônico lá mesmo, registrado na parte inferior da página. Ou seja, esfregando na cara do professor sua malandragem internética.

Política em sala de aula: falar, sim, mas nada de levantar bandeiras!

Estamos em ano de eleição, e não há como negar. Antes de terminar 2012, definiremos os prefeitos e vereadores que cuidarão de nossas cidades e nos representarão nos próximos quatro anos. Tamanha importância faz desse um dos assuntos mais debatidos nos diferentes meios.

Amor exponencial, vida logarítmica
Matemática

A poesia aborda funções exponenciais e logarítmicas, a função identidade, domínio e imagem de uma função, composição de função; utiliza metáforas matemáticas para descrever um relacionamento, conectando conceitos matemáticos com emoções e experiências humanas. Essa abordagem demonstra como a Matemática pode ser integrada à arte da poesia, tornando os conceitos matemáticos mais acessíveis e interessantes para os alunos. A obra evidencia que as funções exponenciais e logarítmicas são inversas e que a composição delas resulta na função identidade.

Karl Popper e a retirada da ciência do altar intocável

Com a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, outras revoluções aconteceram: revolução dos costumes, do pensamento, da ciência. Toda essa reviravolta ocorreu graças à aplicação em larga escala das novas técnicas provenientes do conhecimento científico, que impulsionou a humanidade de forma nunca antes vista. Tal avanço científico fez com que a ciência passasse a ser supervalorizada. Só tinha validade o que era científico.

A grande onda que vem do gueto

Cheguei ao "Capão Pecado" por obrigação de ofício. Mas, já andava com alguma pré-informação sobre o livro e seu autor - Ferrez é porta-voz do movimento cultural das comunidades de periferia de São Paulo -, só não esperava que o romance me provocasse o impacto que causou.

Tempo de educar
Outras Mais Específicas

Três instituições têm responsabilidades educacionais: a família, a escola e a igreja – qualquer uma e todas elas. Essas instituições vêm travando uma luta desigual para levar esses valores à frente, pois eles são agredidos cotidianamente.

Os discos de Dylan

Neste ano, eu só soube que era dia mundial do rock porque dei uma olhada na coluna Bazar, do Alex de Souza, e me deparei com o texto sobre o disco London Calling, do The Clash.

Motivação: segurança X insegurança

Como razão que sirva para motivar e manter os colaboradores numa dada tarefa, o desafio é imperioso nesse tipo de empreendimento. Desafiar as pessoas de uma organização não é um evento simples. Para tanto, vale refletir a respeito de algumas contradições existentes no ser humano. Refiro-me à estabilidade tão desejada pelo funcionário: carteira assinada, salário em dia etc. É uma luta histórica a segurança garantida pelas leis trabalhistas, além da atuação sindical em prol do trabalhador. Mas devemos considerar o ponto contraditório nesse tipo de sentimento de segurança profissional: a monotonia da rotina.

Revista discute a educação no campo e a proteção vegetal

A Associação Nacional de Defesa Vegetal – Andef está lançando uma nova edição de sua revista Defesa Vegetal. O tema é Educação, com enfoque na influência da educação rural para o desenvolvimento do país, além de abordar os avanços alcançados na área nos últimos anos. Com artigos de educadores – entre eles Mozart Ramos, do Conselho Nacional de Educação, dirigentes de entidades e ministérios ligados ao assunto, a publicação traz ainda iniciativas de sucesso na área e ações voltadas para o desenvolvimento do agronegócio.

Self-service de valores

A vida é uma grandiosa festa, um verdadeiro banquete de valores e dádivas, em que os convidados podem se servir à vontade. O primeiro passo é educar para posicionar bem os olhos nos verdadeiros pratos, naqueles que darão saúde física e mental. Muito cuidado! Vamos ao bufê: