Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Estratégias de aprendizagem para o ensino de Matemática na pré-escola
Educação Infantil

O presente artigo apresenta um relato de experiência, tendo como base uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, estruturada por meio de uma pesquisa básica acerca das práticas lúdicas no ensino de matemática na pré-escola como estratégias de aprendizagem, tendo como referência as ideias de alguns autores como Vygotsky e Maranhão, entre outros, os quais dão sustentação teórica às afirmações feitas à temática em análise. Este estudo buscou apoio nas atividades desenvolvidas no estagio supervisionado na pré-escola, realizado de agosto a novembro de 2021, em um Centro de Educação infantil em Gurupi/TO.

Aproveitamento energético do biogás a partir de resíduos sólidos
Química

Os resíduos sólidos passaram a constituir um problema no mundo a partir da Revolução Industrial, quando começou a produção em larga escala. Hoje, com o significativo crescimento populacional das grandes cidades, onde os indivíduos mantêm padrões de consumo insustentáveis de produtos pouco duráveis, aumentaram muito tanto a quantidade quanto a diversidade desses resíduos.

O Conselho Tutelar e suas relações com a escola: da busca pela vaga ao combate à evasão escolar
Antropologia, Filosofia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Este trabalho pretende trazer para discussão os elementos que envolvem as relações entre dois importantes grupos sociais – a família e a escola. Nosso objetivo é analisar como o Conselho Tutelar realiza a intermediação de conflitos que surgem entre esses grupos, como nos casos de busca de uma vaga em creche para uma criança, problemas na escola, excesso de faltas e evasão escolar. Buscamos na literatura específica, em textos acadêmicos e em livros didáticos orientações para a atuação do professor de Sociologia e de Filosofia ao abordar o tema, que deve despertar maior interesse pelo contexto social pós-pandemia da covid-19.

Uma oficina em Parasitologia Aplicada no Programa Ciências & Arte nas Férias, da Unicamp
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Na oficina O Papel de Vetores na Transmissão de Doenças de Relevância Nacional e Internacional foram discutidas as interações vetor-patógeno da doença de Chagas, da esquistossomose, da febre maculosa e da leishmaniose. Participaram 91 estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo; a motivação da maioria foi a aquisição de conhecimento e a possibilidade de conhecer a Unicamp. No início da atividade, poucos alunos identificaram os vetores como transmissores de patógenos; todavia, com uma metodologia ativa de ensino aliada à prática, houve assimilação e compreensão significativa do conteúdo apresentado.

Para além dos números: um novo olhar sobre a alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática

O presente trabalho investiga a polarização no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na integração do letramento matemático ao letramento alfabético; a pesquisa busca responder se existem barreiras estruturais para venha a acontecer essa integração. O objetivo é discutir a importância da alfabetização matemática desde os primeiros anos para o sucesso escolar e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Além disso, visa analisar práticas pedagógicas eficazes para integrar ambos os tipos de letramento. Vale registrar que esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa.

Indo além das telas: um relato das atividades e experiências de Estágio II em período pandêmico
Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O intuito do trabalho é relatar experiência vivida a partir de atividades desenvolvidas no Estágio II em uma escola cidadã técnica integral localizada no sertão paraibano. Sabendo da importância do estágio para a formação docente, o objetivo do trabalho é mostrar que, mais do que uma experiência de estágio de observação e de ministração de uma sequência didática, tivemos a experiência de adoção de postura de pesquisadores, conhecendo as estratégias do professor na disciplina de Sociologia, assim como a dinâmica escolar em período remoto e o exaustivo trabalho do educador, que vai além da sala de aula.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Geografia em uma escola pública em Campos dos Goytacazes
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Lutar contra o racismo é reconectar a escola com a sociedade em um contexto multicultural, é formar um sujeito plural que seja capaz de lidar com a fragmentação típica da sociedade contemporânea, é descortinar as relações que se estabeleceram no passado e conduzir a uma reflexão no espaço e tempo presentes e vislumbrar as muitas possibilidades do sujeito diante dessa complexa relação.

Uso de algeplacas no ensino da Matemática: explorando equações do 1º grau
Matemática

Este trabalho visa analisar as contribuições metodológicas que o material concreto algeplacas, possibilita no ensino de equação do 1° grau, sendo este conteúdo obrigatório no Ensino Fundamental conforme a BNCC, que resolve e elabora problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, envolvendo equações lineares através de técnicas algébricas. Para a nossa fundamentação teórica adotamos autores como Van de Walle e Farias, Azeredo e Rêgo, bem como os PCN de Matemática, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. A metodologia adotada foi uma abordagem exploratória do tipo pesquisa em sala de aula.

Do necessário ao possível: práticas pedagógicas da Educação Física escolar no ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Formação de Professores e Educação Física

Este artigo busca analisar as implicações do ensino remoto da Educação Física na Educação Básica no município de Pelotas/RS. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da rede pública estadual e municipal. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados apresentam as adaptações realizadas por docentes de Educação Física durante o ensino remoto emergencial; os meios e condições oferecidos para essa adaptação; a recepção docente; a organização das diferentes redes e práticas pedagógicas.

O ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada: relato de experiência
Educação a Distância e Educação Física

O trabalho teve como objetivo discutir a relevância do ensino híbrido na Educação Física Escolar no contexto da abordagem Saúde Renovada, tendo a finalidade de garantir aos estudantes conhecimentos acerca das práticas de atividades físicas e alimentação balanceada como meios de promoção e prevenção da saúde do corpo durante a pandemia da covid-19. Durante o período, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ficaram muito tempo dentro de casa, apresentando quadro de sedentarismo. As atividades propostas ofereceram subsídios ao aprendizado de cada conteúdo, por meio de debates on-line e vivências.