Biblioteca
Filtrar os artigos
Como um educador da infância pode provocar a participação da criança
Vivências de Sala de AulaViolência escolar e possibilidades de prevenção
Formação de Professores e Política EducacionalPara sair do terreno movediço da violência escolar, é possível tomar algumas atitudes preventivas. Uma delas é realizar atividades de negociação de conflitos, colocando as partes frente a frente.
Atenção: por que não importa?
Vivências de Sala de AulaO que fazer para conquistar a atenção dos alunos em sala de aula? Toda a vida deles está desorganizada, eles vão à escola apenas como evento social, há muitos ruídos à sua volta – desde os cultos até os tiros. Em tudo há fragmentação e fragilidade. Eles não se importam com o que acontece em sala, não têm foco nem concentração, abandonam a criatividade e a imaginação.
Machado e Wisnik: popular, erudito e acadêmico
Pestana é um pianista, compositor de polcas célebres e frustrado por não conseguir compor obras clássicas. À primeira vista, o resumo do conto Um homem célebre não parece muito sedutor. Parece que lhe falta um gancho que chame a atenção do leitor e mesmo um toque de originalidade. Machado de Assis publicou o conto na Gazeta de Notícias em 1888 e, em livro, oito anos mais tarde. Pode-se dizer que a narrativa das angústias de Pestana seja em si motivo de interesse, uma vez que o estilo de Machado já estava amadurecido e a escrita fluía com domínio pelas mãos mulatas do escritor.
Criança faz arte
O site Criança Faz Arte, criado pela artista plástica Tati Vitsic, é uma boa maneira de os pequenos se aproximarem do mundo das artes. São diversas seções, que trazem jogos, brincadeiras e curiosidades que abrem os portais desse universo mágico para os pequenos. Em Atividades pode-se fazer um quebra-cabeça com pinturas clássicas, imprimir desenhos prontos para colorir, misturar tintas virtualmente e ver as cores que surgem dessa mistura e vários outros jogos, sempre com uma motivação artística por trás.
O valor da teia social no dia a dia
Cidadania e ComportamentoApesar das questões de política e economia vivenciadas, nosso cotidiano continua funcionando; são milhares de trocas (de todos os tipos) entre as pessoas a cada momento, numa grande teia de relacionamentos.
Uma gestão democrática e dinâmica com planejamento continuado
Instituição EscolaO presente trabalho tem por objetivo pensar a gestão democrática e sua dinâmica. O tema escolhido tem favorecido o seu esclarecimento no ambiente escolar, dando condições de as pessoas, em toda a comunidade, compreenderem a proposta. O estudo é fundamentado em teóricos que tratam da temática, como Vygotsky, Libâneo e Militão. Os autores tratam da temática como uma necessidade do gestor, a fim de que esteja preparado para apropriar-se da sua função e que conquiste com ela a participação da comunidade escolar.
O saber sob o véu da soberba
Embora muita gente perceba a mudança de alguns pontos de vista pessoais no decorrer da vida, não reconhece, contudo, a fragilidade do seu saber mutante, ainda que cada transformação denote em si mesma a limitação existente no ser humano. Ou seja, se uma opinião do passado tornou-se diferente no presente, diz-se, distorcidamente, que ela apenas sofreu um ajuste de força maior, a fim de minimizar a situação. A autoimposição é a de que, se o homem se acha revestido da razão num dado momento, não há porque se contradizer com o porvir, admitindo, de antemão, que já se encontra errado, ou relativamente certo. Seria doloroso senão “humilhante” aceitar que pouco se sabe sobre o conhecimento. Reduz-se, dessa forma, porém, a marcha da própria evolução. Quem acha que sabe o suficiente, pouco tem com que se preocupar em conhecer mais.
Laços (e embaraços) da família contemporânea
"Ele é meu irmão só por parte de mãe; a minha mãe é casada com o pai dele; ela é minha irmã do terceiro casamento da minha mãe, eu sou do segundo; meu padrasto é como se fosse pai, o meu pai de verdade casou de novo e a gente quase não se vê..."
Fórmulas de restaurante
Num domingo desses, meu sobrinho deu, sem querer, um exemplo que todo professor gostaria de presenciar.