Biblioteca
Filtrar os artigos
Velhos “remédios” na educação carioca: educar para quê e como?
Maria Luiza Oswald
A Hora do Sermão - A arte de se fazer sermão segundo Padre Antônio Vieira
Padre Antônio Viera nasceu em Lisboa em 1608, veio para o Brasil aos sete anos e, em 1623, entrou para a Companhia de Jesus. Vieira destacou-se como missionário na defesa dos direitos indígenas contra os colonizadores portugueses. Além disso, declarou seu apoio ao fim da distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, e lutou pela abolição dos escravos.
Educação Infantil: ludicidade, relações étnico-raciais e cidadania
A Lei 10.639/03 (alterada pela Lei 11.645/08) aponta para a necessidade de trabalhar questões pertinentes à relação étnico-racial na Educação Básica. Embora a obrigatoriedade legal seja restrita aos Ensinos Fundamental e Médio, o educador pode tornar possíveis propostas educativas que enfatizem aspectos da história e cultura afro-brasileira e indígena ainda na Educação Infantil. Mas como pode ser feita essa articulação?
A alma do povo em Chico Anysio
Ontem um amigo me contou ter visto uma cena que o deixou chocado. Um ônibus bateu em um carro de passeio. O motorista do automóvel, enlouquecido, subiu no capô do próprio veículo e, com um pedaço de pau, quebrou o vidro do ônibus e tentou espancar o motorista que havia provocado a colisão.
MeuArtigo.com
Na primeira olhada, o visual do site Meu Artigo pode parecer um tanto chamativo, mas à medida que a navegação avança, percebe-se que todas as informações lá contidas têm sua razão de ser (exceto uma ou outra propaganda localizada em um lugar de destaque que pode vir a atrapalhar). Na coluna à esquerda estão as divisões e subdivisões das áreas. Em Ciências Biológicas estão presentes tópicos como Biologia, Doenças e Saúde, Educação Física, Odontologia, Saúde e Sexualidade. As Exatassubdividem-se em Economia e Finanças, Física, Informática, Matemática, Química. A área de Humanasapresenta o maior número de disciplinas: Administração, Artes, Biografia, Brasil, Educação, Espanhol, Filosofia, Folclore, Geografia, Gramática, História, Literatura, Pedagogia e Política, entre outros. Logo abaixo desses três áreas principais vem a seção Diversos, que traz temas como Acordo Ortográfico, Atualidades, Concursos, Curiosidades e Drogas.
Meio Ambiente: basta de ceder!
Instituído pela ONU em 1972, na Conferência de Estocolmo, o dia 5 de junho é celebrado no mundo todo como Dia do Meio Ambiente. Será que temos algo a comemorar? Nestes 42 anos, a destruição ambiental no mundo só aumentou, apesar dos crescentes alertas. Só estamos ganhando em estudos, cada vez mais qualificados, e se difunde certa consciência dos riscos que significa estarmos ultrapassando vários limites dos sistemas ecológicos interdependentes que regulam a integridade do planeta Terra e da vida nele. Ao menos se instaura, mesmo devagar, a concepção de que é impossível pensar o econômico e social sem o ambiental e vice-versa: o ambiental sem sociedades e economias. Estamos diante da emergência, no seio da cidadania, de um mundo de consciência socioambiental e lutas sociais por justiça socioambiental com grande potencial diante do sistema predador que temos.
Como anda o hábito da leitura... digital?
Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. Mário Quintana
Guia do estudante
O site Guia do Estudante tem, logo abaixo do título, uma linha com quatro abas de diferentes cores que parecem resumir as questões mais importantes que rondam a vida de quem está se preparando para o vestibular. A primeira aba, em azul, trata de Profissões e Universidades; em seguida aparece a aba sobre Orientação Profissional, em verde; em terceiro, sobre fundo roxo, está Vestibular e Enem; e, por último, vem a aba laranja, com o mais importante tema de todos: Estude.
Educar para crescer
O site Educar para crescer traz, periodicamente, excelentes páginas especiais, voltadas para um tema específico. No caso deste Volta ao mundo em (mais de) 80 livros, o tema é Literatura. Ou melhor, é Geografia, talvez História. Ou, melhor ainda: é tudo isso junto.