Biblioteca
Filtrar os artigos
Mais energia e menos aquecimento global – O desafio do século XXI
Tendo como base inicial o artigo de Luis Cesar Stano, Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, é inevitável, face às demandas por energia, que as projeções apontem para demandas crescentes.
Dentro do atroz labirinto: relações entre Literatura e História são renovadas em romance contemporâneo
Mundos de Eufrásia, romance de Cláudia Lage que tem mobilizado intensamente crítica e leitores desde o seu lançamento, merece mesmo uma atenção detida. Tem algo nele que engana e desengana. A começar pela autora: estreante no gênero e ainda jovem, mostra um poder de fogo e uma consistência que surpreendem.
Férias no CCBB
Há uma clássica resolução de final de ano velho e início de novo da qual ninguém escapa e que, por sinal, é letra de um antigo verso de marchinha de carnaval: "Este ano não vai ser igual àquele que passou".
Índio educa
A página inicial do site Índio Educa chama atenção logo à primeira vista com oito quadradinhos coloridos, cada um trazendo um simpático desenho de um índio fazendo algo relacionado à seção.
Educação com prazer
O ensino lúdico é tema constante nas discussões sobre educação. Paulo Freire, Jean Piaget, Lino de Macedo, Celso Antunes e Rubem Alves estão entre os teóricos que já se ocuparam do tema. E qual professor ou aluno não deseja uma aula animada, em que circule energia positiva?
Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e a gênese da língua escrita
Formação de ProfessoresO conhecimento dos vários níveis de alfabetização e a valorização do que a criança traz de antes da escola são chaves para valorizar a escrita espontânea da criança.
A gamificação como estratégia de ensino: uma alternativa metodológica para o professor do século XXI
Formação de ProfessoresEste texto objetivou apresentar a gamificação como estratégia de ensino híbrido para o professor do século XXI, evidenciando o significado e a importância da aplicabilidade de estratégias de jogos em sala de aula, já que há poucas alternativas inovadoras que sejam capazes de ajudar de fato o professor a se reinventar e a utilizar os games como um sistema recompensador, além de um mecanismo de competição saudável capaz de influenciar os alunos quanto ao interesse pelo conteúdo em sala de aula.
O aporte da alfabetização científica para a divulgação da ciência: tecendo contribuições dessa aproximação
Biologia e Biociências, Comunicação e Cidadania e ComportamentoA literatura brasileira em comunicação e divulgação científica não tem contribuído para o aprimoramento de conceitos que estruturam as práticas nessas áreas. Nesse sentido, é substancial teorizar essas ações que despontam a partir da práxis, pois, com pouco aprofundamento, pairam indefinições dos limites e da abrangência conceitual. Assim, busca-se neste ensaio estabelecer conexões entre os conceitos de divulgação científica e alfabetização científica e como elas afetam a democratização dos conhecimentos sobre a ciência.
Estudantes
Se o Portal do Professor, o site apresentado na última edição, é uma espaço para o profissional de educação estar ligado à rede educacional e a outros docentes e discutir questões educacionais, o site Estudantes é um espaço para o aluno estar ligado à rede. Como se não bastasse, é também um bom modo para os professores saberem as dificuldades e angústias do alunado. Para acessar boa parte do site é necessário fazer um rápido cadastro, informando dados básicos e como conheceu o Estudantes. Depois de cadastrado, é só navegar por seções como Biblioteca (onde o download dos livros é gratuito), Guia de cursos, Quadro de discussão (onde, além de publicar artigos, monografias e teses, é possível postar dúvidas e discussões) e Simulado.
MEC e Unesco lançam coleção com vida e ideias de educadores brasileiros
Estão presentes na “Coleção Educadores” sessenta e um autores, sendo 31 brasileiros. Dentre estes estão Anísio Teixeira, Manoel Bonfim, Nísia Floresta, Armanda Álvaro Alberto, Bertha Lutz, Cecília Meirelles, Helena Antipoff, Pachoal Lemme, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Rui Barbosa, e Paulo Freire.