Biblioteca
Filtrar os artigos
Tempo de Aprender (pequeno comentário sobre a carga horária escolar)
Aqueles acima de 35 anos lembram-se com nostalgia das férias escolares. Eram quase quatro meses, do começo de dezembro até final de fevereiro, além das férias de julho. A nostalgia provavelmente está no fato de ser possível passar tantos dias sem pensar em nada, de apenas brincar, viajar, fazer o que desse vontade – nostalgia de ser criança, enfim. Eram tempos sem internet, tempos em que o próprio tempo era mais largo, parecia durar mais. Imaginem, então, quatro meses de dolce far niente. Sobravam horas (e até dias) para o ócio criativo e até mesmo para o puro ócio.
Linguagem como identidade
Se o filósofo marxista Leandro Konder, como visto na primeira parte deste artigo, preconiza a necessidade de clareza na linguagem para que se mantenha a identidade de uma comunidade, há que se colocar em dúvida a relação do que é comunitário com o mundo – e até mesmo a determinação do que vem a ser uma comunidade.
Brainly.com.br
Um dos principais usos da internet é realizar pesquisas. Com base nisso, muitos sites são criados, desenvolvidos e aperfeiçoados. A qualidade da resposta às pesquisas é a razão do sucesso de mecanismos de busca como Altavista, Ask, Yahoo!, Bing e o todo-poderoso Google. Mais do que isso, o portal Yahoo! possui o módulo Yahoo! Responde, que convoca os usuários a responder a questões apresentadas por outros.
Povo
Língua Portuguesa e LiteraturaTomando por base o icônico poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, este poema trabalhado por indígenas de várias etnias que vivem no Amapá levanta questões para discutir a condição desses povos no Brasil, a degradação do meio ambiente em que vivem e as perspectivas de ação para minorar seu sofrimento.
Portal sua pesquisa
Com uma linguagem didática e acessível, o Portal Sua Pesquisa é um completo banco de dados na internet; traz informações científicas, culturais, históricas e educacionais sobre diversas áreas de interesse dos estudantes. O principal objetivo do site é divulgar conhecimentos e ampliar o desenvolvimento cultural dos brasileiros.
A África e a escravidão em versos
Depois de tanto ouvir sua mãe contar histórias infantis, Conceição Evaristo concluiu seu Curso Normal em Belo Horizonte. Mas somente no Rio de Janeiro, classificada em concurso, conseguiu ser professora: as famílias de BH só a queriam como cozinheira. Também na Cidade Maravilhosa, passou no vestibular para Letras na UFRJ; lá, descobriu a literatura afro-brasileira. Em 1990 começou a publicar suas poesias nos Cadernos Negros, de São Paulo. Mais tarde vieram o mestrado na PUC-Rio e o doutorado em Literatura Comparada, na UFF, sempre tratando de temas referentes a mulheres, África e negritude.
Marcos Bagno
Marcos Bagno escreve livros de ficção (inclusive para crianças), obras de divulgação científica, e se define como escritor, professor e militante. Militância lembra combate, e Bagno sabe que sua luta é longa e cansativa: nos campos acadêmicos, educacionais e mesmo nos mais diversos meios sociais, o inimigo é o preconceito linguístico. A discriminação social exercida através dos preconceitos e desajustes com a linguagem, que é, segundo o professor, “uma das formas mais sutis e perversas de exclusão social”. Seu site tem como principal objetivo divulgar essa militância e as obras científicas (inclusive de outros autores) sobre o assunto.
A influência da música na saúde mental
A música se destaca dentre as expressões artísticas desde os primórdios da narrativa bíblica. No século VI a.C., Pitágoras afirmava: "a música e a dieta são os dois principais meios de limpar a alma e o corpo e manter a harmonia e a saúde de todo organismo".
Rua do Catete (Notas sobre o cotidiano da cidade II)
Nesse contexto de certo mal-estar no ar, com greves e protestos confusos em todo o país, escaramuças políticas nos bastidores devido às próximas eleições e certa ansiedade gerada pela Copa do Mundo, a gente tem a tendência de se refugiar no seu canto. Ainda mais que o inverno no Rio, de curvas e formosuras, chegou. Por sinal, um inverno ameno e doce, para quem conhece inverno de geadas e nevascas, com temperaturas de muitos graus abaixo de zero. É momento para pensar o que se passa à nossa volta, onde vivemos a maior parte do nosso tempo.
Criola
O site da ONG Criola é um espaço de militância e engajamento para quem se interessa por questões e debates ligados ao preconceito racial, à discriminação das mulheres e das minorias. Na própria chamada do site fica clara a linha que segue: “Criola – lutando pelo fortalecimento das mulheres negras, contra o racimo e a lesbofobia”.