Biblioteca
Filtrar os artigos
Breve perspectiva de profissionais da Educação sobre afetividade familiar percebida para aporte de aprendizagem
Instituição EscolaO presente trabalho visa traçar uma breve perspectiva docente sobre a importância da afetividade familiar e a forma como ela é percebida pelos profissionais de Educação para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é norteada pelo seguinte questionamento: como os profissionais da Educação percebem a afetividade familiar no aporte da apropriação da aprendizagem de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, no contexto da sala de aula? Com base nessa motivação, buscou-se investigar a perspectiva de como dois grupos de profissionais de Educação percebem as relações entre a afetividade familiar e o sucesso na aprendizagem.
Celeida Tostes: o barro em suas formas pelo olhar da criança: prática de ensino em espaço não formal
Formação de Professores, Educação Artística e Espaços UrbanosEste artigo aborda questões alusivas ao processo criativo com barro, em uma experiência na educação não formal, com crianças de 2 a 10 anos. Discorre a respeito da importância de trabalhar o barro com elas. O objetivo é apresentar e compreender as possibilidades plásticas com o barro. Como referência para potencializar as atividades, lançamos mão da artista plástica e ceramista Celeida Tostes. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos do processo foram: desenvolvimento da coordenação motora fina, desinibição das crianças no processo de modelagem com o barro e aguçamento dos sentidos.
Assim não é, ainda que pareça
Quando foram expulsos do paraíso, Adão e Eva se mudaram para a África, não para Paris. Algum tempo depois, quando seus filhos já tinham começado a correr o mundo, foi inventada a escrita. No Iraque, não no Texas. Também a álgebra foi inventada no Iraque. Por Mohamed al-Jwarizm, há quase 1.200 anos, e as palavras algoritmo e algarismo são derivadas de seu nome.
Videoclipe como atividade de multiletramentos: relato de experiência de oficina no Ensino Fundamental
Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaO videoclipe pode ser inserido em práticas na escola de forma interdisciplinar, por meio da construção de uma narrativa que pode ou não estar ligada à narrativa da letra da música. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do videoclipe como atividade de ensino no Ensino Fundamental. Esse formato audiovisual e midiático foi utilizado em um conjunto de oficinas em uma escola pública e teve como resultado a produção de um videoclipe pelos alunos. A atividade auxiliou no desenvolvimento de habilidades de escuta, interpretação e produção dos registros audiovisuais de forma colaborativa, potencializando o protagonismo e a autonomia dos estudantes.
Educação Financeira escolar para compreensão do impacto econômico da pandemia da covid-19: um relato de prática no Ensino Médio
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO trabalho se refere a um relato no campo do ensino da Matemática, especificamente na temática Educação Financeira Escolar, tratando do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Aplicou-se uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos em três etapas consecutivas: aplicação de questionário, análise dos dados obtidos e aplicação de aula expositiva dialogada. Ficou evidente que as famílias precisaram mudar seus hábitos de consumo e planejar melhor a forma como lidam com as finanças.
Santinha: uma breve biografia de dona Carmela Dutra
Formação de ProfessoresA vida de Carmela Dutra, professora, ativista católica e primeira-dama brasileira, mostra bem as influências que teve sobre a Presidência da República e a sociedade na época da Guerra Fria, tornando-se hoje nome de colégio normal e hospital.
Metodologia de ensino da Literatura
Lívia Cristina Pereira de Souza
Que tal um cafezinho? Métodos de preparo de café como temática de ensino em Ciências
Biologia e Biociências, Química e Vivências de Sala de AulaEste relato contém as observações referentes à aplicação de uma sequência didática abordando o conteúdo separação de misturas em uma aula de Ciências, com uma turma multisseriada de 5ª e 6ª etapa de EJA. A sequência foi desenvolvida em oficina que compreendeu a apresentação teórica de três processos de extração da bebida, a demonstração prática e degustação do café produzido. Pode-se concluir que a realização da atividade teve impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem, pois foi possível visualizar na prática e de forma contextualizada o que foi aprendido na aula teórica.
A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de AulaA utilização de jogos pedagógicos é um recurso importante para que as aulas de Matemática sejam mais dinâmicas e atrativas. O trabalho tem como objetivo geral apresentar o emprego de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. O tipo de pesquisa utilizada foi a exploratória, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados foi a documentação indireta; a análise dos dados e informações foi qualitativa. Foram abordados os desafios no ensino da Matemática, a abordagem de jogos como recursos didáticos e alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados.
Importância e contribuições dos programas institucionais de formação de professores na percepção dos licenciandos do IFMT
Formação de ProfessoresO objetivo deste estudo é compreender as contribuições dos programas institucionais de formação de professores (Pibid, PID e PRP) pela percepção dos estudantes bolsistas do IFMT – Câmpus Confresa. É uma pesquisa de campo qualitativa, cujos dados foram coletados e analisados em quatro grandes categorias: 1) motivação e expectativas em participar dos programas, 2) importância dos programas, 3) contribuições com a formação docente e 4) os desafios e avaliação da experiência. A análise dos resultados indica que os programas são considerados importantes para a inserção na rotina da escola.