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A construção social do "problema" das drogas
Entre a glamourização e a demonização do uso de drogas, e em que pese a produção de conhecimento que procura dar conta da complexidade da experiência, a população consumidora continua sendo vista como a grande culpada. De um lado, a população consumidora que carrega algum estigma social - racial, ocupacional, habitacional, nacional, entre outros -, que consome drogas de baixa qualidade e, principalmente, que encontra, no comércio da droga, sua fonte de sobrevivência e de inserção social, ainda que na ilegalidade. De outro, aquela que, por sua posição social e econômica, não é estigmatizada e que se ampara na ideologia liberal que justifica que se limite para alguns - cidadão ou cidadã de "primeira classe" - o poder do Estado de interferir na vida privada. Reiteram-se as afirmações "o uso de drogas desagrega as famílias", "o uso de drogas leva à violência", "enquanto houver usuários, haverá tráfico", "quem usa drogas participa da violência que cerca sua produção", "vamos seguir os usuários e chegaremos aos traficantes". Afirma-se que "enquanto houver demanda, haverá oferta". Mas não há razões suficientes para crermos que o "problema" da droga esteja apenas no consumo, como insistem alguns governos, instituições e parte da mídia. O consumo parece ser a ponta de um iceberg, expressão do mal-estar do sujeito no mundo moderno. Pois a demanda não brota espontaneamente, ela é produzida social e historicamente.
Práticas pedagógicas e sensorialidades na Educação Infantil em Teresina/PI
Educação InfantilEste relato é decorrente de um trabalho realizado na disciplina Educação Infantil e Diferentes Linguagens, do curso de Pedagogia da UFPI. Objetivou-se compreender como o estímulo sensorial instiga o desenvolvimento da criança e afeta o seu aprendizado. Para tanto, foram observadas práticas pedagógicas utilizadas por uma professora de Educação Infantil, na escola de codinome Arco-Íris, em Teresina/PI. É um estudo descritivo com abordagem qualitativa, apoiado no princípio da construção compartilhada do conhecimento. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os aportes curriculares e pedagógicos, com observações e brincadeira sensorial.
A observação de aves como estratégia de Educação Ambiental para alunos do Ensino Médio
Biologia e BiociênciasA observação de aves pode contribuir para sensibilizar estudantes sobre a importância da conservação da avifauna. Neste trabalho, apresentamos uma atividade de observação de aves realizada com alunos do Ensino Médio de um colégio estadual localizado em Arraial do Cabo/RJ. Durante o projeto, foram observadas 27 espécies de aves, pertencentes a 10 ordens e 19 famílias diferentes. A avaliação do projeto foi realizada por meio de questionário. Participaram 49 estudantes, dos quais 94% afirmaram ter gostado da atividade; 57% consideraram a atividade como muito boa e 39% como boa.
Os educadores e as competências de ensino em EaD no pós-covid-19
Educação a Distância, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalTendo como pano de fundo e, ao mesmo tempo, agente catalisador à covid-19 constatamos que a concepção e prática do ensino em EaD passa atualmente por significativas transformações no Brasil, principalmente nos níveis mais básicos do ensino oficial. Assim, este artigo apresenta informações, análises, questionamentos e sugestões com o objetivo de fomentar reflexões sobre um tema que se tornou mandatório no ambiente escolar: o ensino público a distância mediado pela web.
O ensino de Língua Portuguesa no Brasil e as diferenças dialetais: a proposta do bidialetalismo funcional de Magda Soares
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Estrangeira e Política EducacionalEste trabalho discute o ensino de Língua Portuguesa no Brasil a partir da proposta do bidialetalismo funcional, elaborada por Magda Soares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicaram os pontos em que existem mais dificuldades no ensino da língua relativamente aos aspectos que caracterizam a variedade falada pela maioria dos alunos. Com a pesquisa, concluímos que se faz necessário revisar as metodologias de ensino de LP adotadas em diversas escolas. Sugerimos, ao final, uma atividade que pode ser realizada com eventuais adaptações.
A ilustração em duas obras da literatura infantil e juvenil produzida por Neusa Jordem Possatti
Artes Plásticas, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasA ilustração tem papel de grande importância na constituição do livro de literatura infantil e juvenil. A construção de sentido na relação entre o visual e o verbal é imprescindível para a formação de leitores críticos. Por isso, é fundamental que haja diálogo entre o ilustrador e o escritor. Nosso interesse em realizar esta pesquisa se deu por dois motivos. O primeiro foi trabalhar com literatura infantil e juvenil de autoria feminina, e o segundo foi eleger obras que enfatizassem o protagonismo do feminino. As obras eleitas para elaboração deste artigo foram Ciça e Ciça e a Rainha, de Neusa Jordem Possatti.
Ofensiva neoliberal e as implicações na área educacional
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalA mundialização do capital trouxe novas configurações para a área educacional. No Brasil, desde 1995, aprofundou-se a ideia de desresponsabilização do Estado quanto à oferta dos serviços públicos. O campo educacional se tornou um mercado competitivo para as empresas especialistas em serviços educativos; a vinda dos empresários da Educação para a formulação e avaliação das políticas públicas levou à competição entre as escolas. A lógica mercantil adentrou os espaços educativos no processo de incorporação da competitividade empresarial no setor público; o gerencialismo passou a ser a base de reorganização do trabalho educativo.
A aula de campo como instrumento facilitador da aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental
GeografiaA realização de aulas de campo possibilita que os alunos relacionem a teoria, vista em sala de aula, à prática que é descoberta nessas atividades. Uma experiência na Paraíba mostra que essas práticas fora dos muros da sala de aula são um instrumento eficiente e proveitoso.
Aproximando Anísio Teixeira e as recentes políticas de gestão na educação
Política EducacionalEste ensaio objetiva aproximar o pensamento de Anísio Teixeira e as recentes políticas públicas voltadas para a gestão escolar. O intuito é analisar, sob a ótica do educador, como a gestão escolar brasileira vem sendo forjada, principalmente a partir da década de 1990. Esse recorte temporal se deve à descentralização administrativa realizada naquela década, que delegou às escolas a responsabilidade pela provisão e pelos resultados dos serviços prestados. No entanto, essa medida não é verificada na realidade das escolas, que devem possuir mais autonomia para atender às demandas locais e contribuir para um projeto democrático de nação.