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Interdisciplinaridade: experimentos de Ciências em escola rural do Xingu, no Pará
Biologia e Biociências, Física e Química

A pesquisa examinou a eficácia de abordagens interdisciplinares em Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Conduzida em uma escola rural na cidade de Altamira/PA, a investigação envolveu 25 estudantes do 9º ano que realizaram experimentos de Biologia, Física e Química com materiais acessíveis. A coleta de informações foi feita por meio de testes antes e depois da atividade. Os resultados ressaltaram a relevância de estratégias pedagógicas adaptadas ao ambiente rural para uma educação efetiva, enfatizando a valorização da cultura local e a formação de cidadãos críticos e engajados.

A contextualização no ensino de Ciências: o tratamento doméstico da água
Ecologia e Meio Ambiente

Os riscos de contaminação da água e suas consequências para a população estão presentes na ordem do dia; um curso da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj teve o objetivo de preparar professores da Educação Básica para trabalhar esse assunto e sua presença na realidade dos alunos dos cursistas.

Inserção do ensino remoto para professores de escolas públicas do interior do Estado do Amazonas, na pandemia
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo apresenta a experiência de uma professora com o uso das tecnologias digitais no Município de Anori/AM e discute o impacto da covid-19 para os professores que lecionaram na modalidade de ensino remoto na Amazônia. A metodologia se caracteriza pelo relato de experiência, conhecimento produzido pela pesquisa qualitativa que põe em relevo a elaboração ativa da memória de um sujeito que sente e pensa sobre o fenômeno que lhe afeta, legitimando o objeto que se deseja apreender. O método está sustentado nas vivências, afetividades e nas observações em contexto.

O ensino de Biologia em perfis do Instagram
Biologia e Biociências

As redes sociais representam uma forma de comunicação de grande visibilidade. Podem ser utilizadas para a divulgação científica, como ferramentas no ensino da Biologia, buscando auxiliar na aprendizagem. Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca por ser uma plataforma com diversas ferramentas de interação com o público. Neste trabalho buscou-se analisar as publicações de três perfis de Instagram que abordam o ensino de Biologia. A análise considera que nos três perfis há potencial para serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.

Educação Ambiental, turismo pedagógico e iniciação científica
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química, Geografia, Avaliação, Vivências de Sala de Aula, Espaços Urbanos e Política Educacional

As atividades de campo constituem importante estratégia para o ensino de Ciências. Nesse sentido, alinham-se os aspectos educacionais à aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é melhorar as atividades de ensino-aprendizagem realizando atividades práticas ligadas à Educação Ambiental e reconhecimento do espaço geográfico. A atividade envolveu turmas do Ensino Médio responsáveis por descrever as atividades realizadas, resumir as percepções obtidas, realizar coleta de água, analisar as amostras e montar um artigo e apresentá-lo em modelo acadêmico. Utilizou-se o alfakit para a reação colorimétrica e contagem de coliformes fecais. Os resultados demonstraram que foram poucas as diferenças nas amostras, porém a Praia dos Anjos apresentou maiores quantidades de coliformes fecais. No que tange à construção dos artigos, estes se mostraram insuficientes. As conclusões apontam que a grande dificuldade foi a falta de prática com esse tipo de trabalho e a falta de ferramentas para a construção, como acesso a computadores.

Contextos lúdicos: o sentido real de aprender brincando
Educação Infantil

O presente artigo refere-se ao tema brincadeiras infantis e suas contribuições e substancialidade para o processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil, envolvendo questões que abrangem o cotidiano das crianças, como: brincadeiras, jogos e práticas lúdicas, enfim, busca compreender a magnitude das ações lúdicas no processo de aprendizagem efetivo e significativo. Questionam-se quais as reais funções e importância do brincar para o desenvolvimento social e aprendizagem da criança na Educação Infantil. Justifica-se a pesquisa, partindo do pressuposto de que as brincadeiras e jogos são ações de grande relevância para a infância, em que a criança se descobre e desenvolve habilidades e competências.

Um estudo sobre a presença de disciplinas relacionadas à Educação Especial nas licenciaturas em Matemática no Rio de Janeiro
Matemática e Educação Especial e Inclusiva

Com o aumento das matrículas de alunos da Educação Especial em todos os níveis de ensino, faz-se cada vez mais necessário que o contato com conceitos de Educação Especial e Inclusiva ocorra na formação inicial. Neste trabalho, apresentamos uma discussão de caráter documental a fim de relatar que conceitos da área de Educação Especial se fazem presentes nos currículos das licenciaturas em Matemática de instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro. Esperamos que este trabalho apresente o que ainda falta nas licenciaturas em Matemática para uma formação que possibilite maior segurança e efetividade para uma educação com inclusão e equidade.

Produção de papel-semente: uma alternativa para desenvolver a Educação Ambiental no meio escolar
Ecologia e Meio Ambiente

O presente estudo abordou a prática pedagógica de produção de papel-semente a partir do papel reciclado como forma de desenvolver a Educação Ambiental no contexto escolar, demonstrando a importância da reciclagem do papel para reduzir a geração de resíduos sólidos e tornar a escola um ambiente mais sustentável. O trabalho foi desenvolvido por alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Penaforte/CE. A produção do papel-semente ocorreu reciclando o papel descartado nas salas e com peneira, balde, esponjas, panos, liquidificador, papel e sementes de uso culinário.

Gibis no ensino: uma proposta de aprendizagem lúdica e interdisciplinar
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A licenciatura em Ciências Biológicas concentra-se nos saberes pedagógicos e interdisciplinares, de modo que futuros professores possam desenvolver práticas pedagógicas com mais autenticidade. O objetivo do estudo é relatar a experiência desenvolvida na disciplina Leitura e Produção de Imagem, do curso de Ciências Biológicas da UNEB, a partir da confecção de gibis temáticos como estímulo à leitura, à escrita e à criatividade. Partiu-se do seguinte questionamento: o que há por trás do imaginário de alunos novatos e veteranos na confecção de gibis temáticos? As temáticas envolvem Educação Ambiental e meio ambiente.

Formação continuada de professores de Matemática e Física: integração de recursos tecnológicos
Matemática

Um curso voltado para a capacitação de professores de Matemática e de Física para o uso de recursos tecnológicos se desenvolveu com base em softwares específicos para essas disciplinas, a partir de atividades elaboradas nesses aplicativos; a troca de experiências entre os docentes foi essencial para o sucesso.