Biblioteca
Filtrar os artigos
Na teia do saber: modelagem didática tridimensional aplicada ao processo de ensino-aprendizagem sobre aranhas (Arachnida: Araneae) na 2ª série do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaAs aranhas são animais que pertencem à Ordem Araneae, possuem 132 famílias e mais de 50 mil espécies catalogadas. São animais com relevante importância ecológica, pois são predadoras de insetos, atuando no controle populacional; são consideradas bioindicadoras da qualidade ambiental. Compreendendo a importância das aranhas para o equilíbrio biológico, torna-se necessária a fomentação de práticas educativas para sensibilizar quanto à importância de proteger esses animais. Nesse sentido, os espaços escolares apresentam relevante importância.
Educação Infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular
Educação InfantilEste trabalho aborda a Educação Infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, cujo objetivo é investigar como a organização curricular dessa etapa de ensino está estruturada no documento. Para a realização da pesquisa, foi realizada uma revisão teórica acerca da história da Educação Infantil, apresentação da Base Nacional Comum Curricular, bem como seus principais objetivos, seu conceito de criança e as suas orientações curriculares para a organização da Educação Infantil. O estudo foi feito com base em análise qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e documental.
O protagonismo juvenil e as aulas de História: uma necessidade frente aos desafios dos tempos atuais
HistóriaCriar uma prática de estudo ativo de História não é fácil, mas, utilizando aspectos da cidadania, é possível desconstruir conceitos prontos e dar protagonismo aos estudantes – especialmente nas Ciências Humanas.
Sistema e subversão
Este artigo propõe uma reflexão sobre o poder das imagens da publicidade, mostrando uma distinção ideológica entre Publicidade e Propaganda, o começo do desenvolvimento da publicidade brasileira, nos anos 1950, até o predomínio da imagem no momento atual. A partir daí, estabelecemos uma analogia entre esse sistema de comunicação e a subversão dele por uma série de manifestações estéticas denominadas genericamente como Arte Urbana.
A verdadeira função da atividade jurisprudencial
Anderson de Andrade Rocha
Educação integralizada: as salas de recursos multifuncionais como instrumento de ensino e aprendizagem
Educação Especial e InclusivaAo longo da história, a Educação Especial tem conquistado grandes evoluções na qualidade de ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais, uma vez que, sempre marcada pelos preconceitos, a escola inclusiva procura abominar essas causas reconhecendo os deficientes como sujeitos diferentes que possuem os mesmos direitos e valores no meio social. Para que os alunos e alunas especiais tivessem um ensino totalmente qualificado, o sistema educacional especializado criou nas escolas inclusivas salas de aula multifuncionais com recursos e tecnologias avançadas onde os profissionais oferecem atendimento totalmente diversificado, procurando beneficiar os aprendizes especiais de acordo com a especificidade de sua deficiência. Em virtude das conquistas atribuídas à Educação Especial (EE), no Brasil optou-se pela realização de pesquisas de campo e bibliográfica que tem por título: Educação integralizada: a sala de recurso multifuncional como instrumento de aprendizagem, com a finalidade de aprofundar o conhecimento da práxis realizada nas salas de recursos multifuncionais. Na pesquisa, é viável afirmar que para obter sucesso com os alunos especiais é preciso preparação, bons pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que permitem aos alunos especiais o desenvolvimento dos seus aspectos cognitivos. É necessário ressaltar que as salas de recursos multifuncionais são utilizadas como instrumento para integralização do educando no seu contexto escolar, facilitando a relação do aluno com a comunidade escolar. O objetivo foi analisar por meio de observações e aplicação de questionário dados qualitativos com perguntas fechadas do tema proposto.
Autonomia na BNCC: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire
Política EducacionalO presente estudo analisa as concepções de autonomia presentes na BNCC sob a perspectiva freiriana. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, as menções ao termo foram categorizadas e analisadas, assim como suas relações com o contexto de elaboração e implementação do documento. A ausência de menções a Paulo Freire ou a outro pensador relacionado ao tema, associada à polissemia nas ocorrências da palavra, permitiu identificar a inexistência de referencial teórico para autonomia. Da mesma forma, sua utilização no texto estruturante revela a existência de uma perspectiva de formação com foco na adaptação do educando às contradições impostas pela mesma lógica excludente da Base.
Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaNo mês de março de 2020, diversas atividades foram interrompidas devido à pandemia da covid-19, fato que foi impactante mundialmente em vários aspectos. Com o isolamento, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas, fazendo com que os professores e os estudantes fossem obrigados a se adaptar aos recursos tecnológicos de forma remota, o que acarretou vários impactos prejudiciais ao ensino-aprendizado, tanto para a Educação Básica quanto do Ensino Superior, gerando abalos em docentes e discentes. O presente trabalho contempla o relato de experiências vividas nesses dois espaços educativos.
Educação para que(m)? Lições do modelo finlandês para a escola pública brasileira
Formação de Professores e Política EducacionalEducação de surdos no Brasil: atendimento educacional especializado para pessoas com surdez na Educação Escolar Indígena
Antropologia, Comunicação, História, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente trabalho é um excerto da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais ofertada pela Universidade Candido Mendes sob o título “Línguas Indígenas no Brasil: Ka'apor, a outra língua de sinais brasileira”; tem como objetivo proporcionar maior compreensão aos leitores, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que têm interesse pelos estudos sobre a surdez e povos indígenas, com conhecimento a respeito da história da Educação de surdos no Brasil e, por conseguinte, sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas escolas regulares e voltado para a população indígena surda.