Biblioteca
Filtrar os artigos
Racismo na obra lobatiana: uma análise do livro "Caçadas de Pedrinho"
Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo analisa a obra Caçadas de Pedrinho, escrita por Monteiro Lobato e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, acusada de racismo. Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a Lei nº 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e as contribuições de Eduardo de Assis Duarte, que discute o negro na literatura brasileira. Este artigo trata da forma como os docentes devem abordar obras semelhantes às lobatianas, para as quais a censura não é uma escolha viável, devido aos fatores que remetem ao contexto histórico no qual elas foram escritas.
Um olhar sobre o currículo inclusivo para além dos aspectos burocráticos
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste artigo propõe-se a realizar uma análise acerca do currículo escolar destinado ao campo da Educação Inclusiva, trazendo uma revisão bibliográfica acerca da temática da Educação Inclusiva no Brasil, dentre alguns dispositivos legais que sustentam a modalidade, de modo a contrastar as suas aplicabilidades com o que acontece efetivamente. Apresenta-se como objetivo deste artigo registrar que incluir o deficiente no contexto educacional não deve ser encarado de forma burocrática, tampouco um privilégio. A presente pesquisa encontra-se em fase introdutória, uma vez que o desejo maior é fazê-la solidificar-se e poder contribuir com a melhoria do ensino. O artigo elucida citações de autores que possuem a Educação Inclusiva como temática para suas publicações, bem como leis e demais mecanismos legais que embasam a educação nacional. Aponta-se, inicialmente, que a formação docente adequada é meio fundamental para que a inclusão aconteça na prática e os direitos das pessoas com deficiência sejam assegurados no âmbito escolar e não apenas sejam vistos como formas burocráticas de fazer cumprir as leis que garantem a Educação Inclusiva no Brasil.
Projeto Biblioteca de Aulas: relato de experiência em escola pública
Vivências de Sala de AulaEste artigo fala sobre um projeto independente de voluntariado com graduandos da UFF chamado Biblioteca de Aulas, em comunidade escolar, comparando o começo e final das aulas, com depoimentos de professores e a experiência dos voluntários. O objetivo é incentivar nos alunos o interesse em aprender e empreender. A questão de pesquisa é como abordar os alunos com temas de empreendedorismo ou outros assuntos do mundo do trabalho. O artigo visa descrever a experiência de ser universitário voluntário em uma escola pública em periferia.
Regiões poligonais triangulares: uma investigação com dobraduras no Ensino Fundamental
Matemática, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetivou investigar de que forma as dobraduras auxiliam no ensino-aprendizagem de formas geométricas. Foram apresentadas atividades investigativas no 7º ano do Ensino Fundamental pelo Google Meet durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa abordando triângulos e respectivas regiões triangulares. A metodologia foi uma sequência de ensino utilizando materiais manipuláveis, explorando dobraduras. Mesmo no ensino remoto, foi possível aproximar a Geometria aos alunos com atividades concretas. As aulas foram gravadas em vídeo pelo professor, e, posteriormente, as gravações foram analisadas.
A importância e os desafios do método ABA para a inclusão de crianças autistas na rede regular de ensino
Educação Especial e InclusivaA presente pesquisa tem o objetivo de analisar a importância e os desafios da utilização do método ABA na inclusão de crianças autistas na rede regular de ensino, compreender a utilização deste método e seus processos de desenvolvimento e definir a origem e o conceito do termo autista por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica através da análise e reflexões de diferentes autores. Dessa forma, inicialmente serão abordados a origem e os conceitos do termo autista; em seguida, será apresentada a análise da importância e dos desafios da aplicação do método ABA, assim como seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, será observada a relevância desse método para a inclusão de crianças autistas e para seu desenvolvimento integral visando maior autonomia para atuar no seu meio.
O uso de metodologias ativas no ensino das funções trigonométricas: uma adequação para o novo Ensino Médio
Matemática e Vivências de Sala de AulaO presente estudo realizou a investigação sobre a utilização das metodologias ativas como recurso didático no ensino da Matemática, especificamente no caso das funções trigonométricas. Foi adotada a metodologia PBL (Problem Based Learning), que consiste na aprendizagem a partir de situações motivadoras, com a apresentação de problemas da vida real para que os alunos apresentem soluções, construindo assim os novos significados. O método condiz com a proposta da BNCC para o Novo Ensino Médio, a ser implementada em todo o Brasil a partir de 2022.
A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
Formação de ProfessoresEm resposta ao processo de desagregação e racionalização da vida no mundo ocidental, a interdisciplinaridade propõe uma abertura para que seja diminuído o controle sobre na vida e nas escolas, visto que o movimento natural da vida é fluição.
Ensino de Geografia e Educação Ambiental crítica: aportes para a (re)construção do conceito de natureza em sala de aula
GeografiaDe que maneira a representação e noção predominante de natureza tem sido evocada por professoras e professores da Educação Básica no processo de mediação do ensino-aprendizagem? A (re)construção do conceito de natureza a partir da Geografia escolar consiste no objeto de estudo deste artigo, que busca realizar um diálogo com a Educação Ambiental crítica para extrair aportes que contribuam para a compreensão da relação sociedade-natureza superando a concepção dualista, responsável pela disjunção que se perpetua, inclusive no interior da Geografia, desfavorecendo a construção de objetos do conhecimento híbridos.
O desafio da comunicação nas aulas de Ciências e Biologia, a partir da prática docente na rede pública de ensino de Formiga/MG
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaParte-se do pressuposto de que a comunicação é um fenômeno central da Educação e interfere objetivamente no processo de ensino e aprendizagem das Ciências e da Biologia. Pretende-se investigar quais os métodos de comunicação mais utilizados pelos professores nas aulas de Ciências e Biologia e analisar a sua relevância na construção do conhecimento. Optou-se pela metodologia qualitativa e aplicou-se a Análise Textual Discursiva para a construção de metatextos a partir dos resultados e coletaram-se dados através de questionário estruturado com a participação de sete professores de Ciências e Biologia do município de Formiga/MG. Analisados os dados, prosseguimos na elaboração de discussões em torno da importância da comunicação no processo de ensino e aprendizagem, quais os meios de comunicação mais utilizados em sala de aula para otimizar a comunicação com os alunos, como os professores fazem uso dos termos científicos na sala de aula, em quais séries e conteúdos os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, como os professores buscam facilitar a comunicação em suas aulas e se utilizam algum recurso tecnológico como forma de comunicação. Alcançaram-se ótimos resultados em torno da identificação da importância da comunicação no cotidiano da sala de aula centrada no uso tradicional de recursos digitais e a demonstração da relevância do paralelismo entre o vocabulário científico e o popular.
Produção de jogos como recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e Meio Ambiente
GeografiaUma atividade lúdica pode tornar a aula mais interessante e atrativa, além de facilitar a aprendizagem. Jogos educativos são bons auxiliares se forem trabalhados de forma correta e objetiva e devem ter sentido para o aluno,fazer relação com seu dia a dia, apresentar fatos concretos, observáveis e mensuráveis e relacionar-se com o conteúdo exposto em sala de aula.