Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Mapeamento e análise da cultura organizacional: um instrumento prático para a gestão escolar
Instituição Escola

O presente trabalho discute a importância do mapeamento de traços da cultura organizacional, com base em autores da Administração e da Sociologia, como Hofstede, Hofstede e Minkov, Gerhardt e Silveira, e Hoy e Miskel. Esses autores apresentam a junção da perspectiva técnica da cultura organizacional e consideram as particularidades da escola. O estudo contribui com a proposição de um instrumento que abarca os conceitos abordados e apresenta uma forma prática e sistematizada de transformar os dados coletados em informação, propondo uma análise baseada na metodologia de satisfação do cliente.

Filmes na sala de aula como estratégia pedagógica para aprendizagem ativa
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de filme para o ensino e aprendizagem de conteúdo de Biologia, sendo esta uma estratégia pedagógica norteada pelas metodologias ativas. A pesquisa foi qualitativa descritiva, envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rubim/MG. As atividades da pesquisa tiveram por base o filme O óleo de Lorenzo. Os resultados apontam que o filme dá possibilidade para o trabalho com conteúdo das disciplinas escolares e que os alunos aceitaram a metodologia e argumentaram que aprenderam de modo fácil. Conclui-se que o filme é um recurso proveitoso para os processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja analisado a priori e as atividades didáticas sejam planejadas criteriosamente.

Estratégias de ensino-aprendizagem nas salas ambientes
Educação Infantil

Este texto propõe compreender como são trabalhadas as estratégias de ensino-aprendizagem e as dificuldades para manutenção de um projeto com salas ambientes. Trata-se de uma pesquisa sobre a implantação e manutenção do referido projeto nas escolas municipais de Cuiabá. Os participantes são cinco gestores que iniciaram o trabalho com as salas ambientes desde sua implantação. A metodologia utilizada para este estudo é de Análise de Conteúdo; seu instrumento de coleta é entrevista semiestruturada. Sua manutenção envolve formação, estrutura física e dimensão social.

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA:

Ciências e Artes: Educação Ambiental e interdisciplinaridade na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo traz reflexões acerca da contribuição da interdisciplinaridade, por meio da Arte e da Ciência, como ferramenta para a Educação Ambiental no Ensino Infantil. A união das disciplinas auxilia o ser humano a compreender o mundo ao seu redor. O tema da interdisciplinaridade nos permite integrar disciplinas com um objetivo comum, facilitando o ensino-aprendizado dos alunos. Cada uma das disciplinas colabora para a valorização da Educação Ambiental junto a crianças, o que poderá fazer com que o mundo se torne um lugar melhor.

Os jogos como estratégia de ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática

Esta pesquisa tem como tema os jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem como estratégia pedagógica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é analisar a relevância dos jogos matemáticos para a aprendizagem desses alunos, refletindo sobre o uso como importante recurso no contexto escolar, considerando que pode provocar no estudante o interesse e o prazer em estudar, tendo como pano de fundo a análise das questões que envolvem a interação, a socialização, a inclusão e a construção do conhecimento, motivando o aluno a construir sua autonomia e sua identidade. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica.

"Ainda bem que você postou, me deu mais segurança"
Matemática

Reflexões sobre formação continuada de professores de Matemática são registradas em um fórum de discussão sobre o tema e mostram como esse espaço de interação social possui grande potencial de levar os participantes a repensar suas práticas pedagógicas e sanar lacunas em suas formações.

O Rio de João

Mané Garrincha, lendário craque do Botafogo e bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1958 e 1962), chamava todos seus adversários de "João". Fosse numa pelada descalça em campo de terra batida, fosse em uma final de Copa do Mundo, o que o Mané queria era fazer os "Joões" de bobos.

A introdução das vivências do voleibol no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Este trabalho tem como objetivo apresentar o voleibol aos estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, tendo como margem a construção do conhecimento e a interação entre os alunos, respeitando as possibilidades de cada um. Entre os objetivos específicos foram discutidas: a prática do voleibol lúdico na escola e suas possibilidades como conteúdo da Educação Física e instrumento esportivo aos estudantes para a descoberta de suas capacidades e habilidades motoras. Essas questões devem ser trabalhadas com o intuito de fazer o aprendiz confrontar-se com os conhecimentos do senso comum em comparação ao conhecimento científico.

Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.