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A História de duas Aldeias e uma Cidade

Localizada na Vila de Visconde de Mauá, no meio da Serra da Mantiqueira, o Colégio Estadual Antônio Quirino mantém, desde 2000, um programa de intercâmbio com uma escola alemã de ensino médio. A partir de 2004, cinco escolas sul-africanas também passaram a participar do projeto.

O ensino-aprendizagem do raciocínio lógico-matemático na Educação Infantil
Matemática, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O raciocínio lógico serve para organizar os pensamentos a fim de chegar a conclusões sobre todo e qualquer assunto. Após a abstração do aprendizado, o indivíduo tende a representar novas sistematizações, por isso a importância dos educadores para a mediação no processo de maturação do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil. Esta pesquisa buscou reunir teóricos e trabalhos norteadores do fazer docente, passando pela legislação atual e buscando sugestões de abordagens que facilitassem o entendimento da lógica matemática, desde as primeiras relações da criança até o seu encorajamento para a prática.

A Estatística nas provas da primeira fase da OBMEP para alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo traz resultados de análises feitas em provas de edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entre 2005 e 2019, a fim de evidenciar quais os conteúdos matemáticos estatísticos abordados, de acordo com os níveis de letramento estatístico definidos por Watson e Callinghan. Apresentamos considerações acerca de letramento estatístico e da investigação para saber se o tema central desta pesquisa já foi tema de estudo dos programas de mestrado profissional em Matemática e Ensino de Ciências em Minas Gerais. Foram observadas onze questões que abordam conteúdos estatísticos e nível de letramento estatístico.

Matemática para a inclusão de idosos: estimulando a memória e o raciocínio
Matemática

Oficinas de Matemática voltadas para a inclusão de idosos visam estimular a memória e o raciocínio dessas pessoas por meio de desafios matemáticos e fortalecem a autoestima em atividades realizadas quase sempre em grupo.

Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

O objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.

Psicomotricidade da imagem e esquema corporal em uma sala de recursos multifuncionais: inclusão e desenvolvimento global em questão
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo trata de uma investigação sobre a inserção da Psicomotricidade em uma sala de recursos multifuncionais de uma escola pública do município de Maranguape/CE, enfocando o esquema e a imagem corporal como elementos que favorecem a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. O trabalho teve como objetivo investigar as estratégias de intervenção para a aquisição do esquema e da imagem corporal dos alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado (AEE). É uma pesquisa qualitativa cujo delineamento empregado foi o estudo de caso e direciona seu enfoque para uma instância particular e delimitada do fenômeno.

Estratégias pedagógicas para a construção da imagem corporal na perspectiva inclusiva e interdisciplinar
Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta estratégias pedagógicas possíveis para o desenvolvimento da imagem corporal numa perspectiva inclusiva e interdisciplinar. Trata-se de uma proposta de trabalho desenvolvida no Colégio Pedro II desde 2010 com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. A partir da utilização de estratégias como vídeos, músicas, brincadeiras, observação, comparação e representação corporal, incluindo a confecção coletiva de bonecos com as crianças, de forma participativa e inclusiva, é possível desenvolver as competências relacionadas à construção da imagem corporal, integrando diferentes áreas do conhecimento.

Possíveis desafios e dificuldades em criar um jogo didático digital utilizando a plataforma Scratch
Física

Quando o professor de Física opta por utilizar o jogo didático digital como recurso em suas aulas, nem sempre é possível encontrá-lo na internet com todas as informações necessárias. Por isso, criar o próprio jogo didático digital é o melhor caminho para atender às suas exigências. Entretanto, alguns desafios e dificuldades precisam ser enfrentados até a sua finalização. Assim, este trabalho, a partir do jogo didático digital Galileu Galilei no Tabuleiro Digital, tem como objetivo apresentar algumas dessas dificuldades e os desafios que foram superados em sua criação, utilizando a plataforma Scratch.

O reendereçamento do filme "A ilha" como estratégia didática para o ensino de genética e bioética, no Ensino Médio
Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Nos dias atuais, percebe-se a dificuldade de inserção de assuntos de natureza abstrata, como Genética, nas salas de aula. Nesse sentido, importa refletir sobre as possibilidades de dinamizar esses conteúdos a fim de ressignificá-los ao estudante. O uso de filmes pode ser uma estratégia de ensino que possibilita êxito no sentido de motivar, problematizar e incentivar aos estudos. Desse modo, o presente estudo trata de uma pesquisa realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio com ênfase no reendereçamento do filme A ilha como estratégia didática para o ensino da Genética.

Hipertensão Arterial

Trabalho de Conclusão de Curso objetivando a obtenção da nota de VT de Patologia e Imunologia Básica sob orientação do professor Márcio Barbosa.