Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Representações sociais da Educação Física: uma análise de narrativas docentes
Educação Física

A pesquisa analisa as representações da disciplina e dos professores de Educação Física no ambiente escolar para compreender como são construídas pelos docentes. Trata-se de um estudo que empregou a Análise de Conteúdo para examinar as narrativas de 21 professores de diferentes áreas de conhecimento de escolas públicas de Teresina/PI. As narrativas resultaram em três categorias de análise, revelando representações de uma identidade fragilizada do professor, de uma disciplina percebida com menos relevância no processo educacional, da postura passiva dos professores em relação a decisões importantes na escola e da falta de renovação didática na disciplina, perpetuando práticas pedagógicas antiquadas.

Possíveis temáticas para estudos em relação à prática de atividades físicas em estudantes do Ensino Médio
Educação Física

O artigo foi desenvolvido a partir de uma análise documental e revisão bibliográfica. Na análise documental o objetivo foi apresentar um relato sobre a trajetória, as alterações e a configuração atual da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e os principais conceitos de Ensino Médio Integrado. Já a revisão bibliográfica focou em identificar temas atuais para estudos com alunos do Ensino Médio Integrado, adolescentes, e suas relações com a prática de atividades físicas. Foram identificados temas relacionados às mídias eletrônicas, questionários para a verificação do nível de atividade física, autopercepção de saúde, sedentarismo, sono e autoestima.

Análise da utilização de ferramentas de inovação no ensino: um estudo de caso nos campi do IFMG em Ouro Branco e Itabirito
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Diversos esforços são realizados para desenvolver um produto ou um serviço de modo que ele possa, cada vez mais, atender às expectativas do mercado e do cliente. Como esses esforços acontecem na Educação? Foi apresentado um questionário a professores do IFMG para avaliar a percepção deles em relação a inovação.

Basquetebol na escola: percepções femininas
Educação Física

Uma pesquisa avalia o interesse e a disposição de alunas de uma escola particular do Ensino Fundamental para participar de atividades de Educação Física praticando basquetebol.

Entre confetes e serpentinas, o carnaval de Pernambuco é demais!

Ainda sob a influência de Momo, e depois de passar esses dias de folia, podemos afirmar que algumas características no carnaval de Pernambuco são inquestionáveis: a alegria e a irreverência do folião, a duração da festa (que ultrapassa o tradicional tríduo momesco) e a multiculturalidade das manifestações desse ciclo.

As Regências e o Segundo Império no Brasil

A abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, o menor D. Pedro de Alcântara, causou e foi causada por forte pressão, principalmente dos insatisfeitos, muitos das classes dominantes – grandes proprietários dos latifúndios, portanto, donos de terra e escravos; aí deu-se a crise. Eles davam como razão o fato de que as Regências não podiam dissolver o Legislativo.

Gestão popular e democrática

Direção de Ciep em Acari envolve comunidade e escola

A concepção da Matemática através da história
Matemática

A Matemática é caracterizada pelo seu alto rigor em abstração, precisão e deduções lógicas; possui extenso campo de aplicações. Por essa razão, é muito comum deparar com casos de rejeição ou dificuldade de abstração dessa disciplina que, frequentemente, é a que gera resultados negativos em relação à aprendizagem. A proposta do trabalho é investigar as causas que levam à dificuldade de aprendizagem na disciplina de Matemática mediante revisões bibliográficas de diferentes autores e quais medidas podem ser tomadas para aumentar a capacidade de compreensão da Matemática em sala de aula.

A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Neste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.

A utilização das TDIC e metodologias ativas no Ensino Médio
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo analisa os desafios da utilização de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada com docentes da cidade de Itaperuna/RJ, por meio de questionários sobre práticas pedagógicas, infraestrutura e uso das TDIC. Os resultados evidenciam que, embora as metodologias ativas favoreçam o protagonismo estudantil, sua implementação enfrenta obstáculos estruturais e formativos. Verificou-se que as TDIC, quando utilizadas estrategicamente, potencializam a aprendizagem, mas não substituem o papel do professor nem garantem, isoladamente, práticas inovadoras.