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Tecnologias educacionais: um relato de experiência no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de AulaEste artigo demonstra como as tecnologias digitais contribuem no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de um colégio privado do Paraná. A pesquisa foi realizada a partir da literatura especializada, além de acesso a sites de busca acadêmica e bibliotecas virtuais. A experiência com a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula foi desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando as plataformas Khan Academy, Phet.colorado, Kahoot e Wordwall. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais fez as aulas mais dinâmicas, atrativas e participativas.
Qual o tamanho do infinito?
Fascinante seria especular sobre a origem da noção de infinito no espírito humano. Teria algo a ver com a percepção da finitude da vida diante do tempo? A percepção da imensidão que nos separa das estrelas? A visão do horizonte como algo inatingível? Existem tribos que só sabem contar até dez. Possuem elas a noção de um infinito? Da eternidade dos espíritos, por exemplo? Não estariam todas essas possíveis origens ligadas ao sentimento primeiro do tempo como uma sucessão de eventos? Se assim o é, o que impede que essa noção se estenda ao processo de contagem? Fato é que em algum momento da história da humanidade, o infinito irrompeu no universo da matemática revelando-se, ao mesmo tempo, alicerce para seu desenvolvimento e fonte de problemas filosóficos ainda sem soluções.
Prova: instrumento avaliativo antigo, mas abordado em uma perspectiva construtivista
Formação de ProfessoresAs provas são consideradas instrumentos confiáveis, especialmente quando seu objetivo é quantificar os melhores e os mais preparados – incluindo aí os concursos para o mercado de trabalho. O melhor é passar as provas de uma vertente classificatória/eliminatória para uma perspectiva construtivista.
O que já foi publicado sobre oficina temática para o Ensino Fundamental
Formação de ProfessoresEste trabalho apresenta um panorama de pesquisas com oficinas temáticas para o Ensino Fundamental. É uma pesquisa de cunho bibliográfico que busca, no Banco de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira, usando operadores booleanos, aspas e AND, empregando as palavras-chave “oficinas temáticas” AND “ensino fundamental”. Os trabalhos localizados foram subdivididos em três categorias: Fundamental I, Fundamental II e Formação de Professores. Pode-se concluir que há temas relevantes para a formação integral dos educandos e há diversas possibilidades a serem exploradas.
Roda de conversa na Educação Infantil
História, Psicologia, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalNesta pesquisa, procurou-se refletir sobre a importância da roda de conversa e das brincadeiras na Educação Infantil, compreendendo-as como um espaço rico de articulação entre teoria e prática. O estudo das práticas pedagógicas em uma instituição de Educação Infantil possibilitou socializar o contexto real da sala de aula e repensar tanto a relação entre teoria e prática quanto os referenciais lidos e compartilhados no processo formativo. Para fundamentar a análise, foram utilizados os estudos de autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Rousseau, que ofereceram o embasamento teórico do presente trabalho.
O processo de adaptação da criança na Educação Infantil: a importância do acolhimento
Educação InfantilEste artigo buscou discutir de forma relevante a adaptação da criança na creche e como o acolhimento é importante nesse processo, pois trata-se de uma fase difícil não só para a criança, mas para todos os envolvidos na etapa. Com as bases teóricas de alguns autores como Reda e Ujiie, Balaban e Ortiz, entre outros, foi possível conceituar a adaptação e os desafios enfrentados pelas crianças. Por meio da pesquisa de campo realizada com dois questionários distintos e aplicados online a professores e familiares dos alunos da Creche Escola Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes/RJ, fez-se um estudo investigativo sobre a temática que envolve a criança no contexto da Educação Infantil.
Caminhos metodológicos para a montagem de rodas de conversa sobre escola e bullying a partir de preliminar de pesquisa
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Cidadania e ComportamentoEste estudo questiona a necessidade de reflexão a respeito do bullying e as várias formas de violência presentes no contexto escolar entre adolescentes do Ensino Médio e apresenta dados de uma pesquisa que buscou averiguar as possibilidades de realização de pesquisa de campo, que ocorreu em uma escola estadual localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 14 de outubro de 2022. Essa preliminar foi basilar para a definição de assuntos a serem tratados nas rodas de conversa que seriam realizadas na sequência, bem como critérios de inclusão para a participação às rodas e cuidados práticos.
Musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital: uma preliminar de pesquisa
Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e MúsicaO presente trabalho apresenta e discute os dados de uma pesquisa preliminar desenvolvida com o objetivo de compreender aspectos mais amplos do campo que, posteriormente, subsidiaram investigação de mestrado sobre a inserção da música como ferramenta pedagógica e facilitadora do desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil, por meio do uso da tecnologia digital, especificamente o podcast. A pesquisa inicial foi realizada conforme a Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), envolvendo cinco professoras de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Inclusão e tecnologia na Educação do Campo – uma experiência nas escolas das ilhas de Paranaguá/PR
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresPromover a inclusão de estudantes autistas em escolas do campo pode ser uma tarefa desafiadora em vista das características desse contexto de ensino. Discute-se aqui a relação entre inclusão e Educação no Campo com o uso de recursos tecnológicos. A informatização dos processos de ensino expôs a dificuldade dos educadores de incluir estudantes autistas em atividades centradas no uso de recursos digitais. Identifica-se a necessidade de oferecer capacitação aos profissionais de ensino e recursos pedagógicos voltados para a efetiva utilização do equipamento digital disponibilizado.
Práticas pedagógicas de Língua Inglesa no ensino-aprendizagem de educandos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Língua EstrangeiraEstudantes com síndrome de Down apresentam déficits intelectuais, de linguagem, de aprendizagem, além da dificuldade auditiva e fonológica, mas isso não significa que não consigam aprender. Apesar de tantas dificuldades no percurso acadêmico, eles têm direito à educação e ao aprendizado de uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar artigos que tratam da questão da prática pedagógica de Língua Inglesa para estudantes com síndrome de Down, para a compreensão de como é a síndrome nos estudantes e as dificuldades que eles carregam para aprender uma língua, e como o professor pode ajudá-los na aprendizagem.