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Contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia: potencialidades e aplicações curriculares
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho é um relato de uma série de atividades pedagógicas realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivo analisar, sob a ótica dos docentes e discentes, as contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia. Dois questionários foram aplicados aos alunos e aos docentes de Biologia após a realização das atividades. Houve boa receptividade dos docentes e dos discentes às atividades realizadas e à inserção do tema Astrobiologia no ensino da disciplina Biologia. Pela ótica dos docentes, muitos temas previstos nos PCN do Ensino Médio e na BNCC podem ser trabalhos à luz da Astrobiologia.
CAFÉ E O SURGIMENTO DO MERCADO DE COMMODITIES NO SÉCULO XIX
O termo inglês commodity provém da língua francesa (commodité), cuja tradução consiste basicamente nas expressões portuguesas mercadoria, produto (De Lucca, 2001, p. 100). Mais do que a própria etimologia da palavra, é o seu léxico que realmente importa para a análise, uma vez que o uso do termo remete a um sentido formulado ao longo de séculos. Quer dizer que a definição apropriada para commodity se estabelece da seguinte forma: produto primário-exportador, com pequeno grau de industrialização e produzido em grandes quantidades, conhecido também por sua dinâmica de comercialização, uma vez que se situa dentre as principais trocas comerciais dos países (Topik; Marichal; Zephyr, 2006). Destacam-se as commodities agrícolas como café, tabaco, açúcar, cacau, além das minerais, como a prata e o ouro. O que se fará adiante é um breve histórico da conjuntura em que a própria palavra fora conformada sob esse significado. A saber, trata-se do surgimento do mercado de commodities durante o século XIX.
Como produzir textos de divulgação científica?
Ecologia e Meio AmbienteO conceito de desertificação não é óbvio ou único; além disso vários fatores contribuem para esse processo, que vem acontecendo com assustadora frequência no Brasil.
Os estilos de aprendizagem a partir do N-ILS de docentes e discentes do Ensino Médio de uma escola em Timóteo/MG
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente artigo objetiva reconhecer e analisar os estilos de aprendizagem de estudantes e professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Timóteo/MG. Para identificar e analisar, utilizou-se o questionário N-ILS (New Index of Learning Styles – Novo Índice de Estilos de Aprendizagem), desenvolvido por Vieira Junior. As análises e os dados apresentados podem contribuir positivamente para as reflexões sobre como andam o ensino por parte dos docentes e a aprendizagem dos discentes. O texto sugere a investigação e a pesquisa para pensar em métodos para adquirir melhores resultados nos processos de ensino-aprendizagem.
Um estudo descritivo acerca dos conectivos de oposição mais recorrentes em redações nota 1.000 do ENEM
AvaliaçãoEste estudo discute as estratégias lexicais utilizadas para estabelecer relações de oposição nas redações nota 1.000 do Enem. O trabalho é feito a partir da compilação de um corpus de 80 textos dissertativo-argumentativos do Enem disponíveis na internet produzidos entre 2014 e 2021 que alcançaram a nota máxima. A análise dos dados é realizada a partir dos dados obtidos com as ferramentas computacionais do software WordSmith Tools 6.0. O arcabouço teórico e metodológico da Linguística de Corpus de Berber Sardinha, os postulados da Linguística Textual presentes na Matriz de Referência do Enem e a BNCC embasam esta pesquisa.
Experiência pedagógico-dialógica de produção e interpretação de memes
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógico-dialógica envolvendo o gênero discursivo meme com estudantes de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Tal prática se deu em contexto de pandemia da covid-19, em 2021, e se embasou nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo, no que se diz respeito às categorias de gênero do discurso, dialogismo e enunciado concreto, a fim de entender o meme como um gênero discursivo do contexto digital, vivo, multissemiótico e potencializador de uma diversidade de sentidos.
O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação ArtísticaAs construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.
Nós, o povo, com o objetivo de formar uma união mais perfeita
Este foi o discurso do senador sobre a questão racial, feito na Filadélfia, falando um tema que vem sendo exaustivamente abordado em sua campanha à candidatura presidencial democrata nos Estados Unidos.
A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica
Formação de Professores, História da Educação e Instituição EscolaEste trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira.
Experimentação no ensino e aprendizagem de Física
FísicaVárias pesquisas avaliam positivamente as atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem de Física. Por isso, os professores dessa disciplina esperam que esse modelo de ensino confirme sua trajetória de ascensão. Os trabalhos apresentados no Simpósio Nacional do Ensino de Física vêm confirmar essa teoria.