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A questão social no Brasil: Programa Bolsa Família e desempenho escolar estudantil
Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O Programa Bolsa Família (PBF) persistiu por duas décadas como importante política de combate à pobreza no Brasil. A consideração da complexidade dessa problemática, em razão das múltiplas determinações presentes em nossa sociedade, implica a investigação da particularidade da “questão social” brasileira mediante o exame do PBF como programa de transferência de renda e seus impactos no desempenho escolar por meio do balanço comparativo entre os estudantes bolsistas e os não bolsistas. A pesquisa valeu-se da perspectiva histórico-crítica na análise empírica dos dados colhidos na Escola Municipal Elpídio Reis, de Campo Grande/MS.

Funções quadráticas e o jogo Angry Birds Friends
Matemática

Este trabalho explora uma abordagem gamificada no ensino de funções quadráticas, utilizando o jogo Angry Birds Friends. O objetivo foi elaborar uma sequência didática com a trajetória dos personagens do jogo e o software GeoGebra como apoio na visualização dessas funções. A base teórica enfatizou a importância dos jogos e das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, destacando a relevância de estratégias pedagógicas que se baseiam na experiência do aluno. Descreve-se a elaboração e a realização da sequência, buscando compreender como a abordagem gamificada impactou o processo de aprendizagem dos alunos.

A parceria entre Biologia e Astronomia, pelas mãos de tutora e aluna, estagiária e professora
Astronomia, Biologia e Biociências, Comunicação e Educação a Distância

Uma professora de Física e uma estagiária de Biologia – ambas ligadas ao Consórcio Cederj – elaboraram e publicaram um livro sobre Astrobiologia – um campo das ciências que envolve Física, Biologia, Geografia, Química, o que o torna interdisciplinar. Nesta entrevista, Adriana Oliveira Bernardes e Angela Ferreira Portella falam sobre Educação a Distância, o valor da tutoria, a importância do estágio para a profissão docente, as atividades desenvolvidas nas escolas, a produção do livro e, claro, Astrobiologia.

Monitoria de Ciências: Arte como modo prático para o ensino de ossos e músculos nas aulas de Ciências
Vivências de Sala de Aula

Sabemos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais têm sido objeto de discussão há tempos. Como meio de minimizar tal problema, foi realizado um projeto de monitoria num colégio na cidade de Sarandi/PR com uma estratégia artística interdisciplinar – técnica diferente de aprendizagem. Este relato de experiência busca descrever as contribuições da anatomia artística para a aprendizagem de conceitos de estruturas óssea e muscular no ensino de Ciências Naturais. Duas turmas de 8° ano, dois monitores e um orientador/professor participaram do processo de ensino, que utilizou técnicas artísticas para o conhecimento científico daquelas estruturas do corpo humano.

Campanha comunitária virtual: uma proposta de organização didática
Língua Portuguesa e Literatura

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem e na produção textual, em aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, alunos do 2° ano Ensino Médio, de uma escola pública do ano de 2021, foram desafiados a apresentar uma proposta de intervenção social por meio de uma campanha comunitária sobre a inserção da Literatura Indígena na lista de obras de leitura obrigatória para vestibulares. A organização do ensino considerou o planejamento de atividades didáticas e o agir do professor na sala de aula virtual, com interações síncronas e assíncronas.

A influência da cultura Maker no ensino-aprendizagem de História: relato de experiência
Ecologia e Meio Ambiente, História e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como foco apresentar o relato de experiência sobre a utilização da cultura Maker na aprendizagem de História para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Pilar/AL. A sua proposta é mostrar como a cultura Maker pode influenciar na aprendizagem da disciplina, descrevendo os procedimentos utilizados nas aulas para o desenvolvimento dos projetos com materiais recicláveis, culminando na Feira Maker. Por meio de pesquisa-ação, observou-se que os alunos aprenderam como descartar o lixo doméstico e como reutilizar materiais recicláveis.

Metodologia de ensino da Literatura - Teoria & prática: análise do impacto de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura
Língua Portuguesa e Literatura

A necessidade de intensificar a capacitação e a formação do professor de Língua Portuguesa da rede estadual do RJ impulsionou a criação do curso de Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, que foi oferecido na modalidade EAD. O presente artigo visa exatamente relatar a experiência dos professores capacitados e dos seus respectivos alunos, respondendo à seguinte indagação: quais foram as contribuições mais notáveis do curso, no sentido de geração de alteração nas práticas de ensino de literatura que já eram utilizadas? Com uma metodologia focada na coleta e análise dos documentos produzidos para e pelo curso, com ênfase na análise das contribuições dos textos-base, buscamos registrar os pontos de impacto mais direto do curso sobre as práticas de ensino da leitura literária: articulação do ensino da literatura com uma abordagem ligada ao estudo dos gêneros textuais; atualização e expansão do corpus literário de análise; refinamento dos recursos para abordagem e condução de atividades criativas ligadas às leituras realizadas.

Explorando a tecnodocência diante dos desafios na Educação no contexto do paradigma capitalista
Geografia e Vivências de Sala de Aula

A educação inserida na espacialidade do capitalismo impõe desafios ao aprendizado. O presente estudo buscou explorar as mudanças na percepção socioespacial decorrentes de uma abordagem educacional fundamentada em ciência e tecnologia e conduzido com base em uma abordagem exploratória e em revisão bibliográfica. Os resultados alcançados derivam de uma prática pedagógica conhecida como tecnodocência, fundamentada nos princípios da ciência, tecnologia e sociedade (CTS), culminando na elaboração de uma sequência didática destinada ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Cultura maker e Robótica sustentável: relato de experiência das aulas de Ciências em uma Escola Família Agrícola
Vivências de Sala de Aula

Este artigo relata experiência em uma turma de 9º ano da Escola Família Agrícola de Olivânia (Mepes), na zona rural do município de Anchieta/ES com os alunos 9º ano utilizando a cultura maker e a Robótica sustentável a fim de potencializar a criatividade, a autonomia, o trabalho colaborativo, a reflexão e o cuidado com o meio ambiente e a aprendizagem de conteúdos de Ciências. Consideramos a aplicação dessa intervenção pedagógica relevante, pois se percebe o interesse dos alunos na construção dos protótipos, na participação das atividades, na relação feita com conteúdos já estudados e com situações do cotidiano voltadas para as questões ambientais.

Escola e cidadania: uma experiência nos EUA

Nós brasileiros, acostumados a nos registrar como eleitores só uma vez na vida e com esse direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 a praticamente todos os cidadãos, independente de idade, de cor, de credo ou de nível de escolaridade, pode parecer-nos que seja diferente em outros países como, por exemplo, nos EUA.