Biblioteca
Filtrar os artigos
Gestão democrática participativa e avaliação de desempenho
Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalGestão escolar democrática e participativa é algo hoje muito falado em nossas escolas. O conceito de gestão escolar democrática e participativa dá conta de que todos que fazem a escola devem ser acionados para decidir sobre tudo no âmbito da escola, começando pela escolha do diretor.
Saeb: definição, características e perspectivas
Comunicação, Avaliação, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalManuel Messias Gomes apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o Saeb, seu histórico e suas características, bem como sua importância como sistema avaliativo que coleta e disponibiliza dados importantes sobre a Educação Básica; esses dados podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
A interdisciplinaridade e a tecnologia como alternativas aos métodos disciplinares na educação
Computação e Tecnologias e AvaliaçãoAs disciplinas são métodos utilizados a fim de que o indivíduo se torne submisso aos métodos vigentes por uma dominação do sujeito, organização dos espaços e a resistência de interação entre os indivíduos. A interdisciplinaridade é uma alternativa para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; pode ser desenvolvida com a interação entre disciplinas e projetos desenvolvidos por professores e alunos.
A importância da formação docente: a avaliação em cursos semipresenciais no Sistema de Ensino Naval (SEN)
Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA avaliação da aprendizagem na educação a distância depende das formas de acompanhamento do professor, da sua periodicidade e de sua dinamicidade. Por isso, requer constante aprimoramento. As diferenças de espaço e tempo entre o professor-mediador e o aluno impingem esse mecanismo de valorização.
O direito à educação: o princípio da igualdade e a efetividade das ações afirmativas
Direito, Avaliação e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo demonstrar a efetividade das políticas públicas no acesso e permanência no Ensino Superior, no que tange às ações governamentais nas universidades públicas federais. Pesquisaram-se fundamentos que seriam as bases para justificar a propositura de ações afirmativas dentro do contexto educacional relativo ao nível superior de educação, trazendo para seara da discussão princípios, conceitos, reflexões. A proposta desse artigo foi examinar os efeitos do sistema de ações afirmativas dentro das universidades públicas federais e como ele deve ser revisto principalmente no que diz respeito à permanência dos discentes e suas reais condições perante o princípio da igualdade dentro do direito social à educação.
A avaliação da aprendizagem escolar de acordo com a visão da Psicopedagogia
Avaliação e Formação de ProfessoresEste trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Pretende responder à seguinte questão: a avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação?
Avaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de ProfessoresA avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.
Contexto histórico da avaliação escolar
Avaliação e Formação de ProfessoresOs exames podem servir para estimular os alunos; ao mesmo tempo, o medo é um excelente fator para manter a atenção; por isso, é necessária uma reestruturação do sistema educacional nesse aspecto.