Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação
Limpar filtros
Utilização do modelo desempenho-recompensa atrelado à prática da gamificação: estratégias de enfrentamento das dificuldades de ensino em decorrência da pandemia da covid-19
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Podemos considerar que a aprendizagem efetiva envolve três domínios básicos: o domínio cognitivo, o domínio psicomotor e o domínio afetivo. A partir desses domínios, o estudante desenvolve competências por meio da assimilação do conteúdo, da aplicação prática dele e da atitude adotada frente ao conhecimento. Nesse sentido, é válido o esforço para despertar o interesse do estudante desmotivado em virtude do ensino remoto e ao mesmo tempo oportunizar a prática como forte aliada à progressão da aprendizagem do aluno.

Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira
Avaliação e Instituição Escola

Este trabalho pretende buscar informações consistentes que embasem as discussões sobre abandono e evasão escolar na Educação Básica para contribuir com a formação docente, propiciando um conhecimento mais profundo sobre a temática que se apresenta sob a forma de evasão do aluno da escola. O que se vê é que a evasão tem atravessado décadas, necessitando que o governo e a sociedade decidam em conjunto quais serão as medidas necessárias para que haja superação desse quadro.

O pesquisador-tecnologista da Educação Básica e Superior do Distrito Federal: caminhos para sua consolidação
Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

O argumento central a ser estudado no presente trabalho visa contribuir com as discussões em relação à organização das carreiras pelos órgãos governamentais no âmbito da educação escolar, bem como a imperiosa necessidade de se promover o reconhecimento desses profissionais e contribuir para a consolidação de uma carreira de pesquisador-tecnológico de modo a contemplar as atividades de controle governamental na educação básica e superior das esferas governamentais.

Princípios pedagógicos do trabalho docente na educação on-line – estratégias didáticas através do Moodle para situações de ERE e contextos análogos
Avaliação, Educação a Distância e Formação de Professores

Baseado nas dificuldades dos docentes em adaptar as práticas educativas do ensino presencial para o ensino remoto emergencial (ERE), este estudo discute os princípios pedagógicos do trabalho docente na educação on-line e apresenta estratégias didáticas com os recursos e as ferramentas do Moodle para orientar a prática docente em situações de ERE e em contextos análogos. O estudo constatou que a educação on-line tem seus próprios princípios pedagógicos e que a mera transposição das práticas educativas presenciais para o ERE inviabiliza a configuração de um ensino adequado para os alunos.

Avaliação da aprendizagem e a Educação a Distância: um estudo quanto às necessidades de novas formas avaliativas
Física, Avaliação e Educação a Distância

Este artigo evidencia o processo de avaliação da disciplina de Física, com ênfase na Educação a Distância, necessária devido à pandemia de coronavírus neste momento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a necessidade de uma avaliação diferenciada a ser desenvolvida ao longo do processo de ensino. O método escolhido para o estudo foi a pesquisa bibliográfica. O resultado obtido foi a proposta de um plano de avaliação formativa com uso de recursos externos às salas de aula.

Estimulando funções executivas em atividades de revisão de conteúdos
Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

As atividades propostas pelo professor possuem forte repercussão no processo de desenvolvimento do educando, por meio dos estímulos que culminam na reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento. Aprendizagem caracteriza-se por modificações do sistema nervoso central quando o indivíduo é submetido a estímulos e/ou experiências de vida. O desenvolvimento da aprendizagem, para tanto, é relacionado a aquisições de competências fundamentais da vida acadêmica, como linguagem e matemática, que demandam processos cognitivos específicos como atenção, memória de trabalho e funções executivas.

A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo apresenta análises sobre o processo de avaliação no contexto da globalização e da recente pandemia. É uma pesquisa com reflexão teórica que visa esclarecer as diferenças entre exame e avaliação, bem como as implicações cognitivas, socioemocionais e ideológicas da avaliação. A pandemia da covid-19 lançou o corpo docente e os alunos abruptamente em um ensino remoto e isso gerou problemas adaptativos que são analisados à luz de pressupostos teóricos da Pedagogia, da Psicologia, da Sociologia e da Filosofia.

Análise do aprendizado de Genética e Biologia Molecular em um pré-vestibular social: um reflexo do Ensino Médio
Biologia e Biociências e Avaliação

O trabalho buscou identificar as dificuldades dos discentes frente aos temas de Genética e Biologia Molecular, relacionando-os à educação formal no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em um pré-vestibular social do Estado do Rio de Janeiro. O resultado da análise mostra defasagem na aprendizagem, assim como o desinteresse pela atualização dos conceitos de biotecnologias aplicadas na sociedade. Verificou-se também a ausência de associações funcionais dos processos biológicos, além da controversa busca de bases bibliográficas.

Inserção do surdo no ensino em Sinop/MT
Avaliação, História da Educação, Instituição Escola, Política Cultural e Política Educacional

O presente artigo mostra como se deu a inserção de surdos e deficientes auditivos no ensino no município de Sinop, no norte do Estado de Mato Grosso. A análise se dá com as informações junto à Associação de Surdos de Sinop e documentos de matriculas referentes à comunidade local, à quantidade de surdos que habitavam a cidade, e quantos frequentavam cursos de nível superior, no ano de 2016. Para tanto, a pesquisa aproximou-nos da realidade, a qual questiona se as leis estão a par com a realidade da comunidade. A demanda de surdos é maior do que a quantidade que frequenta o ensino.

Alterações nos resultados de estilo de aprendizagem e de preferência dentro dos polos das dimensões Percepção e Entendimento do teste N-ILS considerando diferentes áreas do conhecimento
Avaliação e Formação de Professores

No processo de ensino-aprendizagem, os discentes apresentam diferentes preferências na maneira de receber e processar as informações; a essas preferências chamamos estilo de aprendizagem. Esses estilos podem ser identificados por meio de testes, como o New Index of Learning Styles (N-ILS), proposto por Vieira Junior e foco deste artigo. Nosso estudo objetivou verificar se existiam mudanças no estilo de aprendizagem e/ou alteração da preferência dentro dos polos das dimensões percepção e entendimento do teste N-ILS considerando diferentes áreas de conhecimento.