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A diversidade pretérita e evolução no ensino de Biociências: uma análise de aplicação do PaleoGame
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

Dentre os conteúdos de Biociências está a Paleontologia, que oferece o conhecimento de tempos pretéritos aos alunos. Logo, questionou-se: como os jogos podem auxiliar no ensino de Paleontologia? Diante dessa narrativa, o relato de experiência discute a aplicação de um jogo didático com a finalidade de oferecer estratégias de ensino do tema, além de promover discussões e relatos durante o decorrer da prática. O jogo foi considerado importante para os processos de ensino, pois contribuiu para três grandes eixos de temas: o jogo, diversidade pretérita, Paleogeografia e tempo geológico.

O bioma Cerrado: uma abordagem interdisciplinar entre Ciências Naturais e Matemática
Botânica, Zoologia e Matemática

O presente artigo discorre sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid 2018-2020), em uma escola do município de Barreiras/BA, por meio do projeto interdisciplinar bioma Cerrado envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Embora sejam a princípio áreas distintas, quando se trata da necessidade de compreensão da riqueza e diversidade da fauna e flora daquele bioma, é evidente uma abordagem interdisciplinar, integrando objetos de conhecimento específicos dessas áreas.

Atividade experimental no ensino e aprendizagem de Botânica: relato de experiência no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
Botânica

Em Biologia, a Botânica é conhecida por ser conteudista, enfadonha, de difícil compreensão, geralmente deixada como último conteúdo a ser tratado na ementa escolar, sendo observado distanciamento até mesmo dos professores em relação à temática. Isso resulta em pouca apreciação pelos alunos, que só recorrem ao conteúdo de forma específica quando necessitam se preparar para provas e exames. Ao mesmo tempo, diversos estudos apontam que as atividades ou práticas experimentais contribuem significativamente na apreensão de conceitos e sua aplicação na resolução de problemas.

Utilizando a raiz tuberosa de mandioca em aulas práticas de Biologia para estudantes do Ensino Médio
Botânica e Biologia e Biociências

A mandioca é uma planta dicotiledônea pertencente à família Euphorbiaceae, de grande importância; sua raiz tuberosa serve como sustentáculo energético para mais de 700 milhões de pessoas no planeta, além de diversas outras utilidades na alimentação animal e na indústria. O trabalho possui como principal objetivo facilitar e motivar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia, no Ensino Médio, no que tange à área de Bioquímica por meio de duas atividades experimentais, utilizando como principal espécie a raiz tuberosa da mandioca.

Ensino investigativo de Botânica em livros didáticos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental a partir da BNCC
Botânica, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A BNCC destaca o letramento científico como mecanismo para tornar os alunos ativos no processo de ensino-aprendizagem em ciências. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem investigativa de Botânica em livros didáticos do Ensino Fundamental com base na BNCC. Dentre os problemas identificados destaca-se a falta de atividades práticas, a falta de perspectiva evolutiva que favoreça a compreensão das características de cada grupo e seus processos adaptativos e a falta de contextualização do conteúdo, que o aproxime da realidade do aluno.

Implantação de clube de ciências como estratégia de engajamento relato do Programa de Residência Pedagógica
Botânica, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

As metodologias ativas inovadoras estimulam o pensamento crítico e permitem a construção do conhecimento de forma individual, como o clube de ciências, que se utiliza do viés democrático para promover o protagonismo dos integrantes. Este trabalho relata a implantação de um clube de ciências em uma escola pública do interior de Pernambuco durante o Programa de Residência Pedagógica. A temática central escolhida foram as plantas medicinais, e o produto final foi apresentado na II Feira de Ciências do Agreste Pernambucano, que foi premiado com menção honrosa e bolsa de iniciação científica.

A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.

Repórter Natureza: observações botânicas no Ensino Fundamental
Botânica

O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência do desenvolvimento de um projeto de extensão mediado pela realização de observações naturalísticas no Horto Botânico do Museu Nacional – UFRJ como recurso complementar de forma a remediar a cegueira botânica. Este artigo é um relato de experiência proveniente do projeto de extensão intitulado Repórter Natureza, que teve como intenção desenvolver atividades de educação em Botânica, através de observações naturalísticas, elaboração de textos e postagens em blogs. Essas atividades foram elaboradas por alunos de turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Riquezas e curió(sidades) de Paracambi
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências, Antropologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O Parque Natural Municipal do Curió (PNMC) em Paracambi é um fragmento da Mata Atlântica; foi criado em 2009 e ocupa 913 hectares (ITPA, 2010). Ainda que seja bastante significativo, os moradores da cidade pouco conhecem os recursos naturais abrangidos nessa unidade de conservação. Infelizmente, a flora, a fauna, rios e águas subterrâneas sofrem ação antrópica negativa, seja por caça e retirada ilegal de espécimes, seja por incêndio e poluição direta na vegetação, nos rios e no entorno.

Filtrando a responsabilidade ambiental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Biologia e Biociências, Geologia, Química, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

O filtro de óleo lubrificante é uma peça necessária para manter o bom funcionamento do motor de veículo. Existe legislação que preconiza a logística reversa; os fabricantes devem realizar coleta e tratamento desse tipo de resíduo, mas a maioria das oficinas mecânicas e postos de gasolina desconhece essas normas e o filtro é descartado juntamente com o lixo comum, causando poluição no solo, na água e doenças graves. Este projeto incentiva o trabalho, crescimento econômico inclusivo e sustentável, incentivando fabricantes, comerciantes e clientes a usar a fitorremediação, uma técnica que pode ser utilizada para reverter esse quadro e reduzir o surgimento de doenças oriundas do consumo de alimento e água contaminados por metais presentes no óleo lubrificante.