Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosReflexões sobre a formação de professores
Formação de ProfessoresNo mundo de hoje, em que há excesso de informações, a formação de professores deve estar voltada para profissionais que provoquem em seus alunos a construção do conhecimento, evitando aulas expositivas.
Poesia: desaprendizagem da entrega
Formação de ProfessoresAo analisar poesias de Manoel de Barros e Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), é possível descobrir relações inusuais da poesia: com os jardineiros, com os agricultores, com o corpo, com o real, com a vida.
Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar
Formação de ProfessoresA avaliação escolar não pode ser um instrumento de poder e de vingança contra os alunos; deve servir para conhecer os pontos fortes e fracos do processo de ensino e aprendizagem e saber se os objetivos foram alcançados.
O que você precisa saber para realizar uma enquete
Formação de ProfessoresA realização de uma enquete pode ser uma excelente oportunidade para levar os alunos a conhecer algum aspecto específico da sua realidade. Mas para que dê bons resultados, deve ser elaborada com atenção.
Pesquisa: instrumento de investigação científica
Formação de ProfessoresPesquisa é um processo de aprendizagem, tanto do indivíduo quanto da sociedade em que ele se insere, buscando gerar novos conhecimentos, confirmar ou negar informações preexistentes.
As culturas infantis nas instituições escolares - visibilidade e valorização
Formação de ProfessoresO espaço escolar possibilita a criação de novos saberes a partir das culturas infantis por aproximar os conteúdos formais do currículo à curiosidade das crianças. Abrir espaço para esses grupos proporcionará uma rotina mais democrática.
Aprendizagem Significativa nos documentos oficiais nacionais, com ênfase para Ciências e Ensino Fundamental
Formação de Professores e Política EducacionalA Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por Ausubel, se faz presente em diversos documentos oficiais brasileiros relacionados à educação, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases.
Os desafios da significância do ensino em escola pública de tempo integral: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá
Formação de Professores e Política EducacionalProjeto Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá
Formação de ProfessoresLer, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
Filosofia e Formação de ProfessoresPara priorizar o protagonismo dos estudantes, é preciso prepará-los para serem sujeitos de seus processos, especialmente com a capacidade de “ver o mundo”, conforme Paulo Freire, e a pluralidade proposta por Hannah Arendt.