Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtrosTrabalhando gênero no contexto escolar sob o foco da interdisciplinaridade
Cidadania e ComportamentoA abordagem de gênero nas escolas, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, impede a fragmentação do conhecimento e as dificuldades encontradas na formação acadêmica e continuada, que geralmente não oportunizam os subsídios necessários para atender a essa demanda. É importante possibilitar a desconstrução de todo e qualquer conceito que estimule a violência, com o emprego de práticas integradoras e mais igualitárias.
Theodor Adorno: sobre a influência da música na formação humana
Educação ArtísticaAssim como outros produtos da chamada indústria cultural, a música pode ser sinal de submissão ou de emancipação. Afinal, a música – tanto a “séria” quanto a popular – recebe influência do contexto social em que está inserida, mas deve ser pensada em si mesma e não como instrumento voltado para interesses externos.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Cidadania e ComportamentoQuatro olhares sobre o Projeto Maré Postal
Educação ArtísticaUm projeto ligado às Artes, desenvolvido por uma ONG da Paraíba, vem apresentando resultados relevantes para as escolas envolvidas e traz mudanças de comportamento de estudantes matriculados na Educação Básica, motivando sua participação nos encontros e cerimônias de entrega de prêmios.
Ritmos e expressões musicais: uma experiência
Educação ArtísticaUma experiência em Educação Infantil desenvolve a prática de confecção de instrumentos de percussão, a descoberta de sons corporais, o conhecimento de elementos da música e provoca a emoção das crianças.
Projeto Maré de Poemas: relatando experiências pedagógicas e educacionais
Cidadania e ComportamentoProjeto desenvolvido por uma ONG leva educadores, programadores visuais e artistas de diversas áreas a elaborar um concurso de poesias para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA nas escolas de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, com base em temáticas atuais e objetivando incentivar a leitura e a escrita – especialmente da literatura brasileira.
Crianças e diversidade em uma escola de Ensino Fundamental
Cidadania e ComportamentoA diversidade de experiências e características é uma marca das escolas públicas. O importante é evitar que essa diversidade se transforme em preconceito e discriminação, pois a escola deve ser um espaço para a convivência dos diferentes – mas não desiguais. A leitura de três livros e as discussões em sala de aula sobre o tema mostram a presença desse estigma e formas de anulá-lo.
O olhar pelas lentes da decolonialidade
Cidadania e ComportamentoUma oficina pedagógica foi realizada no ano letivo de 2018 no Curso de Formação de Professores, no C. E. Dom Pedro I, no município de Mesquita/RJ; seu objetivo é oferecer uma reflexão do saber sob uma perspectiva epistemológica decolonial, de acordo com a Lei nº 10.639/03.
Artes Visuais em cena: percursos metodológicos
Educação ArtísticaUm projeto interdisciplinar analisa as obras de sete artistas visuais da Paraíba e leva os alunos a estudar pintura em tela, charge, xilogravura, estandartes, música, histórias em quadrinhos, coreografias, logomarcas e capas de livro. Os artistas compareceram à escola que os estudou e debateram com os alunos diversos aspectos da produção visual.
O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação ArtísticaAs construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.