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Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais Específicas

Falar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.

A importância do educador físico no Núcleo Ampliado de Saúde da Família de São Gonçalo
Educação Física

A Educação Física tem objetivos vinculados à saúde e ao bem-estar de todas as pessoas; por isso, buscar o melhor atendimento a toda a população, incluindo idosos, deficientes e estudantes é o caminho para o desenvolvimento do sujeito em sua integralidade. Este artigo traz algumas experiências em serviços públicos em São Gonçalo/RJ.

A educação encarcerada: obstáculos e possibilidades
Cidadania e Comportamento

Existem leis que beneficiam presos que estudam com a redução da pena; isso não garante, entretanto, que as condições de estudo sejam adequadas; há problemas com os agentes penitenciários e falta de estrutura das escolas instaladas dentro de penitenciárias – aqui se relatam experiências num presídio feminino em Belo Horizonte.

Pibid, currículo mínimo e lazer: limites e possibilidades
Educação Física

Este estudo visa identificar as possibilidades de abordar o lazer dentro da escola com base nas propostas do Currículo Mínimo, considerando a nossa experiência nesses anos de Pibid; vemos os conteúdos de Jogos, Esportes, Ginástica e Atividades Rítmicas e Expressivas sendo trabalhados de forma conservadora, condicionando o aluno a consentir e aceitar as imposições do sistema. Pouco espaço tem sido dado para o componente do lazer.

Relendo imagens, pensando representações juvenis
Educação Artística

Uma atividade de releitura de um quadro de Picasso por alunos do 9º ano transforma-se numa experiência de percepção das conexões que os estudantes fazem com sua realidade, mostrando como ela se relaciona com uma nova experiência de olhar.

Clicando aprendizagens: relato de experiências coletivas no Projeto Click Maré
Educação Artística

A fotografia pode ser uma ótima experiência para trabalhar em escola na disciplina de Arte. A possibilidade de organizar um concurso interescolar com o tema “selfies” contribui para aproximar essa disciplina da realidade dos estudantes.

Precisamos de livros de literatura: relato de experiência na biblioteca de uma escola técnica
Língua Portuguesa e Literatura

Uma experiência realizada em biblioteca escolar mostra que é possível desenvolver projetos de incentivo à leitura e à cultura com o apoio da comunidade, mostrando que a valorização da cultura nos currículos escolares pode ser apropriada nos trabalhos feitos nos diferentes setores das instituições, não apenas na sala de aula.

Linguagem visual e Educação: rediscutindo as representações fotográficas
Educação Artística e Língua Portuguesa e Literatura

As representações fotográficas podem ser objeto de estudo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura ao provocar o desenvolvimento da linguagem visual dos alunos e contando com as facilidades que as tecnologias oferecem, gerando inúmeras possibilidades de trabalhos na escola.

Percepções no cotidiano: a estratégia, a cultura e o afeto no olhar do educador físico em locais de risco social
Educação Física

A educação pode atuar e modificar práticas sociais e políticas para uma docência com excelência e um olhar diferenciado para os sujeitos atendidos em programas sociais e nos estabelecimentos de ensino, desde que haja interesse dos poderes públicos, dedicação dos docentes e motivação dos educandos.

Intertextualidade e paródia no mito de Odisseu e Penélope
Língua Portuguesa e Literatura

Em seu livro The Penelopiad, Margaret Atwood apropria-se do mito de Penélope e Odisseu e o reinventa, questionando a teoria do culto da deusa proposta pelo antropólogo Robert Graves; quem narra a história é Penélope.