Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Incrustados de insetos em resina como alternativa para abordagem prática no Ensino de Ciências e Biologia e uso de QR code
Biologia e Biociências e Química

A produção de insetos incrustados para coleções didáticas como método para aulas práticas torna-se uma produção científica relevante para a compreensão de conhecimentos específicos sobre a ciência desses animais. O uso do livro didático e apostilas tem sido a ferramenta mais utilizada, resultando em pouca aderência dos alunos às atividades propostas em sala de aula. Uma alternativa foi a criação de reunião de insetos emblocados com resina poliéster aplicando pedagógicas dos QR code por meio de uma proposta de elaboração de QR codes personalizados e a investigação do potencial de aplicabilidade junto a docentes em exercício no Ensino Médio.

O que é o átomo?
Química, Filosofia e Formação de Professores

Aqui, proponho-me uma crônica sobre o átomo. Sob a prosa poética, posso transitar entre o que é, de fato, e o que da fantasia me dou como resposta à vida. Portanto, pela analogia com a existência humana, escolhi explicar o átomo. Átomos são como pessoas, pois se relacionam e, a partir dessa relação, se constroem. A concha de um molusco, um pedaço de giz, a estrutura dos ossos ou um pedaço de mármore têm, em essência a mesma composição química, mudando apenas a forma como os seus átomos interagem. Átomos, como você e eu, não existem, mas se relacionam e, a partir daí, suas existências ganham sentido!

Analisando métodos de ensino à luz da música "Estudo Errado"
Biologia e Biociências, Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é abordar algumas deficiências educacionais, a partir de uma paráfrase com a letra da música Estudo Errado, do cantor Gabriel Contino. Entendemos que a educação, como ferramenta para a formação de pessoas pensantes e autônomas, quando feita da maneira correta, permite que os indivíduos sejam pessoas críticas e transformadoras da sociedade. Apesar das inúmeras transformações educacionais, observam-se ainda muitos problemas no que diz respeito ao sistema educacional brasileiro que impossibilitam maior aproveitamento.

Um relato de experiência em sala de aula: a importância da prática da Matemática para o aprendizado
Matemática, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata a experiência com metodologias de avaliação em Matemática em turmas do Ensino Médio em uma escola do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2021. O projeto revela-se de grande importância para a formação dos licenciandos, em virtude de a prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro professor. O professor de Matemática tem como desafio aplicar as teorias e desenvolver estratégias eficazes para desmistificar o temor que alguns alunos têm em relação à disciplina, temor esse que impede alguns alunos de enxergar o próprio potencial e de tentar realizar tarefas de aula e de casa.

Expressão de modelos no ensino de Química: o que pensam os estudantes sobre átomos e moléculas?
Química

Este trabalho buscou compreender algumas das ideias de um grupo de estudantes sobre átomos e moléculas a partir da construção de modelos. O trabalho foi realizado com treze estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola na cidade de Ervália/MG. Após discutir em quatro aulas de Química as características elementares dos átomos e a importância da evolução dos modelos atômicos, foi proposta uma atividade em que os estudantes explicaram a relação existente entre átomos e moléculas por meio de representações visuais. As respostas foram interpretadas à luz da Análise de Conteúdos de Bardin e da Teoria dos Modelos Mentais.

As tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física
Física

Este trabalho associa ensino de Física, tirinhas (HQ) e prática experimental para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A prática experimental muitas vezes é trabalhada com um roteiro que envolve texto, tabelas e fórmulas para chegar a um objetivo proposto. Nem sempre o aluno consegue entender as informações disponíveis nesse roteiro, tendo dificuldade em compreender a experiência como o que está medindo, para que servem as medidas e o que vai calcular no final. Para melhorar esse cenário, o uso das tirinhas possui potencial em associar texto e imagens com uma narrativa divertida.

Um diálogo entre a construção de conceitos de Matemática e Física
Física e Matemática

No presente texto serão apresentadas relações entre a Física e a Análise Real. Esse nome Análise Real refere-se ao estudo dos elementos do conjunto dos números reais e as funções definidas a partir de subconjuntos do conjunto dos números reais cujas imagens também são formadas por números reais. Essa disciplina, em muitos cursos de Matemática, é apresentada como formalização da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Esta última, por sua vez, tem como uma de suas origens o texto de Isaac Newton intitulado Principia – Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, que abordou ferramentas da Matemática, especialmente de Geometria.

Revista Educação Pública agora é B1
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

O sistema Qualis, gerenciado pela Capes, classifica as revistas científicas publicadas no Brasil. No final de 2022, o ranking indicou que a revista Educação Pública havia alcançado o nível B1, o mais alto nível da história da publicação. Isso se deve à qualidade dos artigos veiculados e ao número de seus trabalhos citados em outras obras, mas também às ações de modernização da revista, que visam principalmente desenvolver e incentivar a interação dos autores e leitores – objetivo da revista desde seu início – confirmando a relevância da Educação Pública.

Sala de aula invertida para o ensino de Matemática no ensino remoto emergencial
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca da aplicação da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Matemática. Para tanto, a metodologia foi aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Maceió/AL visando desenvolver o conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram se adaptar à metodologia, desenvolvendo o hábito de pesquisa e a capacidade de explanação dos conceitos matemáticos, além de relacioná-los a suas aplicações, ressaltando a importância da atuação do professor no processo.

Educação Ambiental: plástico como tema norteador para aulas de Química
Ecologia e Meio Ambiente e Química

O uso do plástico convencional vem contribuindo para a poluição ambiental. Com o objetivo de investigar a contribuição de uma aula de Química em nível médio para a Educação Ambiental, com uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados de forma qualitativa. Os resultados obtidos na participação de estudantes de escola pública reforçam a necessidade da realização de mais aulas sobre EA e maior conscientização sobre a poluição causada pelos plásticos. Esta pesquisa cumpriu três (sensibilização, informação, mobilização) dos quatro níveis de abordagem.