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Os ativistas de Direitos Humanos e o racismo

Este artigo aborda as situações dos ativistas de Direitos Humanos na questão racial quando atribuídos à prática de racismo invertido e intolerância religiosa em razão do pertencimento étnico-racial. Inexistência em face do exercício do antirracialismo e do antirracismo no exercício da defesa de Direitos Humanos. O racismo é identificado quando não se reconhece a existência da escravidão moderna e da discriminação. Intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas está relacionada à prática eurocêntrica. A desconstrução do racismo como princípio jurídico-filosófico se realiza a partir do reconhecimento do ciclo do racismo estamental.

Ideologia racial brasileira: o racismo subjacente nas histórias em quadrinhos
Cidadania e Comportamento

O preconceito com a raça negra exibido em alguns trabalhos paradidáticos comprova a perspectiva veladamente eurocêntrica que coloca o negro em atitude passiva em relação à escravidão e a Abolição como um favor feito pelos brancos.

"Eu esqueci o nome, mas ele é idoso, tem bigode e é bom em Matemática”: cientistas, gênero e raça em debate com crianças do Ensino Fundamental I
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O artigo apresenta a visão que estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental possuem a respeito de cientistas. Para isso, a docente do Laboratório de Ciências realizou as atividades Você Conhece um Cientista? e Desenhe um Cientista. O grupo considera o cientista um homem branco que faz experimentos no laboratório. A escola, na posição de equipamento de uma sociedade estruturalmente racista e machista, contribui para a manutenção dessa lógica. Assim, é urgente desenvolver alternativas pedagógicas que rompam esse padrão. Acreditamos que o ensino de Ciências é o terreno fértil para esse propósito, colaborando com a Lei nº 10.639/03.

Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos
História

Este artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.

Os desafios da organização escolar na implementação da Lei nº 10.639/03: o caráter discricionário do agente implementador
Economia, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo descritivo analisa a inserção da política pública no currículo escolar, verificando como ela é conduzida nas práticas discricionárias (ou não) pelo agente implementador, o professor. Busca-se avançar na problematização, enunciando a implementação da citada lei como um instrumento que conduz a um ensino sem práticas discriminatórias. Para tanto, utiliza-se o estudo de Lotta e Pavez, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Étnico-Raciais e a Lei nº 10.639/03 sob os aportes metodológicos da pesquisa documental, da entrevista e da observação não participante.

Ações afirmativas na Administração Pública Federal: a política multicultural da lei de cotas no serviço público
Formação de Professores e Política Educacional

O Programa de Ações Afirmativas reflete-se também nos concursos públicos destinados à Administração Pública Federal. Foram propostas metas e percentuais para afrodescendentes, mulheres e deficientes físicos, incluindo metas e resultados.

Breve perspectiva de profissionais da Educação sobre afetividade familiar percebida para aporte de aprendizagem
Instituição Escola

O presente trabalho visa traçar uma breve perspectiva docente sobre a importância da afetividade familiar e a forma como ela é percebida pelos profissionais de Educação para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é norteada pelo seguinte questionamento: como os profissionais da Educação percebem a afetividade familiar no aporte da apropriação da aprendizagem de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, no contexto da sala de aula? Com base nessa motivação, buscou-se investigar a perspectiva de como dois grupos de profissionais de Educação percebem as relações entre a afetividade familiar e o sucesso na aprendizagem.

Reflexões sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma perspectiva a partir da Literatura Infantil
Educação Infantil, Folclore e Datas Importantes e Política Educacional

Este artigo apresenta discussão bibliográfica sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil por meio da perspectiva da Literatura Afro-Brasileira como forma de aplicabilidade da Lei nº 10.639/03. A partir da implementação dessa lei, as escolas de Educação Básica assumiram a responsabilidade de reformular currículos e propor práticas pedagógicas voltadas ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É notória a dificuldade e/ou falta de formação por parte dos professores para a aplicabilidade do que está expresso na lei, e a Literatura Infantil se mostra uma potente ferramenta educativa.

Filmes, conversações e afetos no currículo escolar da menina negra
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

As imagens possuem o poder de construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais, fornecendo o material com o qual as pessoas constroem suas identidades. Atualmente, o principal fundamento da configuração do mundo é a indissociabilidade entre política e representação, cuja relação intensifica-se pela força da ubiquidade da tecnologia. Vive-se na sociedade do espetáculo à mercê da indústria cultural. Este artigo buscará investigar as relações de gênero bem como a interface dessas categorias com as questões raciais, no contexto educacional e das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas que contemplem a história, cultura e conhecimentos do negro.

Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

O Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.