Edição V. 20, Ed. 35 - 15/09/2020

Afetividade na aprendizagem escolar: papel do assistente social sob o olhar da Neurociência

Sociologia e Política Educacional

Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de cunho exploratório em que se buscou compreender a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar da Neurociência. Busca-se entender o funcionamento do sistema nervoso central, sua influência na aprendizagem e de que forma contribui no processo. Para isso, inicia-se busca em fonte primária com revisão bibliográfica em que foram feitos levantamentos, fichamentos das citações relevantes dos autores Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Daniel Goleman, entre outros. Apresenta-se um panorama do debate da importância da afetividade nas relações interpessoais com enfoque nas teorias de Henri Wallon, que se dedicou ao estudo da afetividade, destacando sempre sua importância nas relações interpessoais na sala de aula. Considerava a afetividade um dos aspectos centrais do desenvolvimento humano. O presente artigo trouxe a compreensão da necessidade de termos assistentes sociais nas escolas, pois seu trabalho contribui para a identificação precoce do aluno que apresenta dificuldade escolar e, sob a Neurociência, considera que o conhecimento das funções cerebrais é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo saudável. Esse profissional contribui também para a garantia do direito à educação e, quando necessário, o encaminhamento aos serviços sociais e assistenciais.

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Ensino de Imunologia na educação formal: o que os docentes e discentes devem saber sobre o movimento antivacina e o processo de imunização?

Saúde e Biologia e Biociências

A educação formal se dá especialmente em espaços escolares normatizados por leis, onde se destaca o objetivo de formar indivíduos como cidadãos ativos, desenvolvendo e aplicando competências e habilidades como criatividade, motricidade, percepção, crítica e reflexão na sociedade em que vivem.

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Do Facebook para a sala de aula: utilização do texto "Em toda propaganda está escrita a mesma coisa", de Henrique Cunha Júnior

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula usando como estratégia um texto extraído do Facebook, uma vez que os alunos tendem a gostar de navegar nas redes sociais e, por conta desse interesse, o professor pode usar esse recurso como ferramenta motivadora para a construção do conhecimento dos alunos. A aula foi realizada em uma escola pública estadual do interior do Estado do Rio de Janeiro. O texto escolhido, intitulado ‘Em toda propaganda está escrita a mesma coisa’, de autoria do professor Henrique Cunha Júnior e publicado na sua página pessoal, aborda a temática da propaganda, relacionando-a ao consumismo e apontando que ela induz o público jovem, mas não só os jovens, a fazer compras e adquirir bens desnecessários.

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A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios

Instituição Escola e Política Educacional

Este estudo tem por finalidade fazer uma reflexão sobre a importância do uso das tecnologias digitais na educação, partindo da hipótese de que com a inserção das tecnologias nos espaços escolares, sobretudo em sala de aula, o aprendizado pode ocorrer de forma mais eficiente e prazerosa. A partir de um trabalho de revisão bibliográfica baseado no método exploratório descritivo, pretendemos avaliar se os estudantes estão sendo preparados para o mundo considerado digital e quais são os desafios advindos dele.

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Blended learning: um panorama global e o desenvolvimento de sua taxonomia

Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, História da Educação e Instituição Escola

Este trabalho tem como principais objetivos demonstrar a dinâmica do desenvolvimento e expansão do sistema blended learning, bem como apresentar e discutir os conceitos e as taxonomias desenvolvidas nas pesquisas realizadas por Charles R. Graham e Heather Staker em conjunto com Michael B. Horn. Estes objetivos são alcançados através da construção de um breve panorama internacional e brasileiro sobre o sistema blended learning, a partir da análise de estudos realizados em diversas regiões, e também a partir da análise das principais obras dos autores citados acima.

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Percepções dos alunos de Bom Jesus do Itabapoana/RJ sobre Educação Ambiental e meio ambiente

Ecologia e Meio Ambiente e Instituição Escola

A expressão Educação Ambiental tem sido amplamente utilizada, divulgada e discutida, podendo ser inserida em diversos setores da sociedade, especialmente nas escolas, lugar em que as pessoas aprendem a desenvolver habilidades e conhecer o que significa cidadania, direitos e deveres e, portanto, conseguem entender a importância de temas como esse. O ensino da Educação Ambiental é determinante para amenizar os problemas que há anos são provocados ao meio ambiente pela ação do homem.

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Práticas com aprendizagem significativa para estudantes da Educação Básica

Vivências de Sala de Aula

Este artigo visa apresentar e discutir os principais focos que fundamentam as teorias de Piaget e Ausubel nos processos de aprendizagem. Para contemplar o objetivo, tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se destacam autores da área que propõem discussão acerca da teoria das teorias de aprendizagem. Com a contribuição e o aprofundamento teórico, é possível observar que a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel está fundamentada em Jean Piaget, que atinge o ponto fundamental do complemento dos processos de ensino e aprendizagem, em que o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, que depende de seus conhecimentos prévios e da interatividade com o meio, que provocam novos conhecimentos significativos para ele. O docente deve estar atento e fazer as intervenções necessárias, levando em consideração a estrutura cognitiva do estudante.

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Violência de gênero e o ensino pela Pedagogia de Projetos: o caso da modalidade EJA em uma escola municipal de Duque de Caxias/RJ

Instituição Escola

O Brasil apresenta uma das mais altas taxas mundiais de violência contra a mulher. Essa violência se manifesta das mais variadas maneiras, desde agressão simbólica (como silenciamentos ao desnível salarial no mercado de trabalho) à violência explícita, como agressão física ou até feminicídios.

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“Não sei desenhar”: um ensaio sobre o bloqueio criativo em aulas de Artes Visuais

Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Artes Plásticas

Este trabalho visa refletir sobre o processo criativo de alunos do CAp-UFRJ, de modo que se constatem os caminhos que geram os conflitos e bloqueios da criação no contexto de ensino-aprendizagem de Educação Artística. Para tanto, recorre-se a considerações relativas à desmistificação de paradigmas acerca da beleza e acerto pautados na necessidade de recorrer a uma reprodução mimética da realidade. Estima-se, com a elaboração de uma análise procedente de um quadro percebido durante o período de realização de estágio obrigatório, tecer argumentos críticos para a maneira como a questão da afetividade e construções de sentidos singulares emergem de experiências no contexto escolar.

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Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

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Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

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