Edição V. 20, Ed. 35 - 15/09/2020

Afetividade na aprendizagem escolar: papel do assistente social sob o olhar da Neurociência

Sociologia e Política Educacional

Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de cunho exploratório em que se buscou compreender a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar da Neurociência. Busca-se entender o funcionamento do sistema nervoso central, sua influência na aprendizagem e de que forma contribui no processo. Para isso, inicia-se busca em fonte primária com revisão bibliográfica em que foram feitos levantamentos, fichamentos das citações relevantes dos autores Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Daniel Goleman, entre outros. Apresenta-se um panorama do debate da importância da afetividade nas relações interpessoais com enfoque nas teorias de Henri Wallon, que se dedicou ao estudo da afetividade, destacando sempre sua importância nas relações interpessoais na sala de aula. Considerava a afetividade um dos aspectos centrais do desenvolvimento humano. O presente artigo trouxe a compreensão da necessidade de termos assistentes sociais nas escolas, pois seu trabalho contribui para a identificação precoce do aluno que apresenta dificuldade escolar e, sob a Neurociência, considera que o conhecimento das funções cerebrais é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo saudável. Esse profissional contribui também para a garantia do direito à educação e, quando necessário, o encaminhamento aos serviços sociais e assistenciais.

Leia este artigo

Ensino de Imunologia na educação formal: o que os docentes e discentes devem saber sobre o movimento antivacina e o processo de imunização?

Saúde e Biologia e Biociências

A educação formal se dá especialmente em espaços escolares normatizados por leis, onde se destaca o objetivo de formar indivíduos como cidadãos ativos, desenvolvendo e aplicando competências e habilidades como criatividade, motricidade, percepção, crítica e reflexão na sociedade em que vivem.

Leia este artigo

Do Facebook para a sala de aula: utilização do texto "Em toda propaganda está escrita a mesma coisa", de Henrique Cunha Júnior

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula usando como estratégia um texto extraído do Facebook, uma vez que os alunos tendem a gostar de navegar nas redes sociais e, por conta desse interesse, o professor pode usar esse recurso como ferramenta motivadora para a construção do conhecimento dos alunos. A aula foi realizada em uma escola pública estadual do interior do Estado do Rio de Janeiro. O texto escolhido, intitulado ‘Em toda propaganda está escrita a mesma coisa’, de autoria do professor Henrique Cunha Júnior e publicado na sua página pessoal, aborda a temática da propaganda, relacionando-a ao consumismo e apontando que ela induz o público jovem, mas não só os jovens, a fazer compras e adquirir bens desnecessários.

Leia este artigo

A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios

Instituição Escola e Política Educacional

Este estudo tem por finalidade fazer uma reflexão sobre a importância do uso das tecnologias digitais na educação, partindo da hipótese de que com a inserção das tecnologias nos espaços escolares, sobretudo em sala de aula, o aprendizado pode ocorrer de forma mais eficiente e prazerosa. A partir de um trabalho de revisão bibliográfica baseado no método exploratório descritivo, pretendemos avaliar se os estudantes estão sendo preparados para o mundo considerado digital e quais são os desafios advindos dele.

Leia este artigo

Blended learning: um panorama global e o desenvolvimento de sua taxonomia

Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, História da Educação e Instituição Escola

Este trabalho tem como principais objetivos demonstrar a dinâmica do desenvolvimento e expansão do sistema blended learning, bem como apresentar e discutir os conceitos e as taxonomias desenvolvidas nas pesquisas realizadas por Charles R. Graham e Heather Staker em conjunto com Michael B. Horn. Estes objetivos são alcançados através da construção de um breve panorama internacional e brasileiro sobre o sistema blended learning, a partir da análise de estudos realizados em diversas regiões, e também a partir da análise das principais obras dos autores citados acima.

Leia este artigo

Percepções dos alunos de Bom Jesus do Itabapoana/RJ sobre Educação Ambiental e meio ambiente

Ecologia e Meio Ambiente e Instituição Escola

A expressão Educação Ambiental tem sido amplamente utilizada, divulgada e discutida, podendo ser inserida em diversos setores da sociedade, especialmente nas escolas, lugar em que as pessoas aprendem a desenvolver habilidades e conhecer o que significa cidadania, direitos e deveres e, portanto, conseguem entender a importância de temas como esse. O ensino da Educação Ambiental é determinante para amenizar os problemas que há anos são provocados ao meio ambiente pela ação do homem.

Leia este artigo

Práticas com aprendizagem significativa para estudantes da Educação Básica

Vivências de Sala de Aula

Este artigo visa apresentar e discutir os principais focos que fundamentam as teorias de Piaget e Ausubel nos processos de aprendizagem. Para contemplar o objetivo, tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se destacam autores da área que propõem discussão acerca da teoria das teorias de aprendizagem. Com a contribuição e o aprofundamento teórico, é possível observar que a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel está fundamentada em Jean Piaget, que atinge o ponto fundamental do complemento dos processos de ensino e aprendizagem, em que o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, que depende de seus conhecimentos prévios e da interatividade com o meio, que provocam novos conhecimentos significativos para ele. O docente deve estar atento e fazer as intervenções necessárias, levando em consideração a estrutura cognitiva do estudante.

Leia este artigo

Violência de gênero e o ensino pela Pedagogia de Projetos: o caso da modalidade EJA em uma escola municipal de Duque de Caxias/RJ

Instituição Escola

O Brasil apresenta uma das mais altas taxas mundiais de violência contra a mulher. Essa violência se manifesta das mais variadas maneiras, desde agressão simbólica (como silenciamentos ao desnível salarial no mercado de trabalho) à violência explícita, como agressão física ou até feminicídios.

Leia este artigo

“Não sei desenhar”: um ensaio sobre o bloqueio criativo em aulas de Artes Visuais

Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Artes Plásticas

Este trabalho visa refletir sobre o processo criativo de alunos do CAp-UFRJ, de modo que se constatem os caminhos que geram os conflitos e bloqueios da criação no contexto de ensino-aprendizagem de Educação Artística. Para tanto, recorre-se a considerações relativas à desmistificação de paradigmas acerca da beleza e acerto pautados na necessidade de recorrer a uma reprodução mimética da realidade. Estima-se, com a elaboração de uma análise procedente de um quadro percebido durante o período de realização de estágio obrigatório, tecer argumentos críticos para a maneira como a questão da afetividade e construções de sentidos singulares emergem de experiências no contexto escolar.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco