Edição V. 20, Ed. 42 - 03/11/2020

Conexão exultante, efêmera e pictórica essência

Antropologia, Psicologia, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Em cinco movimentos/poemas, trata a vida, as perdas, as novidades, o Ser, os sabores, a música e tantos elementos presentes na vida de cada um e de todos. As incongruências do dia a dia, a amizade e o continuar vivo estão também aqui, de formas especiais.

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Centro bom é centro longe: interfaces históricas e geográficas numa perspectiva das religiões de matrizes africanas

Geografia, História, Sociologia, Teologia e Política Cultural

O presente texto busca compreender as motivações e razões que levaram a mudanças geográficas dos terreiros de Candomblé na cidade do Rio de Janeiro por meio de revisão bibliográfica. Para isso, entendemos que é necessário primeiramente compreender a formação dos Candomblés do país, ver como o mecanismo da religião funciona. Verificar se as reformas comandadas por Pereira Passos no Rio de Janeiro influenciaram essa alteração espacial dos terreiros que aqui chamaremos de centros.

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Uso do aplicativo Google Maps como recurso tecnológico no lançamento de foguetes da Mobfog 2019

Agronomia, Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Física, Matemática, Química, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Espaços Urbanos

O formato de aula tradicional e o discurso do professor em sala de aula podem não ser suficientes para de aproximar as Ciências do cotidiano dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. As Diretrizes Curriculares Nacionais aconselham a prática de contextualizar os programas de Ciências com o cotidiano vivenciado pelos alunos, a fim de dar maior sentido e clareza à aprendizagem, o que é corroborado pelo pensamento de Piaget. Um colégio estadual localizado em Itaguaí/RJ organizou uma experiência de lançamento de foguetes para tratar de temas de Física, Química, Biologia e Matemática.

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Elaborando e implementando materiais para aulas de Inglês

Língua Estrangeira

A disciplina de Língua Inglesa em escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro é oferecida aos alunos do Ensino Fundamental. Durante algum tempo, houve uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e uma empresa especializada em elaboração de materiais didáticos, que fornecia o que seria usado por alunos e professores que atuavam naquelas séries.

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O discurso pedagógico de professores que ensinam Matemática

Matemática, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O campo da pesquisa em Educação Matemática é bastante vasto e marcado por diversos pensamentos e tendências que buscam entender o processo de ensino aprendizagem e as melhores metodologias que possam ser aplicadas em sala de aula. Diante de vários aspectos desse campo, encontramos as temáticas do discurso do professor e da interação professor/aluno que, utilizando as formas da linguagem, buscam construir sentido ao que acontece no cotidiano da sala de aula.

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Oração: Ficaremos em casa

Outras Mais Específicas

Neste momento, a oração por ficar em casa traz a percepção de problemas como falta de liberdade, inimigos invisíveis, maldades; grita-se em hino para recuperar o destino, para se reinventar e se superar.

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Irmã Linda na Era dos Dinossauros

Educação Infantil

Este projeto nasceu da curiosidade dos estudantes pelo universo dos dinossauros e a possibilidade de vivenciar essa temática em todos os eixos de experiência propostos pela Base Curricular Municipal do Paulista para a Educação Infantil, que é sedimentada pela BNCC. Ele foi realizado no Cemedi Maria Anunciada de Arruda, no Paulista/PE, em outubro de 2019.

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Ensino híbrido: uma relação entre a avaliação e a prática docente

Avaliação e Formação de Professores

O presente texto tem como objetivo analisar e relacionar as metodologias ativas a praxis pedagógicas, as quais são problematizadas nos cursos de formação inicial e continuada como ferramentas eficazes diante de uma conjuntura cada vez mais perpicaz no que tange o sucesso ou o fracasso escolar. Partindo desse pressuposto, torna-se considerável analisar especificamente o ensino híbrido e os métodos da avaliação na Educação Básica como o ponto de partida para uma proposta de ensino e aprendizagem que permeia o cotidiano escolar. Como metodologia de pesquisa, recorreu-se à revisão da literatura, fundamentada teoricamente à luz de José Manoel Moran, para os debates acerca das metodologia ativas, Carlos Cipriano Lukesi sobre a avaliação como aprendizagem e Maurice Tardif e Selma Garrido Pimenta, para as questões da formação docente, além de artigos disponibilizados em bancos de dados de revistas científicas. Os resultados indicam que as tecnologias fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes, mas que instituições de ensino e professores ainda não estão amplamente familiarizados com essas práticas inovadoras. Portanto, é pertinente fomentar as questões das metodologias ativas nos cursos de formação docente e compreender que o sucesso no cotidiano escolar só dependerá do apoio e debates da comunidade escolar no que tange às práticas pedagógicas.

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Mercantilização da Educação e a Educação a Distância

Filosofia e Educação a Distância

As análises do autor francês Michel Foucault, ao longo de seus diversos cursos, trazem profunda observação sobre o direcionamento que a mentalidade social desenvolveu, considerando a formação do discurso em conjuntura com a estruturação do Estado e a governamentalidade. O fortalecimento do Estado passou, com o liberalismo, a abrir portas para a concorrência mercadológica como a conhecemos hoje, atraindo a visão do empreendedorismo e a Teoria do Capital Humano. O sistema de Educação a Distância representa um dos formatos que surgiram com o aprimoramento do discurso na Educação. Anteriormente, uma ideia que não seria concebida como viável ou eficaz tem crescido exponencialmente e atraído a atenção de muitas pessoas que desejam graduar-se. A mercantilização da Educação, portanto, foi resultado de uma mentalidade que visa o poder acima de tudo. O discurso de inclusão, as leis de direito à Educação, a abertura de novas escolas surgem conforme o poder concedido pelo Estado de onde a EaD se consolida como modalidade de ensino.

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