Edição V. 21, Ed. 14 - 20/04/2021

Arte, subjetividade e formação sensível: reflexões sobre a educação na contemporaneidade

História da Educação

A sensibilidade, a subjetividade e o potencial artístico são expressões do processo de aprendizagem que se materializam na forma do aluno se relacionar com o universo exterior. No transcurso do desenvolvimento da educação tradicional formal, essas expressões foram – em certa medida – desconsideradas e/ou restringidas em nome de um conhecimento objetivo, neutro e independente de qualquer forma de experiência sensorial do sujeito crítico-autônomo.

Leia este artigo

Monitoria de Ciências: Arte como modo prático para o ensino de ossos e músculos nas aulas de Ciências

Vivências de Sala de Aula

Sabemos que as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais têm sido objeto de discussão há tempos. Como meio de minimizar tal problema, foi realizado um projeto de monitoria num colégio na cidade de Sarandi/PR com uma estratégia artística interdisciplinar – técnica diferente de aprendizagem. Este relato de experiência busca descrever as contribuições da anatomia artística para a aprendizagem de conceitos de estruturas óssea e muscular no ensino de Ciências Naturais. Duas turmas de 8° ano, dois monitores e um orientador/professor participaram do processo de ensino, que utilizou técnicas artísticas para o conhecimento científico daquelas estruturas do corpo humano.

Leia este artigo

Cultura e identidades surdas dos alunos surdos atendidos no IFRN - câmpus Natal Central

Antropologia, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este parecer técnico tem por objetivo elucidar a diferenciação entre surdo e deficiente auditivo (DA ou surdo oralizado) ante as perspectivas socioculturais, bem como ante a legislação atual; trataremos também as formas das diferentes identidades surdas e aspectos da cultura do povo surdo. Esperamos que, em situações ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou surdos, bem como na atuação do servidor tradutor intérprete de linguagem e sinais, possamos ter um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais de tradução e intérpretes.

Leia este artigo

Psicomotricidade da imagem e esquema corporal em uma sala de recursos multifuncionais: inclusão e desenvolvimento global em questão

Educação Especial e Inclusiva

Este artigo trata de uma investigação sobre a inserção da Psicomotricidade em uma sala de recursos multifuncionais de uma escola pública do município de Maranguape/CE, enfocando o esquema e a imagem corporal como elementos que favorecem a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. O trabalho teve como objetivo investigar as estratégias de intervenção para a aquisição do esquema e da imagem corporal dos alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado (AEE). É uma pesquisa qualitativa cujo delineamento empregado foi o estudo de caso e direciona seu enfoque para uma instância particular e delimitada do fenômeno.

Leia este artigo

Os desafios da educação remota em tempos de isolamento social

Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O ensino remoto é um grande desafio atualmente, pois, além das dificuldades tecnológicas, também é necessário garantir a interação com os alunos, mantendo-os atentos, para assegurar a aprendizagem. Mesmo sendo apontada como a principal questão da desigualdade no ensino, a tecnologia pode, sim, ser uma importante aliada dos educadores. As experiências do aluno na educação remota não são iguais às do presencial, focando sempre em tecnologias atuais e acessíveis aos alunos.

Leia este artigo

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escola: uma revisão de literatura

Psicologia

Trata-se de uma revisão de literatura sobre as diferentes abordagens do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas escolas. Neste trabalho, questionam-se quais métodos de ensino-aprendizagem são mais eficientes para crianças, adolescentes e adultos que apresentam impulsividade, desorganização e agressividade em suas relações com o meio escolar e que foram diagnosticadas com TDAH. Concluiu-se que para aprimorar e desenvolver práticas pedagógicas a esses estudantes é importante que os docentes sejam capacitados para trabalharem com crianças que apresentam TDAH, ampliando seus conhecimentos a respeito do transtorno e estratégias de abordagem que podem ser usadas e aplicadas no cotidiano escolar.

Leia este artigo

Mediação didática lúdica: uma experiência com a produção de desenhos e reutilização de materiais reciclados

Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Formação de Professores

A escola constitui um importante local para construção de conhecimentos sobre a interação entre humanos e animais. Os objetivos do trabalho foram conhecer a percepção dos alunos sobre a fauna urbana e sua relação com o humano e discutir a importância do respeito e do cuidado com os animais por meio de estratégias lúdicas e arte. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de Vitória da Conquista/BA, com 20 estudantes do 4º ano. A produção dos desenhos permitiu conhecer a percepção dos estudantes sobre a fauna urbana e sua relação com os humanos. O uso de materiais recicláveis incentivou a criatividade, a autonomia e a promoção da conscientização ambiental nos estudantes.

Leia este artigo

Ensino Fundamental I em EaD no contexto da pandemia: uma trilha de aprendizagem usando metodologias ativas

Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo situa-se no eixo da formação de professores, conceituando o termo “metodologias ativas” e situando sua aplicação no Ensino Fundamental I em EaD ocasionado pela pandemia da covid-19; o texto traz uma trilha de aprendizagem multidisciplinar composta por diversas atividades, bem como todos os recursos necessários para sua implementação. O presente artigo visa oferecer, de maneira objetiva e clara, uma proposta viável e eficaz de ensino a distância fundamentada em metodologia ativa.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco