Edição V. 21, Ed. 15 - 27/04/2021

Atendimento educacional especializado para acessibilidade linguística aos alunos surdos atendidos no IFRN - câmpus Natal Central

Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este parecer técnico tem por objetivo elucidar como deve ser desenvolvida a acessibilidade linguística do aluno surdo e do aluno deficiente auditivo (DA), abordando as questões legais e aspectos socioculturais dos alunos surdos (usuários de Libras). Em situações adversas ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou surdos e à atuação do servidor tradutor intérprete de linguagem e sinais a legislação vigente é uma referência para assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais TILS.

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Resenha do livro "Inclusão na prática: estratégias para uma educação inclusiva"

Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta resenha trata da Educação Inclusiva com base no livro de Rossana Ramos. Para tanto, é feita uma análise da obra para compor a ideia de uma Educação Especial verdadeiramente significativa e inclusiva. O trabalho chama a atenção também para as estratégias que a autora traz em seu livro e que servem para exemplificar atitudes concretas e factíveis para efetivar a inclusão de estudantes deficientes no meio escolar. A obra é rica em detalhes e, apesar de a autora trazer exemplos reais numa escola de Cotia/SP, serve para orientar ações inclusivas e possibilita a reflexão e a implementação de tais ações.

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Perfil das produções científicas acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez no período 2015-2019

Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como base um estudo do tipo “estado da arte”, com o objetivo de sistematizar e mapear a produção do conhecimento acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez realizado no Brasil. De natureza bibliográfica, realizada por meio de estudo bibliométrico e revisão de literatura, esta pesquisa partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses que abordam a referida temática no período de 2015 a 2019, analisando as tendências e lacunas teórico-metodológicas, contribuindo com a produção científica com vistas à discussão sobre o processo de inclusão e interface: Ensino de Biologia e Alunos com surdez.

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Extraindo o DNA de vegetais: uma proposta de aula prática para facilitar a aprendizagem de Genética no Ensino Médio

Biologia e Biociências

A Genética é uma área fascinante; no entanto, é dotada de termos e processos muitas vezes abstratos que podem desmotivar a aprendizagem dos alunos. Dessa maneira, para superar tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática aos alunos do Ensino Médio utilizando materiais simples e de baixo custo sobre a extração de DNA de frutas do cotidiano, como a banana, o mamão, a uva e o tomate, além de outros alimentos, como a cebola e o alho. Experimentação, ensino, biologia, genética, DNA.

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Tensões na construção de uma proposta curricular pública

Política Educacional

O presente estudo, de perspectiva qualitativa, é parte do resultado da dissertação de mestrado que investigou o processo de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular governamental na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, assim como alguns desdobramentos desta política na prática pedagógica dos professores. Este estudo apresenta os dados obtidos por meio de entrevistas e estudo documental referente ao processo de construção da proposta de Educação Física chamada de Currículo Mínimo. O objetivo é apresentar as tensões existentes na construção de uma proposta curricular e como expressam as intencionalidades políticas do grupo gestor.

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Princípios pedagógicos do trabalho docente na educação on-line – estratégias didáticas através do Moodle para situações de ERE e contextos análogos

Avaliação, Educação a Distância e Formação de Professores

Baseado nas dificuldades dos docentes em adaptar as práticas educativas do ensino presencial para o ensino remoto emergencial (ERE), este estudo discute os princípios pedagógicos do trabalho docente na educação on-line e apresenta estratégias didáticas com os recursos e as ferramentas do Moodle para orientar a prática docente em situações de ERE e em contextos análogos. O estudo constatou que a educação on-line tem seus próprios princípios pedagógicos e que a mera transposição das práticas educativas presenciais para o ERE inviabiliza a configuração de um ensino adequado para os alunos.

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As políticas públicas e o direito à educação no Brasil: uma perspectiva histórica

Política Educacional

As políticas públicas em Educação consistem em programas ou ações elaboradas em âmbito governativo que auxiliam na efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal; um dos seus objetivos é colocar em prática medidas que garantam o acesso à Educação para todos os cidadãos. Nelas estão contidos dispositivos que garantem a Educação a todos, bem como a avaliação e ajuda na melhoria da qualidade do ensino no país.

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Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa

Formação de Professores e Língua Estrangeira

Cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão presentes nas salas de aula, e isso se deve, principalmente, à potencialidade dos seus recursos para inovar e dinamizar as formas de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas, inclusive a língua inglesa. Quando bem empregadas, as TIC contribuem para o processo educacional a partir da utilização de ferramentas interativas que possibilitam a obtenção de conhecimentos sobre os diferentes contextos subjacentes à realidade e o amplo acesso às diversas fontes de informação.

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O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil

Educação Infantil

Esta pesquisa objetivou analisar a importância do lúdico na infância e compreender como que a escola aplica e reconhece a importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento social da criança. Para o estudo sobre o lúdico e o seu potencial no desenvolvimento da criança na infância, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, seguida de entrevista semiestruturada com uma diretora, uma professora, uma coordenadora pedagógica e uma mãe de aluno, da Creche-Escola Dona Zizi, no município de São Fidélis/RJ.

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