Edição V. 21, Ed. 16 - 04/05/2021

Atribuições do tradutor intérprete de Libras e Português no IFRN - câmpus Natal Central

Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este parecer técnico visa elucidar a descrição das atribuições do tradutor intérprete de linguagem e sinais (TILS) nas instituições federais de ensino superior e como deve ser realizado o trabalho desse servidor, havendo demanda ou não. Em situações adversas ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou Surdos, a legislação torna-se um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais TILS.

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As tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista

Educação Especial e Inclusiva e Cidadania e Comportamento

O presente estudo buscou revisar a literatura atual sobre as tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista. Foi levantado acervo acadêmico de teses e dissertações que se dedicaram ao estudo das tecnologias assistivas, incluindo o acervo das formas de comunicação alternativa. Finalizamos a pesquisa bibliográfica com um aprofundamento nas características do transtorno do espectro autista, o que possibilitou compreender de que forma as tecnologias assistivas de comunicação alternativa com as pranchas de comunicação alternativa podem ajudar as pessoas com autismo no processo de comunicação, haja vista sua dificuldade em desenvolver a fala.

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Google Lens como ferramenta de aprendizagem em Matemática

Computação e Tecnologias, Matemática e Educação a Distância

Percebemos que hoje não vivemos sem os aplicativos que auxiliam nos afazeres diários, como os aplicativos de bancos, que permitem que realizemos transações a tecnologia veio para ocupar espaço e facilitar todos os setores da nossa vida. E por que seria diferente na educação e com o processo de ensino? Com isso, as propostas de trabalho que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem têm ganhado força. E com o advento da pandemia, em 2020, a mudança para o ensino remoto veio ajudar nessa travessia de professores e alunos para um novo processo de aprender e ensinar.

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Ensinando Matemática em tempos de pandemia

Matemática e Educação a Distância

É preciso desenvolver novas estratégias que visem a amenizar o distanciamento social vivido entre docentes e estudantes, a fim de que estes últimos não abandonem o ano letivo (já que todos foram submetidos a ficarem em casa). Dessa maneira, o docente precisa mais do que nunca inovar em suas aulas, já que agora o ensino passou a ser quase inteiramente remoto. Para isso, foi regulamentada uma lei que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.

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A relação entre as dificuldades na aprendizagem e a evasão de alunos na EaD: um estudo de caso

Educação a Distância

A presente pesquisa, de caráter qualitativo, consiste em um estudo de caso delimitado ao polo de apoio presencial do curso técnico a distância do Instituto Federal de Educação de Pinheiral/RJ. A pesquisa realizada no polo acompanhou 16 alunos que iniciaram dois cursos técnicos a distância, do início ao fim do curso, buscando identificar as dificuldades encontradas pelos alunos no decorrer do curso e as causas da evasão dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados aos alunos ao longo de quase dois anos de curso e entrevista com a professora coordenadora do polo.

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Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus

Formação de Professores

As transformações no campo da Educação impulsionadas pelas tecnologias da informação e comunicação alteraram a gênese social de modo significativo. Este trabalho discorre sobre as perspectivas e os desafios que os professores enfrentam para trabalhar com as novas tecnologias da informação e comunicação, bem como as dificuldades enfrentadas em decorrência do enfrentamento do vírus SARS-COV-2, mostrando as metodologias e modelos de avaliações que podem ser aplicadas com o uso das TIC com o intuito de promover uma aprendizagem significativa dos alunos.

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Educação a Distância: tecnologias de informação e comunicação, sistemas de informação e a formação de docentes

Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

O presente artigo promove uma discussão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação e dos sistemas de informação na formação de docentes. Apresenta como são estruturados os cursos de Educação a Distância (EaD) e em seguida são avaliados alguns dados estatísticos do Censo do Ensino Superior 2018 elaborado pelo INEP em relação aos cursos de graduação ofertados nessa modalidade. A produção desse artigo é motivada pelo contexto da pandemia de covid-19 que tem provocado questionamentos acerca da função e da importância das TIC nos modelos de educação contemporâneos e na formação dos(as) profissionais docentes.

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Mediação escolar como ferramenta na resolução de conflitos no espaço educacional

Formação de Professores

O presente estudo propõe apresentar reflexões construtivas e reflexivas sobre mediação escolar como ferramenta de atuação na resolução de conflitos em um espaço educacional, onde a violência vem se tornando um número substancial nos índices escolares. A mediação é uma ferramenta das práticas restaurativas em que, por meio de um processo voluntário, o indivíduo transforma os conflitos negativos em oportunidades de aprendizado construtivos e positivos. O estudo está pautado em revisões bibliográficas e pontua como principais resultados a utilização da mediação escolar como processo de transformação para a comunidade educacional de maneira pacífica, humanizada e construtiva.

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Psicopedagogia - breves considerações bibliográficas: compreendendo possibilidades de atuação para promover inclusão

Formação de Professores

O referido trabalho tem como objetivo fazer um breve resgate epistemológico da Psicopedagogia como área do conhecimento que lida com o processo de aprendizagem humana e como prática fundamentada por referenciais teóricos consistentes, bem como refletir sobre suas contribuições para o campo da educação no que concerne aos processos de aprendizagem e à intervenção pedagógica do psicopedagogo para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente que apresentam algum tipo de dificuldade em sua aprendizagem humana, cotidiana e escolar.

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