Edição V. 21, Ed. 18 - 18/05/2021

Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação

Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O uso das TIC no campo da educação tem sido apontado como ferramenta pedagógica. A partir dessa premissa foi desenvolvida uma sequência didática investigativa abordando o tópico Fotossíntese dentro de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial. Trata-se de uma SEI para o Ensino Médio, porém acreditamos que o conteúdo, devidamente adaptado, poderá ser utilizado igualmente no Ensino Fundamental. O propósito foi criar uma ferramenta pedagógica que dê aos estudantes a oportunidade de ter contato com experimentos, artigos científicos e jogos digitais.

Leia este artigo

Narrativas de superação: a sexualidade no meio escolar

Formação de Professores

As narrativas docentes permitem entrever conhecimentos mais amplos sobre o professorado e a escola. Elas são explicativas e fornecem pistas seguras para a compreensão de experiências educativas concretas. Seu estudo permite um melhor entendimento tanto dos problemas que acontecem em meio escolar quanto aponta soluções e motivações para a melhoria da Educação. Neste estudo, analisamos narrativas de docentes em sua formação inicial e contínua que evidenciam sua potencialidade em direção à superação das dificuldades encontradas e ao sabor pelo conhecer.

Leia este artigo

Tai-Chi Fraldinha: a prática de aulas de Tai Chi Chuan na Creche Angelino Pigatto, em Paulínia/SP

Educação Infantil

O Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa, cuja prática é desenvolvida por meio de movimentos lentos e silenciosos, estimulando a atenção, a consciência corporal e a tranquilidade, nos pareceu ser perfeitamente aplicável a crianças do maternal, por propiciar momentos agradáveis na área externa da escola. Por meio de áudio, convidando as crianças a prestar atenção em sua respiração, por alguns minutos, seriam inseridos na rotina escolar na área interna da escola, dentro das salas de aula.

Leia este artigo

Reflexões sobre a docência em Educação Infantil e as audiovisualidades no contexto da pandemia da covid-19

Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de Professores

Este ensaio tem a pretensão de problematizar a docência em Educação Infantil, no contexto das produções audiovisuais, de modo a vislumbrar outras possibilidades para os gestos na/com a docência, em Educação Infantil, e suas práticas. Nessa perspectiva, trazemos algumas reflexões do percurso estabelecido com um grupo de professoras, de uma instituição pública do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Os resultados iniciais indicam que este é um processo de ressignificação da ideia clássica de representação da docência, além de evidenciarem a potência do audiovisual para a formação e intervenção nas redes de conhecimento das professoras.

Leia este artigo

A infância no Ensino Fundamental: desafios em tempos de pandemia e ensino remoto

Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo discute o direito à infância no cenário piauiense. O tema nasceu das inquietações e experiências docentes das autoras no que diz respeito aos impasses na garantia do direito à infância. O texto apresenta resultados da pesquisa qualitativa que objetivou investigar a infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base no trabalho docente de três professoras. A investigação adotou abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Os dados revelaram que a pandemia trouxe um cenário atípico para a educação, tornando-se ainda mais desafiador promover educação capaz de garantir o direito à infância.

Leia este artigo

Xiii, o leite fermentou! Uma proposta de aula prática de Bioquímica para o Ensino Médio

Biologia e Biociências

Na atualidade, as aulas de Biologia têm sido realizadas por meio do ensino híbrido (aulas presenciais e virtuais). Assim, para torná-las cada vez mais cativantes e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, propomos uma aula prática com a temática de fermentação láctica de bactérias dentro da área de Bioquímica no Ensino Médio. Utilizando materiais simples e de baixo custo, a realização dessa prática pode facilitar a aprendizagem, despertando a face crítica e a experimentação dos discentes em Ciências.

Leia este artigo

Da eterna inconclusão do aprender a ser docente: algumas reflexões sobre o ensino de Matemática

Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da formação docente como ato contínuo e infindável; para tal, iremos pensar a formação do professor de Matemática e sua prática no contexto do ensino. Deste modo, pensando a Matemática enquanto um saber que é tido pela sociedade como sendo formal, autores como Baldin e Felix trazem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática como sendo muito mais amplo e que envolve as interações sociais e culturais.

Leia este artigo

O uso da gamificação como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do Ensino Médio

Computação e Tecnologias

A gamificação é compreendida como uma técnica que promove a motivação individual por meio do uso de games, engajando pessoas na realização de atividades de diversas áreas, motivando a ação e promovendo a resolução de problemas de forma lúdica e divertida. Com o desenvolvimento e a expansão de novas tecnologias, surge a necessidade de repensar as metodologias usadas em sala de aula e a necessidade de ressignificar o termo “ensinar”, partindo do pressuposto de que o ensino para os “nativos digitais” se tornou um desafio para os educadores que insistem em permanecer no “ensino tradicional”. Este trabalho compõe-se de consistente revisão bibliográfica em trabalhos especializados.

Leia este artigo

Educação Física Inclusiva: a informação é a chave para a inclusão

Educação Especial e Inclusiva e Educação Física

O presente artigo tem como objetivo geral proporcionar à comunidade escolar uma análise sobre a realidade das dificuldades vivenciadas pela pessoa com deficiência, demonstrando o preconceito enfrentado por elas, a falta de acessibilidade e a conscientização pela falta de inclusão. A metodologia utilizada foi a descritiva e como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados questionários para 60 alunos do 6º ao 9º ano, entre 10 e 16 anos. Os resultados evidenciaram que 63% respeitam os direitos da pessoa com deficiência, 27% consideram o basquete em cadeira de rodas a modalidade esportiva mais difícil.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco