Edição V. 21, Ed. 20 - 01/06/2021

A importância do curso de aperfeiçoamento em atividade física inclusiva na prática pedagógica

Educação a Distância e Formação de Professores

As pessoas com deficiência, ao participar de atividades físicas, desafiam seus próprios limites, porém precisam ser estimuladas e encaminhadas o quanto antes para uma vida plena em sociedade. Apesar dos avanços que os deficientes conseguiram, percebe-se que ainda existe muito a ser conquistado. O presente artigo aborda a importância da formação profissional e continuada dos professores para atuação frente à inclusão do deficiente nas aulas de Educação Física Escolar e nas atividades do esporte adaptado, em que os deficientes encontram muitas barreiras: no preconceito, na acessibilidade, na falta de apoio familiar e de credibilidade.

Leia este artigo

Percepções do segundo professor de turma sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: emergências percebidas

Educação Especial e Inclusiva

Os desafios emergentes da docência no contexto da Educação Especial com o ensino remoto têm se constituído em pauta recorrente para reflexões, por sua complexidade e especificidades. Este artigo objetiva analisar como os segundos professores de turma vêm estabelecendo o processo de mediação, interação e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem com alunos da Educação Especial incluídos nas classes regulares em escolas do ensino fundamental e médio de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado através do Google Forms, e a socialização das experiências em encontros de orientações e formação continuada.

Leia este artigo

Facebook: um instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa e Literatura

A utilização de ferramentas tecnológicas vem ganhando espaço, uma vez que são recursos corriqueiros na vida da comunidade escolar. Nesse contexto, o Facebook torna-se um importante instrumento no desenvolvimento das competências e habilidades almejadas para os estudantes na Educação Básica. Assim, com este estudo ressaltamos a relevância do trabalho pedagógico educacional que esse meio pode proporcionar aos seus usuários. Desenvolvemos um trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública municipal de Venturosa/PE em que os estudantes usaram o Facebook como prática de estudo para o Enem.

Leia este artigo

Ciência da Informação e seus tentáculos: um interdisciplinar universo

Comunicação e Outras Mais Específicas

Nesta poesia, Marcelo Calderari Miguel relaciona alguns campos do conhecimento a atividades práticas e a sentimentos marcantes, com forte destaque de características próprias da Era do Conhecimento, como é caracterizada a contemporaneidade. Traz elementos do princípio dos tempos – até mesmo referências bíblicas e da mitologia grega – para conviver com as ciências, para dar fim à principal motivação de sempre: curar as dores da humanidade.

Leia este artigo

Tecnologia no ensino-aprendizagem

História, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Para estudar com as tecnologias é preciso ter cuidados no âmbito da Educação, como não pesquisar em qualquer site, pois alguns contêm informações falsas que podem atrapalhar as aulas dos professores, pois se trata de trazer uma ilusão de noção errada dos temas abordadas na sala de aula. Esse é um dos problemas que sempre encontramos todos os dias nas escolas, o que gera a necessidade de os educadores alertarem seus alunos para que não usem qualquer fonte de informação.

Leia este artigo

Educação na comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB, em meio à pandemia da covid-19

Educação a Distância, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A covid-19 é uma doença altamente contagiosa que surgiu na China no final do ano de 2019 e em poucas semanas disseminou-se por todas as regiões do planeta, causando problemas em todos os setores. Este artigo objetiva analisar como a Escola Joaquim Cassiano Alves, da comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB está desenvolvendo suas atividades utilizando o ensino remoto e os impactos resultantes desse período, de acordo com os docentes. Os resultados mostram que o ensino remoto não está trazendo resultados satisfatórios, especialmente pela falta de equipamentos e pelo alto índice de desinteresse.

Leia este artigo

Um estudo sobre a mediação escolar on-line durante a pandemia da covid-19

Psicologia, Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo se caracteriza como um relato de experiência a partir da prática de diferenciação escolar do departamento de Students Support Services em uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro. O ensino remoto emergencial foi criado devido à pandemia da covid-19. Tendo em vista a iminência do contágio de caráter altamente devastador nos espaços escolares, o fechamento dos mesmos se fez necessário. Com isso, buscamos refletir sobre os caminhos viáveis para que a mediação escolar pudesse transcorrer durante o período de isolamento social.

Leia este artigo

Por que (ainda) ler Machado de Assis na escola nos dias de hoje? – uma resposta para Felipe Netto

Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O que seria uma leitura para os adolescentes? Foi refletindo sobre esse gatilho que discorro sobre o assunto, já que Felipe Netto tem milhões de seguidores nas suas redes sociais e acaba sendo um formador de opinião para os jovens. Para refletir sobre o assunto, precisamos trazer algumas outras questões à tona. É necessário desafiar os discursos hegemônicos, ao mesmo tempo, colocar em xeque nossas crenças como leitores e produtores do conhecimento, nos colocando diante de um sujeito não ocidentalizado e do texto por ele produzido.

Leia este artigo

Utilização do modelo desempenho-recompensa atrelado à prática da gamificação: estratégias de enfrentamento das dificuldades de ensino em decorrência da pandemia da covid-19

Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Podemos considerar que a aprendizagem efetiva envolve três domínios básicos: o domínio cognitivo, o domínio psicomotor e o domínio afetivo. A partir desses domínios, o estudante desenvolve competências por meio da assimilação do conteúdo, da aplicação prática dele e da atitude adotada frente ao conhecimento. Nesse sentido, é válido o esforço para despertar o interesse do estudante desmotivado em virtude do ensino remoto e ao mesmo tempo oportunizar a prática como forte aliada à progressão da aprendizagem do aluno.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco