Edição V. 21, Ed. 23 - 22/06/2021
Educação Infantil: o lúdico no processo de formação do indivíduo e suas especificidades
Educação InfantilO tema da presente pesquisa versa em torno da ludicidade como promotora de desenvolvimento humano. O objetivo consiste em refletir sobre o lúdico, os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de metodologia qualitativa que recorreu à pesquisa bibliográfica, incluindo documentos legais para o procedimento de coleta de material para o referencial teórico. Além de potencial promotor de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, o jogo permite o crescimento de todos, independentemente de sua idade, bem como do próprio educador, o qual passa pela formação lúdica.
Leia este artigoA importância do gestor educacional no papel de líder da instituição de ensino
Instituição EscolaA gestão educacional articula os saberes e práticas escolares, permeando todo o processo pedagógico. A proposta deste artigo é analisar o importante papel do gestor educacional como líder da instituição de ensino, de forma participativa e democrática. O estudo objetiva entender esse papel na articulação dos aspectos teóricos e práticos do processo educacional e na elaboração do projeto político-pedagógico. A metodologia empregada na pesquisa foi de cunho bibliográfico, através de contribuições de autores que mostraram que o gestor escolar é o pilar da instituição de ensino e precisa atuar em conjunto com toda a comunidade escolar.
Leia este artigoQuiz como proposta de atividade lúdica em Ciências no Ensino Fundamental
AvaliaçãoO uso do quiz em sala de aula pode constituir uma excelente ferramenta para facilitar o processo de aprendizagem de tópicos de Ecologia em Ciências Naturais. Demonstrou-se que o uso de atividades simples, como jogos que necessitam de poucos recursos financeiros, contribui para a aprendizagem e, assim, permite atender os objetivos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Ciências. Além disso, os resultados apontam que os alunos têm preferência por aulas diversificadas em lugar de aulas expositivas tradicionais.
Leia este artigoA utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem
Educação InfantilAs tecnologias de informação e comunicação oferecem diversos recursos que podem ser utilizados como ferramentas didáticas e pedagógicas em sala de aula, pois se tornam essenciais para o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições da inserção das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Recorremos às contribuições teóricas de estudiosos que discutem a temática. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. Para a construção dos dados, realizamos uma pesquisa nos repositórios digitais, portais e bibliotecas digitais, além dos portais dos periódicos online.
Leia este artigoA Aventura na perspectiva de professores de Educação Física escolar
Educação FísicaA proposição da Aventura na Educação Física escolar está mexendo com os professores e com as instituições de Ensino Superior. Ambos estão repensando suas práticas e suas grades curriculares para se adequar à realidade social que as práticas de risco e perigo controlado representam na educação escolar. Considera-se que ainda há avanços esperados no futuro em relação ao assunto, mas verificar que os professores estão procurando soluções e que os cursos estão alterando a formação inicial já é um ponto bastante positivo.
Leia este artigoEducação e inclusão: lendo o mundo para além da sala de aula
Educação Especial e InclusivaO trabalho aqui apresentado trata da inclusão dos alunos da classe especial nas atividades da sala de leitura e na escola como um todo, compreendendo que a leitura de mundo vai além da leitura de literaturas. A escolha se deu levando em consideração a atuação e a prática docente na sala de leitura em uma escola municipal da Zona Oeste carioca. Sua relevância está em nos fazer refletir acerca de uma classe especial isolada em “seu espaço” e que se limita a um pseudoprotagonismo em datas comemorativas alusivas à inclusão.
Leia este artigoA escola, o alunado surdo e seus demais sujeitos – perspectivas e proposições em busca de uma inclusão eficaz
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA temática da Educação de Surdos é emergente e necessária, porém a maior parte de seus estudos volta-se para a educação bilíngue de surdos; na sua maioria, esses educandos estão inseridos em um contexto inclusivo em escolas regulares. Assim, surge a necessidade de abordar essa contextualização, e aqui buscou-se trazer o debate acerca do espaço escolar e dos sujeitos que nele se encontram e estão diretamente ligados ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Assim, em primeiro lugar buscou-se repensar os espaços escolares inclusivos e bilíngues não como antagônicos, mas como ambos os espaços válidos, uma vez que as medidas tomadas focassem nas questões imbricadas ao processo educacional dos discentes surdos.
Leia este artigoO enfoque CTS e as percepções dos professores municipais de Ciências em Ouro Branco/MG
Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresEste estudo apresenta os princípios e características do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), a formação do professor de Ciências e os resultados de pesquisa realizada com professores de Ciências da rede municipal de Ouro Branco/MG. Para os pesquisadores do movimento, o objetivo central da educação CTS é desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando a construir conhecimentos e valores necessários para a tomada de decisões responsáveis sobre questões científicas, desenvolvendo a autoestima, a comunicação escrita e oral, o pensamento lógico e racional, a aprendizagem cooperativa, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e o interesse em atuar em questões sociais.
Leia este artigoOs educadores e as competências de ensino em EaD no pós-covid-19
Educação a Distância, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalTendo como pano de fundo e, ao mesmo tempo, agente catalisador à covid-19 constatamos que a concepção e prática do ensino em EaD passa atualmente por significativas transformações no Brasil, principalmente nos níveis mais básicos do ensino oficial. Assim, este artigo apresenta informações, análises, questionamentos e sugestões com o objetivo de fomentar reflexões sobre um tema que se tornou mandatório no ambiente escolar: o ensino público a distância mediado pela web.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui