Edição V. 21, Ed. 24 - 29/06/2021

Oralidade e alfabetização: implicações dos gêneros orais para o ensino e a aprendizagem

Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto busca evidenciar as implicações da oralidade nas práticas de alfabetização. Com a construção da Base Nacional Curricular Comum, evidenciam-se como eixo do ensino da língua portuguesa as práticas de oralidades, trazendo para o debate novamente as práticas comunicativas em sala de aula, com enfoque no uso da linguagem oral e seus desdobramentos na alfabetização. É utilizada pesquisa bibliográfica, com consulta a periódicos, livros e documentos oficiais para embasamento teórico-metodológico.

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Breve história das mulheres e relação de gênero

História e Política Cultural

Este trabalho analisa, reflete, discute a história das mulheres como um campo definível na historiografia, além de buscar compreender o conceito de gênero, temática que está ainda sendo construída nos dias atuais. A problemática principal deste artigo é buscar compreender a relação da história das mulheres com a política. Afinal, é indiscutível que a história das mulheres está totalmente vinculada a uma questão de política.

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Práticas de leitura na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância das práticas de leitura, os desafios na formação de cidadãos leitores, desde as crianças bem pequeninas, no ambiente escolar ou no âmbito familiar, e enfatizar a necessidade dos professores em saber como conduzir, mediar o aluno e apontar os reflexos positivos da sua prática, até os hábitos da leitura e da escrita tornarem-se naturais na sua vida. Mesmo vivendo na era digital com as tecnologias cada vez mais presentes na sociedade, mesmo diante de inumeros fatores para não ler, o gosto pela leitura deve ser cultivado para formar um cidadão critico e consciente do seu papel na sociedade.

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Histórias em quadrinhos como recursos para a aprendizagem em Parasitologia

Zoologia, Saúde, Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Política Cultural

As histórias em quadrinhos podem ser de grande importância para iniciar a criança no caminho que leva à consolidação da prática e do prazer de ler. Acredita-se que os quadrinhos são meios de comunicação essenciais no alcance e sensibilização das populações, em especial as mais jovens, e produzem ganhos significativos na mentalidade coletiva utilizando a transposição lúdica de conhecimentos, em um exercício pedagógico libertador. Quando bem exploradas, as HQs têm potencial para transmissão de mensagens e servir de intermediário para abordar conceitos como o ensino de parasitoses, prevenção e a relação entre os parasitos e o meio ambiente.

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A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia

Vivências de Sala de Aula

Neste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.

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Intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas

Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

O presente trabalho tem como objetivo destacar as intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual buscam-se informações em revistas, periódicos e artigos científicos que possam subsidiar nas informações necessárias sobre o assunto abordado. Sabe-se da importância que a Psicopedagogia representa e demonstra nas escolas e entre as famílias que necessitam desse acompanhamento. No entanto, muitas dificuldades jurídicas são encontradas para que pouco se desenvolva a inserção desses profissionais de Psicopedagogia em instituições públicas.

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A brincadeira na Educação Infantil sob a ótica docente

Educação Infantil

O presente trabalho teve por objetivo a identificação da influência da formação inicial, multisseriação e ano de escolaridade na concepção e implementação da ludicidade na prática docente. Para investigar essa questão, foi aplicado, a um grupo de 14 professores com experiência em turmas de alfabetização e Educação Infantil, um questionário, pelo qual verificaram-se aspectos como a importância da forma de abordagem desse conteúdo na formação inicial desses profissionais.

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Resenha de Escritos de educação

Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.

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O diário de bordo na formação docente: um instrumento de reflexão diária, sobre a identidade do professor de História

História e Formação de Professores

Este artigo aborda o diário de bordo como elemento primordial no trabalho docente especialmente do professor de História, que, ao adotá-lo em sua prática escolar, contribui para sua própria formação critico-reflexiva, em (re)pensar a constituição de sua identidade profissional frente aos percalços e distintos percursos encontrados na lida educacional. Metodologicamente, a partir de pesquisa bibliográfica alicerçada em revisão teórica e diversificada de autores que discorrem sobre a temática, pode-se perceber a carga de significados, representações e intencionalidades atribuídas aos distintos sujeitos nas atividades diárias de ensino-aprendizagem.

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Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

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Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

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15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

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31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

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Seção Divulgação Científica

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Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

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