Edição V. 21, Ed. 33 - 31/08/2021

Futuro é educação... a pedagogia do amor

Antropologia, Comunicação e Cidadania e Comportamento

Estes sete poemas falam das etapas da vida, da lógica da vida, das experiências. Falam da escola, das vivências de amor, das situações da natureza. De outros mundos, mas de pontes e cimentos. Falam de vitórias e quedas, de travessias e víboras. Trazem caminhos a seguir, estradas com buracos e quebra-molas, bagagens a levar e convivências. Tudo em razão do tempo, uma ampulheta que marca os momentos, espetáculos de metal e bebidas, com mistérios e segredos, tagarelices e charlatanices, desejos, paixões e amores – formando uma rede de palavras.

Leia este artigo

Painel das Ligações Químicas: uma proposta pedagógica para facilitar os conhecimentos dos conteúdos de ligações iônicas e covalentes

Química

Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência didática com a utilização do jogo Painel das Ligações Químicas como ferramenta facilitadora na compreensão dos conhecimentos dos estudantes sobre ligações iônicas e covalentes em turma do 1° ano do Ensino Médio de escola estadual no município de Rorainopólis/RR, a fim de caracterizar uma metodologia atrativa, inovadora para despertar o interesse e a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula de forma mais dinâmica e prazerosa. Os resultados mostraram que o jogo foi eficaz no processo de assimilação do conteúdo.

Leia este artigo

O uso da cultura maker no ambiente escolar

Vivências de Sala de Aula

A educação necessita de inovação, reinvenção e metodologias diferenciadas que propiciem aprendizagens significativas. Este artigo tem como objetivo socializar vivências do projeto de intervenção realizada com educadores sobre o uso da cultura maker na escola, potencializando as aprendizagens a partir da articulação entre a teoria e a prática, abordado por meio de oficinas de formação docente. As oficinas foram realizadas de forma remota, em razão do período de isolamento e restrições que estávamos vivendo na data da realização da intervenção devido à covid-19.

Leia este artigo

A atuação da coordenação pedagógica na implementação de projetos de inovação tecnológica nas escolas

Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente trabalho visa apresentar e discutir a atuação do coordenador pedagógico como o agente crucial na implementação de projetos inovadores dentro das instituições escolares da Educação Básica. A atuação dentro de uma Coordenadoria de Tecnologia em Educação precisa do apoio da gestão escolar, da equipe docente e da comunidade escolar. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a revisão bibliográfica de textos acadêmicos. Como resultados obtidos, pode-se ressaltar os pontos relevantes que o coordenador pedagógico deve adotar em sua prática pedagógica junto à sua equipe docente na implementação de projetos inovadores educacionais.

Leia este artigo

Um milhão de pipas no céu

Comunicação e Cidadania e Comportamento

Este conto, bem curto, mostra a passagem do tempo, valoriza as brincadeiras e o simbolismo das pipas como objetos de devaneio, sonho, esperança e continuidade do tempo e da vida. Relata a importância da parceria para construir esses sonhos e as relações com a natureza. A diversão une as experiências de avô e neto, leva-os a ter a mesma idade. A narrativa, simples e direta, mas poética, retrata a continuidade dos dias e da vida, a permanência do amor e dos valores da alegria e das brincadeiras em família.

Leia este artigo

Análise descritiva do livro didático "Português para crianças surdas, escrita e leitura no cotidiano"

Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Um livro eletrônico editado pela UFMG é uma ótima referência para professores de Língua Portuguesa que vão trabalhar com alunos surdos. Serve como manual para professores, apresentando boa estrutura em termos de organização; contém um sumário bem estruturado com os devidos conteúdos divididos em três unidades, divididas em lições; cada unidade possui um tema chamativo e atraente, para que provoque e desperte interesse por parte dos alunos. O livro também conta com lista de atividades, que precisarão do auxílio do material em Libras para que possam ser realizadas.

Leia este artigo

A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental

Matemática

Este trabalho objetiva apresentar análises de artigos acerca da utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, uma possível estratégia para minimizar as dificuldades e resistências encontradas nos alunos durante as aulas de Matemática. Diante destas barreiras, torna-se necessário que o educador utilize métodos de ensino que motivem o educando a construir seu conhecimento. Como resultado, percebeu-se que utilizar jogos para ensinar conteúdos matemáticos desperta o interesse dos alunos, motiva o aprendizado e propicia um ambiente fértil para a construção do conhecimento.

Leia este artigo

Aplicando ciência de dados educacionais para avaliar a influência da programação no progresso das notas do Ensino Médio

Computação e Tecnologias e Avaliação

O ensino de programação de computadores para alunos do Ensino Médio tem sido amplamente defendido, uma vez que a disciplina poderia auxiliar na resolução de problemas em contextos que vão além da disciplina em si. Este estudo avalia se os alunos do Ensino Médio Integrado que possuem a disciplina de programação de computadores em sua grade curricular apresentam melhora no desempenho acadêmico comparado aos demais estudantes. Nesse sentido, as notas dos alunos de nove turmas foram comparadas por meio de um modelo matemático que utilizou o algoritmo k-means.

Leia este artigo

Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça

Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de Aula

Pensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco