Edição V. 21, Ed. 5 - 09/02/2021

O trabalho docente e o professor enquanto trabalhador

Formação de Professores e Política Educacional

O presente ensaio teórico tem por objetivo discutir as implicações acerca de considerar a docência como uma profissão e, por conseguinte, o professor como trabalhador. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre as interseções acerca dos campos do conhecimento da formação de professores e do trabalho docente, com o intuito de colocar em destaque os impactos sociais do sistema capitalista e das condições de trabalho na constituição e no exercício da docência, reafirmando a justificativa quanto à necessidade e importância da discussão desse tema.

Leia este artigo

Tecnologia e (in)formação: contribuições da Educação a Distância para uma formação de qualidade

Computação e Tecnologias e Educação a Distância

A Educação a Distância é uma das áreas da educação que têm ampliado seu alcance de maneira acelerada, porém nem todos conseguem acompanhar essa expansão, devido a inúmeros fatores. Objetiva-se com este estudo apresentar as reais contribuições que a EaD tem a oferecer aos seus usuários e alunos, no sentido de oferecer uma discussão reflexiva e da ampliação de perspectivas acerca da temática, a qual conta com a explanação acerca de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e outros elementos interpessoais: incentivo, ingresso e permanência acadêmica. Os resultados da pesquisa apontam para uma maior necessidade de expansão acerca das atribuições da EaD na sociedade.

Leia este artigo

Educação Física e as concepções pedagógicas crítico-emancipatória e crítico-superadora

Saúde e Educação Física

Ao longo da história, a ciência tem sido desenvolvida a favor dos interesses das classes dominantes. Esse processo tem sido bastante conturbado, em especial quando nos referimos à consolidação da Educação Física como área do conhecimento e componente curricular na escola. Muito disso se deve à permeação de desinvestimento pedagógico e pelo espontaneísmo dentro do trabalho pedagógico dessa área. Para a consolidação da Educação Física no ambiente escolar, é necessário que seu trabalho pedagógico esteja fundamentado em uma teoria que dê conta de suas demandas. O objetivo deste estudo é apresentar uma sugestão de teoria de aprendizagem que atenda à demanda dos conteúdos previstos para o Ensino Médio brasileiro para a formação humana integral.

Leia este artigo

Crianças carentes e políticas públicas

História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O capítulo “Crianças carentes e políticas públicas”, inserido na obra História das crianças no Brasil, organizada por Mary del Priore, retoma a trajetória histórica das crianças em condições economicamente carentes, entre o período da República e a nova redemocratização, no fim do século XX e início do século XXI, em um viés de desenvolvimento de políticas públicas sociais para essa população. Em algum momento houve uma perspectiva de garantir o acesso dessas crianças a uma educação de qualidade, mas é mais cômodo ao status quo perpetuar um sistema esmagador.

Leia este artigo

Gestão democrática escolar: esferas, funcionamento e legislações

Instituição Escola

A gestão democrática é o foco principal deste artigo, que busca fazer um levantamento da legislação para que esse tipo de gestão seja garantido e eficientemente cumprido. O texto é pautado por uma pesquisa bibliográfica e legislativa, dando ênfase às leis que regem a gestão escolar pública do Estado do Rio de Janeiro. Após a leitura completa, identifica-se a importância da gestão democrática para a eficácia da educação pública, que resulta numa completa formação do indivíduo, tanto na questão acadêmica quanto social. Toda esfera desse tipo de gestão será abordada, seja ela técnica, pedagógica, administrativa, financeira, de recursos humanos ou de infraestrutura, baseado nas legislações vigentes e na experiência profissional dos autores deste texto, uma vez que são gestores educacionais.

Leia este artigo

Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória

Psicologia, Instituição Escola e Política Educacional

O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca das desigualdades sociais e como elas atravessam o contexto da Educação, promovendo o fenômeno do fracasso escolar, partindo da ideia de que a escola é uma expressão da sociedade; portanto, as desigualdades predominantes na sociedade, em virtude do capitalismo, são refletidas também nos espaços escolares, promovendo a exclusão de determinados alunos e assumindo a conceituação de fracasso escolar. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e alguns de seus desdobramentos na realidade educacional, resultando no fracasso escolar dos filhos das classes mais pobres.

Leia este artigo

Ensinando Biologia em tempos de pandemia: um laboratório caseiro com materiais simples e de baixo custo para a simulação da digestão de proteínas

Biologia e Biociências

O tema Fisiologia Animal – Sistema Digestório detém diversas estruturas, mecanismos e processos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos discentes. Para trabalhar tal tema, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade da existência de um laboratório físico. Os alunos irão utilizar materiais para simular o processo de digestão das proteínas, utilizando frutas tropicais, amaciante de carne e sachê de enzimas digestivas, correlacionando ao conteúdo aprendido nas aulas teóricas do sistema digestório humano. Assim, acreditamos que a abordagem para os alunos do Ensino Médio possa facilitar a sua aprendizagem, despertando o lado crítico e científico dos alunos.

Leia este artigo

Modernismo brasileiro e antirracismo: uma possibilidade para as aulas de literatura brasileira

Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

As lutas do movimento negro, principalmente a partir do final do século XX, trouxeram novas demandas em diversos campos, como dos estudos literários e da educação. Partindo dessa noção, o presente artigo tem por objetivo discutir a presença da obra barretiana na educação que se quer antirracista sobre o período do modernismo brasileiro. Para isso, a proposta é fazer uma reflexão prévia sobre a modernidade carioca, pensando o contexto histórico de acordo com as considerações realizadas por Velloso e Resende, com ênfase em algumas crônicas do autor. Por fim, o trabalho lançará mão de um diálogo entre a reflexão construída e o campo teórico da educação.

Leia este artigo

Educação nos tempos de coronavírus – ensino remoto, exclusão e as condições para uma aprendizagem significativa na era informacional

Psicologia, Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

O texto tem por objetivo explorar algumas reflexões sobre o modelo remoto de ensino adotado em função da pandemia do Coronavírus. Em um primeiro momento, situamos a experiência da educação remota na pluralidade de práticas associadas à EaD para melhor fundamentar a compreensão de suas particularidades. Na sequência, discutimos a exclusão de grande parte dos estudantes da Educação Básica do processo e as dificuldades de uma parcela considerável da comunidade docente em operar de forma adequada com as tecnologias digitais necessárias.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco